Um dos maiores desafios no lançamento de um negócio é definir o modelo de comercialização dos produtos, como por exemplo uma loja, que pode ser física ou virtual. Isso acontece pois ambas as modalidades apresentam vantagens e desvantagens em sua aplicação que podem impactar diretamente no sucesso do seu empreendimento.
Veja mais: Vendedor ambulante é crime? Pode vender em qualquer lugar?
Como saber qual o melhor modelo de negócio?
Quando pensamos em abrir uma empresa, a maior preocupação do líder do empreendimento é: como Montar Um Negócio que seja capaz de se adequar às necessidades do meu público alvo?
De igual forma, no processo de decisão do modelo de negócios também devemos utilizar esse mesmo questionamento como ponto de partida. Isso acontece, pois, na realidade, não existe um modelo de negócios específico para todos os tipos de empresa.
Logo, é necessário avaliarmos quais são as principais vantagens e desafios de uma loja física ou virtual e compararmos as suas características às necessidades do nosso empreendimento.
Assim, seremos capazes de Montar Um Negócio de maneira a satisfazer as expectativas dos nossos consumidores, potencializando assim os indicadores de venda e inovação da empresa. Conheça um pouco mais sobre as principais diferenças de uma loja física e virtual:
Loja Física
Como o próprio nome sugere, a loja física é um modelo de negócios onde o cliente entra em contato direto com o produto, os vendedores e o estabelecimento comercial. Ela é o modelo de negócios mais antigo do mundo que persiste até hoje para diversos segmentos do mercado.
Vantagens da Loja Física:
- O consumidor pode ter uma experiência direta com o produto ou serviço a ser adquirido, aumento assim as chances de obter uma maior satisfação do cliente após a compra;
- Facilidade de entrega do produto ou serviço;
- Possibilidade de realiza um atendimento especializado sem a intermediação de uma máquina;
- Atendimento de consumidores que ainda não estão habituados com o sistema virtual de compras;
Desvantagens da Loja Física:
- Manutenção da estrutura do comércio;
- Maior quantidade de funcionários;
- Necessidade de Licenças e Vistorias (a depender do tipo de negócio);
- Pagamento de impostos como IPTU e aluguéis comerciais;
- Manutenção física do estoque de produtos.
Loja Virtual
As lojas virtuais são estabelecimentos comerciais que funcionam através dos sistemas digitais. De maneira geral, esses comércios online atuam de forma a entregar produtos e serviços sem que o cliente necessite se deslocar para a efetivação da compra, fornecendo conforto e privacidade aos seus clientes.
Após o período de pandemia, os estabelecimentos virtuais ganharam cada vez mais espaço no mercado consumidor devido à comodidade e menores preços na oferta de produtos. Entretanto, ainda existem consumidores que não aderiram ao sistema online de vendas.
Vantagens da Loja Virtual
- O cliente não precisa se deslocar para adquirir um produto;
- É possível fornecer uma maior descrição dos produtos e serviços fornecidos;
- Não é necessário realizar o pagamento e a manutenção de espaços físicos;
- O sistema de vendas online fornece maior privacidade ao cliente, gerando assim um melhor fluxo de vendas para negócios como SexShops, por exemplo;
- Permite um maior alcance geográfico do público alvo;
Desvantagens da Loja Virtual
- Necessidade de contratação ou fornecimento de serviços de entrega;
- Necessidade de atender ou orientar o cliente através de um sistema digital, prejudicando assim no atendimento humanizado ao consumidor;
- Necessidade de estabelecimento de prazos de entrega;
- Manutenção dos sistemas digitais;
- Impossibilidade de experimentação;
- Dificuldade nos sistemas de troca de produtos;
Como pudemos observar, existem diversos pontos a serem levados em consideração ao decidirmos qual tipo de modelo de negócio é o ideal para a venda de nossos produtos e serviços. Esperamos que esse conteúdo tenha contribuído para a sua tomada de decisão na construção de um negócio de sucesso.
Não esqueça de compartilhar essa dica com os seus amigos!
Até Logo!
Deixe um comentário