Lanchonete em casa: Dicas para montar e ganhar dinheiro

Publicado por Jéssica Trabuco em 17 de dezembro de 2018

Se você está pensando em abrir uma lanchonete em casa, mas precisa de umas dicas para colocar o negócio para frente, chegou no lugar certo! Eu vou te dar algumas dicas simples que vão te ajudar a começar a ganhar dinheiro trabalhando em casa mesmo.

Aqui no blog eu já fiz um guia completo explicando o passo a passo de como montar uma lanchonete, mas hoje a ideia é te mostrar que é possível sim começar pequeno aproveitando o espaço que você tem na sua casa.

Você vai perceber que nem precisa de muito dinheiro para começar a ter resultados positivos. Se você tiver disposição para trabalhar duro e persistir, eu tenho certeza que você pode se dar muito bem com esse projeto.

O importante mesmo é ir para ação! Nenhuma dessas dicas vão valer qualquer coisa se você não fizer isso. Mesmo que bata aquela insegurança (o que é super normal) você precisa acreditar em você, no seu sonho e trabalhar.

Vem comigo! A partir de agora você vai perceber o quanto abrir sua lanchonete em casa pode ser aquela chance de mudança de vida que você sempre quis e pediu aos céus.

Faça um planejamento!


Mesmo que a ideia seja montar uma lanchonete em casa, ainda é importante que você faça um planejamento do que o negócio vai ser. Claro que não precisa fazer, por exemplo, um plano de negócios formal, mas é preciso rabiscar algumas coisas no caderno mesmo.

Por exemplo: Você já pensou em que tipo de lanche você quer vender? O que você sabe fazer? Quais ingredientes vai precisar comprar? Quais equipamentos são necessários para começar a produção deles?

Outra coisa importante é avaliar quanto de dinheiro você pode investir e montar uma estratégia para conseguir fazer com ele o melhor que você puder.

Quando a gente começa a construir as coisas só pela intuição, fica muito fácil errar! É muito fácil sair comprando pela emoção achando que está fazendo o certo e só depois perceber o prejuízo.

Por isso que eu estou te lembrando sobre isso! Sente sozinho, ou com quem você via montar o negócio, e avalie todas essas questões com atenção. Isso vai permitir que você monte um empreendimento que tenha chance de expansão, mesmo que comece pequeno.

Decida os produtos que vai vender


como montar uma lanchonete em casa

Essa é uma questão que você vai resolver já no seu planejamento, mas como é importante demais eu resolvi dar uma atenção especial.

A primeira coisa é: Você sabe fazer alguma coisa? Mesmo que não saiba, fique tranquilo porque normalmente lanches assim são fáceis de fazer. Você só precisa tirar um tempo para praticar antes de começar a vender.

O mais importante mesmo é que você faça uma lista do que está disposto a vender na sua lanchonete. Para isso você precisa analisar o gosto das pessoas que moram perto de você. O que é mais comum venderem em lanchonetes por aí?

Escolha um ou dois produtos para serem seu carro chefe e dê um toque especial. Por exemplo: Um hambúrguer especial com ingredientes diferentes, sabe? Algo que chame atenção e que leve os clientes a conhecerem os outros produtos também.

Algumas opções de comida para vender em uma lanchonete em casa são:

  • Hambúrguer;
  • Misto quente;
  • Bauru;
  • Cachorro quente;
  • Batata frita;
  • Crepe;
  • Tapioca;
  • Salgados fritos e assados.

Vá atrás dos equipamentos básicos


Essa é outra coisa importante! Só que você não precisa ficar muito preocupado, faça o melhor com o que você já tem e compre somente o que é indispensável. Por exemplo: Eu acredito que o mais importante é comprar uma chapa porque tem vários lanches que precisam dela.

De resto você pode utilizar o seu fogão mesmo e outros equipamentos que já estejam na sua cozinha. Claro que tudo depende do quanto você tem para investir, se puder comprar outras coisas, massa! Só que se você não puder agora, não deixe que isso o impeça de começar.

Na parte de produção são equipamentos que você já conhece bem: fogão, forno, chapa, sanduicheira (algumas chapas já vêm com isso), geladeira, freezer, utensílios de cozinha, liquidificador…

Também é importante que você tenha um balcão para receber os pedidos e os pagamentos. Se não puder comprar um computador para registrar essas coisas, se organize no papel mesmo, mas tenha uma calculadora e tenha muito cuidado para não deixar nada passar.

