Já ficou com dúvida sobre como montar uma indústria de beneficiamento de castanha de caju? Hoje vamos abordar esse assunto e com isso você poderá entender melhor sobre esse tipo de fábrica.
Muita gente tem curiosidade em saber como funcionam essas empresas e muitas vezes não planejam abrir uma simplesmente por acharem que o investimento é alto demais.
Meu objetivo hoje é deixar tudo às claras para que vocês conheçam melhor sobre esse trabalho e saibam a realidade sobre o investimento e os tipos de equipamentos necessários para abrir uma empresa como esta.
Se você está curioso, fique por aqui! Antes de começar a falar um pouco sobre o mercado, queria te dizer que neste ambiente você pode conquistar muito, depende da sua força de vontade.
Estude, se dedique e planeje bem. Com o tempo você verá seu empreendimento crescendo e você poderá enfrentar seus concorrentes, além de conquistar seu lugar no mercado.
No início é assim mesmo, as vezes parece que a conquista está distante. Mas sem medo, ok? Você terá sua empresa e verá cada meta sendo alcançada baseada em seu esforço, você acredita nisso?
Conheça o material de venda
O caju – que dá origem ao tema em si -, é um fruto rico em vitamina C e ferro, através dele é possível produzir mel, sucos, doces, rapaduras e até a cajuína. Além disso, a fácil fermentação do suco pode transformá-lo em aguardente.
O fruto presente nele, a castanha de caju, é uma semente que é consumida assada, você pode retirar a casca para comê-lo salgado ou assá-lo com açúcar.
Para retirar essa amêndoa é necessário ter tempo e paciência, pois há um método específico para isso.
A castanha de caju predomina bastante em regiões que possuem os climas quente e úmido. O alimento pode estar presente em cerca de 31 países.
Segundo o Sebrae, os cinco mais produzem esta semente são: Vietnã, Nigéria, Índia, Brasil e Indonésia. Todos em ordem de maior produção. Os cinco somam 80% da produção ao redor do mundo.
Já a Índia e o Brasil assumem os 90% que processam e exportam o alimento industrializado. O estudo afirma que os países que exportam também são fortes consumidores do alimento.
O produto também não é usado apenas para o consumo puro. Pode-se utilizado na produção de chocolates, sorvetes, receitas de pães e de pratos de restaurantes também.
Leia também: Como montar uma cozinha industrial
Como montar uma indústria de beneficiamento de castanha de caju?
Agora você vai conhecer seis pontos que são cruciais para a abertura da sua indústria de beneficiamento de castanha de caju. Preste atenção em cada um deles e, mais importante, esteja disposto a colocar em prática o quanto antes.
Nenhuma dessas informações são capazes de fazer mudanças na sua vida se você não estiver disposto a se dedicar e correr atrás por isso. Lembra dessa questão, está bem?
Agora veja o que você precisa fazer para ter sua própria indústria de beneficiamento de castanha de caju:
1. Planeje sua empresa
Antes de tomar decisões a respeito da estrutura da sua empresa, é necessário planejar. Eu, é claro, não te deixaria só neste momento e quero te ajudar a resolver esse quesito.
2. Defina seu público alvo
É necessário que você entenda quais são os tipos de pessoa que você quer atingir. Como seu produto é o beneficiamento de castanha de caju, nada mais justo do que definir o tipo de porte de empresa que você quer conquistar.
O tamanho do seu público alvo definirá onde você vai se situar, o tipo de layout utilizado nas embalagens e quanto custará cada encomenda.
3. Estude seus concorrentes
Você precisa saber com quem estará lidando no mercado e nada mais justo do que conhecer quais são os profissionais que estão produzindo e vendendo o mesmo material que o seu.
Ao conhecer a concorrência, você poderá saber como eles trabalham e como você pode fazer para superá-los. Veja quais são as indústrias por perto que têm o mesmo perfil que o seu e invista em buscar fazer coisas diferentes, promovendo os seus serviços.
4. Conheça seus clientes
Agora é o momento de tentar contato com possíveis clientes. Vá em busca, faça networking e permita que o seu lead cresça. Fale bem dos seus produtos e ofereça degustações.
5. Onde abrir sua empresa?
A escolha da localização é um dos pontos que são cruciais para a definição de status da sua empresa. Amplie seus horizontes e busque não ir em apenas uma localidade, conheça o bastante para poder saber quais são os valores de cada um e qual oferece mais benefícios para sua indústria.
Busque um local de fácil acesso e que permita estacionar. Como estamos falando de indústria, é provável que você encontre um pouco depois da cidade, então verifique se há sinais de telefone e internet, para que seu escritório funcione normalmente.
6. Estrutura
Agora vamos para o ponto estrutural de como montar uma indústria de beneficiamento de castanha de caju!
Para realizar a mão de obra no local, é necessário ter equipamentos próprios para a realização dos serviços. No local você precisará de:
- Sete máquinas de corte manual;
- Um classificador manual com rotores;
- Uma recravadeira com sistema de injeção a gás;
- Um vaso cozedor para castanha;
- Três suportes para bandejas em madeira;
- Três estufas a GLP com bandejas;
- Uma centrífuga para extração de óleo;
- Um umidificador de amêndoa;
- Uma fritadeira a gás com cestos de aço inox;
- Um despeliculador manual com tela e escola;
- Cinco mesas para seleção e classificação.
Já a quantidade de profissionais da equipe dependerá das demandas da indústria, seria necessário mais de 15 somente para a parte de produção. Caso a sua empresa também faça a negociação com os clientes, é importante ter um escritório para poder realizar os serviços.
Para essa função é importante que a pessoa tenha total conhecimento sobre o funcionamento da indústria como também o processo de encomenda, preços e acordos.
Leia também: Quanto custa abrir uma padaria
Monte seu negócio o quanto antes!
E aí, gostou do texto de hoje? Eu espero que sim! Pode ter certeza que busquei apresentar boas informações sobre a produção da castanha de caju para que você entenda também o mercado que estará se inserindo.
Caso sua decisão permaneça em trabalhar com a indústria de beneficiamento de castanha de caju, vá em frente! Este é um bom mercado a trabalhar e você verá que cada um de seus esforços determinarão o seu sucesso rumo a conquistas maiores.
Espero que tenha gostado dos assuntos que tenho apresentado por aqui. Caso tenha alguma sugestão é só comentar aqui no box de comentários, ok?
Boa sorte!
boa tarde, estive em NATAL- RN a poucos dias atrás, gostei muito das variedades locais de castanha de caju, adocicadas, caramelizadas com leite condensado e até mesmo doces com pouco de pimenta,percebi que a loja revendedora tinha muitos sacos 20 a 30Kgs de todos os sabores, queria saber a industria local que vende este produto em atacado para revenda e outros estados do pais.
Obrigado.