A produção açucareira é uma indústria agrícola vital na economia mundial, sendo impactada pelos maiores produtores de açúcar do mundo.
Nesse contexto, estamos falando da indústria responsável por uma matéria-prima chave para um leque gigante de produtos de consumo. Olha só, sabia que em 2022 o mundo produziu mais de 182 milhões de toneladas de açúcar?
Não deixe de conferir detalhes sobre os países que lideram na produção de açúcar. Entenda melhor como a distribuição global impacta no dia a dia de todo mundo!
Saiba quais os 5 maiores produtores de açúcar do mundo
Os maiores produtores de açúcar do mundo são Índia, Brasil, Tailândia, China e Estados Unidos. O ranking de produtores de açúcar é baseado na produção de “açúcar cru”.
Eu utilizei alguns relatórios oficiais de instituições reconhecidas, como a “Wise Voter”, para trazer informações e dados atualizados até você. Além disso, usei também os relatórios do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Pode parecer estranho usar dados estrangeiros, mas tais órgãos são especializados no monitoramento da indústria açucareira. No Brasil, há certa defasagem quanto à atualização recorrente dos dados. Conheça o mercado global de açúcar!
1. Índia
A Índia é o país que mais produz açúcar no mundo, com uma média anual de 37 milhões de toneladas. Isso não é à toa, pois a indústria indiana investe consideravelmente na expansão produtiva da matéria-prima há alguns anos.
Existem distintos fatores por trás do sucesso da Índia, como clima favorável e extensa área de terras cultiváveis. Porém, o que realmente faz a diferença são as técnicas avançadas de cultivo, que propiciam processos sólidos.
Um fato interessante, é que a Índia é tão autossuficiente, que ela atende a demanda interna com facilidade. Mas também tem peso significativo no fornecimento global da commodity, isso coloca o país como um dos principais players exportadores.
Dessa maneira, a produção está espalhada por todo o país, gerando emprego nas mais distintas esferas da economia indiana.
Qual o maior produtor de açúcar na Índia?
O maior produtor de açúcar na Índia é o estado de Maharashtra, um dos mais relevantes, economicamente falando. Para ter ideia, Maharashtra é responsável por cerca de 13,8 milhões de toneladas de açúcar.
Especialistas apontam que a principal razão disso está no abastecimento perene de água no estado. Por fim, as regiões que compõem a indústria açucareira têm forte relação com a plantação de cana-de-açúcar.
Em decorrência disso, as usinas de cana-de-açúcar indianas desempenham um papel crucial na economia do país.
2. Brasil
Admito que quando comecei a reunir informações sobre os maiores produtores de açúcar do mundo, achei que o Brasil liderasse. Apesar disso, a indústria brasileira de açúcar tem demonstrado certa estabilidade e grande margem para crescimento.
Isso porque o país tem produção constante, que flutua entre 32 e 34 milhões de toneladas de açúcar. Vale dizer que um dos maiores picos produtivos aconteceu na safra 2020/2021, superando 42 milhões de toneladas, veja em retrospectiva:
- Safra 2017/18: 38,87Mt
- Safra 2018/19: 28,5Mt
- Produção 2019/20: 30,3Mt
- Produção 2020/21: 42,05Mt
- Resultado 2021/22: 35,35Mt
- Resultado 2022/23: 36,3Mt
Como você pode ver, há uma pequena inconstância que coloca o Brasil na segunda posição. Por outro lado, você sabia que o Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo?
Então, quer dizer que em pouco tempo a indústria açucareira nacional deva pular à primeira posição sem grandes dificuldades. Aliás, o país também é referência na produção de produtos derivados de cana-de-açúcar.
Outra informação relevante: o Brasil é o maior exportador mundial de açúcar, sendo responsável pelo abastecimento de inúmeros países. Gostaria de destacar:
- Exportação para China: em 2021, a China respondeu por 15% do valor gerado em exportação de açúcar brasileiro.
- Exportação para Argélia: já a Argélia, país no Norte da África, teve uma representação de 8,4% da exportação.
- Comércio açucareiro com a Nigéria: por último, a Nigéria respondeu por 6,5% do valor de exportação de açúcar.
