Quer aprender como montar uma loja de artigos esportivos aí na sua cidade? Então fica aqui comigo porque eu preparei um manual completo, com todo o passo a passo do que você precisa para tirar o seu projeto do papel.
Antes da gente sair por aí investindo grana em algo que a gente sonha, é fundamental pesquisar e estudar muito sobre ele. Entender o seu mercado e qual é a estrutura que se precisa para trabalhar ajuda muito.
Só que é claro que também não adianta ter todo o conhecimento do mundo se você não colocá-lo em prática! Aqui eu espero te mostrar que o importante é alinha uma coisa com a outra.
Você precisa ter a disposição não só de aprender como montar uma loja de artigos esportivos, mas de trabalhar duro para montar o seu negócio, seguindo todos os passos que são importantes para essa construção.
Eu tenho certeza que se você tem esse desejo forte e a vontade de dar o melhor de si pelos seus objetivos, você vai chegar muito longe! Então vem comigo e me deixa te ajudar.
Mercado de artigos esportivos no Brasil
Você sabia que só os artigos esportivos comercializados no varejo conseguem movimentar mais de R$4 bilhões por ano?! Isso sem falar nos que são vendidos no atacado – que também é muito comum.
O que acontece para esse mercado ter tanto potencial de fluxo de dinheiro é a famosa geração saúde. Nunca antes as pessoas se preocuparam tanto com o bem estar físico e mental. Nunca antes tantas pessoas estavam ligadas à esse universo.
Isso, para você que quer abrir uma loja de artigos esportivos, é maravilhoso! Mostra que o segmento tem força e que se você trabalhar da forma correta pode sim entrar agora e já conquistar o seu espaço.
É aquele negócio, sabe? O mercado ser bom é maravilhoso, mas isso sozinho não vai resolver sua vida. Você precisa compreender que existem concorrentes, por exemplo, nomes fortes.
Se é para entrar no mercado que seja para fazer a diferença, independente do tamanho que você vai começar… A questão é dar o seu melhor e pensar além do comum! Está pronto para isso?
Se estiver é só continuar comigo e aprender tudo sobre como montar uma loja de artigos esportivos!
Leia também: Produtos para vender na internet
Planejamento é fundamental!
Sabe como montar uma empresa de sucesso?! Um dos itens mais importantes para conseguir isso é fazendo um bom planejamento do seu projeto, analisando o mercado, estudando seus concorrentes e traçando uma boa estratégia de ação.
Quando a gente quer montar algo que tenha estrutura, fazer isso é fundamental! É como se a gente conseguisse ver o negócio mesmo antes de ele existir e isso permite que erros sejam evitados e que melhores estratégias sejam montadas.
É quase que como um manual de instrução para a sua loja de artigos esportivos. Você entenderá todos os passos que precisa dar, cada etapa que precisa cumprir, para alcançar o seu objetivo e ter uma bela empresa.
Mesmo que você não queira agora investir em um planejamento mais técnico, pelo menos coloque as ideias no papel, veja quais são as suas possibilidades atuais e tente, a partir disso, traçar o melhor caminho para o que você quer da sua vida.
Por mais chato que possa parecer, lembre-se que dessa vez o negócio é seu! Não quer dar o que tem de melhor por ele? Essa é a primeira lição de como montar uma loja de artigos esportivos que você precisa aprender.
Defina o seu nicho: Vai segmentar ou vai vender de tudo?
Essa decisão faz parte do seu planejamento, mas como eu acho muito importante eu resolvi tratar disso de forma separada. É uma questão que você irá se confrontar uma hora ou outra.
Eu não sei qual é o seu objetivo com um negócio como esse e nem sei quais são as suas possibilidades nesse momento, mas uma coisa a gente precisa pensar: Você quer montar uma loja com vários artigos ou trabalhar com um esporte ou um conjunto de esportes específicos?
É claro que a partir do momento que você quer abranger mais coisas é preciso ter uma estrutura maior e um leque de produtos diversificados. As possibilidades de venda também são maiores e esse é um dos motivos que influenciam as pessoas a optarem por isso.