Monte uma área confortável para os seus clientes com pouco dinheiro


lanchonete em casa

Não importa se o espaço que você tem para receber os seus clientes é pequeno e simples, com pouco dinheiro você consegue montar uma área confortável. Até porque, fazer com que as pessoas permaneçam no lugar acaba incentivando que comprem mais.

Basicamente você vai precisar de mesas e cadeiras, ou banquinhos e mesas pequenas. Pode ser daquelas de plástico mesmo, mas que estejam em perfeitas condições e limpas – isso é importante também.

Outra coisa que eu acho bacana para a sua lanchonete em casa, é colocar um som para criar um clima mais aconchegante. Também é possível colocar uma televisão ou com vídeos de shows ou outra coisa que chame atenção.

Mais do que dinheiro você precisa de capricho e cuidado nessa parte! Se você for caprichoso consegue criar um ambiente bacana sem investir quase nada.

Invista na divulgação!


Esse é um dos grandes segredos do sucesso de uma lanchonete em casa. Você precisa dar uma atenção especial na parte de divulgação do negócio! Até porque você não vai se instalar em uma área com muita gente, na sua rua pode passar gente ou não e você precisa estar pronto para isso.

Primeiro coloque um banner, cartaz ou placa na porta avisando que é uma lanchonete e os produtos que são vendidos. Outra coisa, que é super simples, é falar com todo mundo que você conhece do seu negócio – família, amigos, vizinhos… todo mundo!

No dia que você começar a trabalhar vale à pena fazer uma inauguração. Convide pessoas próximas para te darem uma força e essa movimentação no lugar já vai servir muito de divulgação dele.

Não deixe de utilizar a internet ao seu favor também! As redes sociais são ferramentas poderosas que irão ajudar a aumentar o alcance do seu negócio.

Faça promoção na sua lanchonete em casa!


Sabe outra forma de bombar o seu negócio? Promoção! É isso mesmo! Tem gente que acha que promoção é só gastar dinheiro, mas esquecem do poderoso retorno que essa estratégia pode trazer!

Promoções casadinhas (compre um salgado e ganhe o suco), promoções com um dia de oferta especial na semana, cartão fidelidade… Pense em qual forma vai chamar mais a atenção das pessoas da sua região e que te dará mais retorno.

Dê o primeiro passo!


O mais importante de tudo isso que te mostrei para você montar uma lanchonete em casa é que você dê o primeiro passo. Nenhuma dica vai funcionar se você não estiver realmente decidido a agir e correr atrás.

Então eu desejo que você comece o quanto antes e que dê o seu melhor pelo seu sonho.

Aproveite e veja também o artigo com ideias de frases para atrair clientes para lanchonete. Porque elas podem lhe ajudar muito nesse começo.

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

6 comentários

  • sofii.00.98.6

    obrigada ja entou com 2.0000 reais aaaaa obrigada vei to ricaaaa

  • esse post me ajudou muito! obrigada!

  • Maravilhosas dicas!! amei!! me impulsionou ainda mais a colocar meu projeto em pratica, gostaria de trocar e mail com vc, é possivel?

  • Nereida Alves

    Obrigada!!! Excelentes dicas adorei!!! Já sou comerciante, mais sempre temos que está aprendendo mais. a humildade vem em primeiro lugar, nós nuca sabemos de tudo.

  • Estou desempregada a dez anos, sou mãe solteira, e minha filha está com problemas sério de saúde, preciso rapidamente trabalhar, quero abrir uma barraquinha para vender lanches e outras coisas no muro da minha casa,só comprar e levar, como devo proceder? o que fazer primeiro? vou ter que pagar imposto?

    • Terezinha da Silva matos

      Obrigada pelas dicas muito bem explicadas já trabalho com lanches vendia na rua mais devido a pandemia estou parada
      Estou pensando em arrumar um cantinho em minha casa pra vender meus lanchesem mesma que fabrico faço bolos tortas doces e salgadas salgados fritos é assados sanduíches tapiocas cuscuz etc…

Deixe o seu comentário