Qual o maior produtor de açúcar no Brasil?
Muita gente me pergunta qual o maior produtor de açúcar no Brasil, você também tem essa dúvida? Pois bem, o estado de São Paulo lidera a indústria açucareira, bem como a produção de cana-de-açúcar e etanol.
Somente em 2021, São Paulo representou 63,2% do açúcar nacional, equivalente a 26 milhões de toneladas. Na segunda e terceira posição, estão Minas Gerais e Goiás, respectivamente!
3. Tailândia
Na terceira posição dos maiores produtores de açúcar do mundo, está a Tailândia, país asiático referência no cultivo de cana-de-açúcar. Não é por menos que a Tailândia é quarta colocada na produção canavieira.
Em se tratando de açúcar cru, a indústria tailandesa conseguiu ótima recuperação nos últimos anos. Isso porque o país apresentava uma decadência nos níveis produtivos da commodity.
Prova disso é que a safra de 2020/2021 atingiu apenas 7,7 milhões de toneladas de açúcar. Olha só, na safra 2017/2018, o país produziu mais de 14 milhões de toneladas de açúcar.
Quer dizer que em praticamente 3 anos a produção caiu pela metade e levantou um alerta na comunidade internacional. Contudo, a recuperação no cultivo da cana alcançou novamente um equilíbrio entre preço de fertilizante e área cultivada.
Como resultado, a produção de cana-de-açúcar e açúcar se estabilizou, com quantidades totais entre 10 e 11 milhões de toneladas.
Qual o maior produtor de açúcar na Tailândia?
O principal cinturão canavieiro está localizado na região Nordeste da Tailândia, mais especificamente a região de Buri Ram. Afinal, a província tem uma relação antiga com a indústria açucareira e canavieira.
4. China
É até estranho encontrar a China na quarta posição de uma lista que lida com os maiores produtores, né? Muito porque a China é uma potência em ascensão e, geralmente, está no topo da lista, a exemplo da produção de arroz.
Contudo, o país asiático tem enfrentado grandes dificuldades em balancear o cultivo de cana-de-açúcar e, consequentemente, o açúcar. O maior reflexo disso é que a China é o maior importador de açúcar brasileiro, isso diz muito.
Nesse cenário, os desafios recentes foram as anormalidades no clima, os impactos da Covid e a competitividade nas safras. O país tem um nível produtivo que permeia de 9 a 11 milhões de toneladas ao ano.
Todavia, uma revisão realizada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, aponta uma produção tímida de 7,92 milhões de toneladas. As principais regiões na indústria açucareira são Guangxi, Guangdong e as Províncias de Yunnan.
5. Estados Unidos
Dentre os países que compõem os maiores produtores de açúcar do mundo, os Estados Unidos apresentam a melhor estabilidade. Apesar da quinta posição, a indústria nacional americana é autossuficiente e gera altos valores através da exportação.
Nas últimas 7 safras de cana-de-açúcar e processamento de açúcar, os EUA tiveram uma média de 8,3 milhões de toneladas. Com exceção à safra de 2019/2020, quando a produtividade caiu cerca de 1 milhão.
O mais curioso dos EUA é que a cadeia produtiva da cana expandiu significativamente desde 1960. Esse foi o reflexo da interrupção na importação de açúcar de Cuba pelos americanos.
A Flórida é o maior produtor de cana-de-açúcar dos Estados Unidos e, por conseguinte, o maior processador de açúcar. Na sequência, vêm Louisiana, Texas e Havaí.
Considerações finais sobre os maiores produtores de açúcar do mundo
É fantástico saber como o açúcar é feito, mas compreender o percurso global desse ingrediente indispensável é ainda mais importante. O que você achou de tudo que conversamos hoje? Acha que agora entende melhor a relevância da matéria-prima?
Sugiro você ficar de olho na evolução da indústria brasileira, pois essa sim tem potencial para ser referência. No mais, utilize as informações a seu favor, seja para acabar com a curiosidade, ou quem sabe, empreender, não é mesmo?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe o conteúdo com outras pessoas e até a próxima!
Deixe um comentário