Só que não dá para negar o potencial das lojas segmentadas também. Se você investe em um esporte ou um conjunto de esportes que é bem forte na sua região e trabalhar bem a sua divulgação e os materiais, você pode ter muito sucesso.
Por exemplo: Digamos que você mora em uma cidade onde skate e patins são fortes! Investir em uma loja com tudo voltado para esses esportes de rua pode sim ser bem lucrativo.
É uma decisão muito importante que não pode ser tomada pela emoção, ok? Analise a sua situação, seu sonho e o mercado da sua cidade.
Como montar uma loja de artigos esportivos: Vamos falar da parte estrutural
O planejamento e a estratégia do seu negócio são dois pontos cruciais para você ter um bom resultado. Só que a gente também precisa partir para a ação, colocar a mão na massa e fazer o projeto ganhar forma.
A parte estrutura de como montar uma loja de artigos esportivos pode ser a mais prazerosa. Ver o seu negócio crescendo é realmente incrível! Só que isso não significa que essa é uma fase fácil ou que não precisa de cuidado, muito pelo contrário!
Eu trouxe para você algumas dicas e informações que poderão te ajudar nesse momento, mas sempre se lembre de que tudo aqui precisa ser adaptado para a sua realidade e seus objetivos, ok?
Por mais que eu quisesse seria impossível tratar de cada pessoa individualmente. Então eu pesquisei e trouxe um conceito mais geral para que você tivesse uma base a partir dela conseguisse tomar suas decisões por aí.
Vamos conhecer quais são esses pontos que vão te ajudar a ganhar dinheiro com uma loja de artigos esportivos:
#1 – Localização
Se o seu público alvo for formado de surfistas, por exemplo, você precisa estar perto da praia que é o lugar onde eles vão estar. Se forem skatistas, fique próximo de regiões com rampas e áreas que eles frequentam.
Na hora de escolher a localização de uma loja de artigos esportivos você primeiro precisa pensar onde é que o seu público alvo está. Depois disso, precisará reconhecer as áreas com maior fluxo de pessoa.
Também é importante que seja uma região de fácil acesso, que fique bem visível para quem quer que passe por perto e que seja segura também.
O local não pode ser decidido só pela sua vontade, você precisa pensar no seu negócio como um todo e ficar o mais próximo possível das pessoas que vão comprar os produtos na sua mão.
#2 – Estrutura
Uma coisa que a maioria das pessoas que vem procurar informações sobre como montar uma loja de artigo esportivos querem saber é sobre a estrutura. No geral eu acho que é algo bem simples, nada complexo, só precisa de uma atenção para ser organizada e atrativa.
A estrutura da sua loja em si vai ser dividida nos seguintes espaços:
- Área de exposição dos produtos;
- Caixa/balcão;
- Depósito;
- Sanitário;
- Copa.
Só que você precisa se preocupar com algumas coisas importantes que acabam agregando o valor do negócio para os clientes. Por exemplo, seus produtos precisam estar bem organizados, limpos e com preços visíveis.
Além disso, quem entrar na sua loja precisa se sentir inserido no mundo dos esportes. Então investir na contratação de um profissional especialista na decoração de interiores é um bom negócio.
Outra coisa que pode ser interessante é deixar uma parte da sua estrutura para que os clientes possam experimentar os equipamentos. Isso pode chamar a atenção.
#3 – Equipamentos
De equipamento também não tem nenhum segredo ou algo que seja complexo demais. Você vai precisar de produtos que vão auxiliar no seu dia a dia na loja.
Coisas como computador e impressora, prateleiras, acessórios que sustentem alguns produtos… Não há nada demais não.
#4 – Monte uma boa equipe
Sinceramente eu penso que ter uma boa equipe de profissionais no seu negócio é o item chave para você ter sucesso. Porque, veja bem, do que adianta ter uma boa estrutura, os melhores equipamentos, se a equipe não vai atender bem o seu cliente?
Por isso que a sua preocupação principal deve ser treinar todos os seus funcionários para darem a quem entrar na loja uma atenção e um atendimento excelente, sem falhas.
Muitos clientes acabam resolvendo comprar em uma loja ao invés de outra justamente pela forma que são tratados, então tome muito cuidado com isso e faça com que todos na loja falem a mesma língua.
Essa talvez seja a dica dessa lista de como montar uma loja de artigos esportivos que mais vá te dá um retorno imediato.
Também é importante que os funcionários tenham alguma ligação com os esportes, que tenham a cara do que estão vendendo e conheçam bem dos produtos.
Vá atrás de fornecedores de confiança
Não tem como abrir uma loja de artigos esportivos lucrativa sem trabalhar com bons produtos e equipamentos, não é mesmo? É por isso que você precisa ter um cuidado ainda mais especial nesse quesito.
Essa é uma das coisas que você tem que fazer com bastante antecedência, talvez até logo depois do planejamento do seu negócio. Achar bons fornecedores de artigos esportivos pode não ser uma tarefa fácil e provavelmente levará um tempo.
Acredito que a sua primeira alternativa será entrar em contato direto com as próprias marcas conhecidas e entender como funciona o sistema de parceria para revenda.
Além disso, vale a pena procurar por distribuidores de produtos desse universo com um preço de atacado para você revender.
Só se preocupe em trabalhar com produtos originais e de qualidade e em fazer parceria com empresas que tenham credibilidade e profissionalismo.
Coloque o seu negócio online!
Mesmo que você tenha vindo aqui para saber como montar uma loja de artigos esportivos física, eu preciso te dizer que expandir isso para o mundo virtual pode ser uma grande vantagem para o seu negócio.
Muita gente hoje compra produtos esportivos por meio da internet e já que você terá bons produtos e uma estrutura bacana, por que não aproveitar isso?
Nesse caso o seu investimento será na contratação de uma agência ou de um profissional que trabalhe com a criação de e-commerces e que possa auxiliar em todo o resto. Você vai precisar de uma equipe só para isso, mas vá por mim: se meter as caras nisso você não vai se arrepender.
Invista na divulgação!
Na maioria dos casos de sucesso que vemos por aí a divulgação é uma grande ajudadora. Não adianta ter o melhor negócio do mundo se ninguém souber disso, é aí que entra o investimento em propagar as suas ideias.
Além das formas comuns de divulgação, como distribuição de folders, propaganda em rádio ou TV, você deve focar em investir na divulgação por meio da internet, principalmente por meio das redes sociais.
Esse é um investimento que precisa ser pensado e estabelecido com bastante antecedência porque o seu crescimento e faturamento dependem muito dele.
Investimento financeiro
O investimento para montar uma loja de artigos esportivos vai variar de acordo com o segmento que você quer abranger, com o tamanho do seu negócio, com a estrutura que quer montar e até com o que você quer para ele.
Para o Sebrae, o investimento médio é de aproximadamente R$95.000, mas você só terá certeza a respeito de quanto vai precisar investir no seu projeto quanto fizer um bom planejamento sobre ele.
Dá para ganhar dinheiro?
Você acha mesmo que foi por nada que eu vim te apresentar como montar uma loja de artigos esportivos? Nada disso!
A boa notícia que eu tenho para te dar é que existem empresas, como a Netshoes, que estão faturando muito dinheiro todos os anos com esse tipo de mercado!
Não importa se você vai começar pequeno agora, com um bom planejamento e muito trabalho você pode ir longe! Dá para começar faturando entre R$8.000 a R$20.000, ou até mais de R$100.000.
Tudo depende do tipo de projeto e do quanto você está disposto a dar de si para faturar mais!
Leia também: Onde comprar camisas de times de futebol para vender
Comece a trabalhar!
Espero que esse texto tenha te ajudado não só a compreender o passo a passo de como montar uma loja de artigos esportivos, mas também te incentivado a correr atrás dos seus sonhos ainda hoje!
A gente pode tudo que a gente quiser, basta que a gente pague o preço por isso. Não desperdice mais tempo algum.
olá, gostaria de ter uma conversa com você pra mim pode aperfeiçoar mais o meu comércio
Sabe de algum fornecedor de artigos esportivos?