16 bicos para quem está desempregado

Publicado por Jéssica Trabuco em 25 de maio de 2021

Hoje eu vou te apresentar 16 ideias de bicos para quem está desempregado. Essa é a sua chance de ganhar dinheiro enquanto não encontra algo concreto na sua área.

Lembrando que a maioria das opções que eu trouxe pode te render tão bem a ponto de ser o seu negócio principal. Então avalie direitinho o que parece ter mais a ver com você e comece a agir.

1. Seja motorista de aplicativo


bicos para quem está desempregado

Uma boa oportunidade de renda para quem está desempregado e tem um carro é trabalhar como motorista de aplicativo. Você vai fazer seu horário, definir quantos dias vai trabalhar e ganhar para isso. 

É possível trabalhar com mais de um aplicativo de vez, mas eu acho importante que conheça mais detalhes sobre o trabalho de cada um e veja qual é que te dá as melhores condições de acordo com o que precisa.

Tem a Uber, o 99Pop, Cabify e muitos outros.

2. Venda produtos que não usa na internet


Essa é uma opção de fazer dinheiro de forma mais imediata. Todo mundo tem coisas em casa que não usa há séculos e essa pode ser a sua chance.

Separe tudo que tiver em bom estado, fotografe e anuncie na internet. Você pode oferecer para seus contatos no WhatsApp, colocar no seu Instagram, anunciar em grupos de venda do Facebook, criar uma lojinha no Enjoei ou até fazer um anúncio na OLX.

3. Ofereça serviço de passeio para cachorros


O Brasil é um dos países que mais têm animais domésticos do mundo! Entre eles, o cachorro ainda continua sendo um dos favoritos. A questão é que nem todo mundo tem tempo no dia para levá-los para passear e é aí que entra a sua chance.

Aposto que se reparar na sua própria rua vai perceber que tem muitos cachorros, não é? Que tal oferecer serviços de passeios para os seus vizinhos?

Você também pode oferecer na internet, através do Instagram ou até anúncios na OLX e em grupos de Facebook.

4. Lave carros e motos


Veículo é o que não falta hoje em dia e você pode aproveitar isso como um bico, trabalho temporário. Comece oferecendo seus serviços na região que mora mesmo e aos poucos vai conquistar clientes fiéis.

Se o seu serviço for feito com capricho e o preço for justo, tenha certeza que as pessoas vão preferir lavar seus veículos com quem conhece.

5. Trabalhe como entregador de aplicativo


Outra boa opção para quem tem moto ou bicicleta é trabalhar como entregador de aplicativos como o iFood e a Rappi.

Para conseguir bons resultados é importante que você opte por trabalhar em áreas onde tem maior incidência de pedidos. Isso te dá mais chances de fazer mais entregas e em curtos espaços. Quanto mais entregas, mais dinheiro ganha.

Lembre-se de ser sempre cuidadoso com o produto que será entregue e de ser educado com o cliente. Eles vão te avaliar e uma boa pontuação te dá acesso a melhores oportunidades.

6. Faça alguma coisa de comida para vender


Para mim essa é uma das ideias criativas para quem está desempregado que mais dão resultado. Você vai confeccionar o produto na sua casa mesmo e escolher a forma como vai vender, que pode ser na vizinhança, na rua, para estabelecimentos ou revendedores.

O primeiro passo é definir o produto. Depois encontre um bom lugar para comprar ingredientes de qualidade. Feito isso, é hora de divulgar e apresentar às pessoas.

Alguns começam fazendo comida para vender por necessidade e acabam construindo negócios super lucrativos para a vida toda.

7. Procure um serviço de freelancer


Existem muitos sites que unem pessoas que precisam de trabalho a pessoas que precisam de colaboradores. Um deles é o 99Freelas, que eu já usei e que me ajudou a começar com o trabalho de criação de conteúdo para a internet.

Se você é bom em escrever, se sabe falar bem outra língua, se é designer gráfico, arquiteto, editor de vídeo ou qualquer outra coisa, pode encontrar projetos para você.

Faça o cadastro em um desses sites, avalie os projetos disponíveis, faça uma proposta tentadora e quando menos esperar estará trabalhando.

8. Dê aulas em algo que tenha conhecimento


o que fazer para ganhar dinheiro desempregado

Às vezes, a ideia de o que fazer para ganhar dinheiro desempregado está na gente mesmo. Você tem um conhecimento específico em alguma coisa? Pode ser em uma língua, em uma matéria de colégio ou faculdade, pode ser em um instrumento… Se tiver, você pode se aproveitar disso para ministrar aulas, físicas e online.

9. Ofereça serviço de pequenos reparos


Uma casa e uma empresa sempre precisam de um reparo aqui e outro lá. Pode ser um cano que entupiu, uma parede que se quer pintar, uma limpeza de calhas, uma instalação de chuveiro elétrico, uma montagem de móveis.

Por mais simples que possam parecer, essas coisas precisam ser feitas por alguém que tenha experiência e conhecimento. Se você tiver proximidade com esse tipo de trabalho pode começar a divulgar seus serviços por aí e ganhar um bom dinheiro.

Comece avisando para as pessoas que conhece, depois anuncie na OLX e até nos grupos de Facebook.

10. Faça pequenos fretes caso tenha carro


Esse é um bico para quem está desempregado, mas tem carro. Sempre existe a necessidade de levar coisas de um lado para o outro e você pode oferecer esse serviço na sua região e para pessoas que conheça.

Também é possível tentar parceria com algumas empresas, cobrando um valor mais baixo para atender suas demandas (e aí ganhar com a quantidade de serviço e a consistência).

11. Trabalhe com o serviço de entregas para empresas


Você sabia que dá para ser entregador Total Express ou Loggi em sua região? As empresas do tipo usam prestadores de serviço com carro e/ou moto para fazerem suas entregas. Tudo que precisa fazer é se cadastrar com eles e começar a trabalhar.

Você acaba ganhando um saco de entregas por dia que são todas próximas da região onde mora. O valor que ganha é por entrega e com um bom planejamento dá para faturar mais de R$2 mil por mês.

12. Ofereça serviços de limpeza residencial e/ou empresarial


Oferecer serviços de limpeza tanto para residenciais quanto para empresas também pode ser uma forma de ganhar dinheiro mesmo estando desempregado.

Comece também falando com as pessoas que você conhece e, se achar que precisa, divulgue em sites de compra e venda, no seu WhatsApp e até em grupos do Facebook.

13. Faça artesanato para vender


ideias criativas para quem está desempregado

Tem tanta coisa bacana que você pode fazer para vender de artesanato! Colares, bolsas de pano, decoração, mandalas, macramê, cerâmica…

Se você gosta de trabalhos manuais e se sente confortável com isso, que tal aproveitar esse momento para investir nisso e começar a ganhar seu dinheiro? Tem tudo para dar certo!

Não esqueça de divulgar tudo que fizer na internet. Tire fotos lindas e poste no seu Instagram, mande para alguns contatos do WhatsApp e anuncie em sites de compra e venda.

14. Alugue um espaço onde você mora


Se o local onde você mora tem um quarto vazio, que tal aproveitar isso para ganhar dinheiro? Hoje em dia é fácil anunciar um espaço para locação no Airbnb.

Você prepara o espaço para que fique confortável e coloca um preço. Pessoas cadastradas no aplicativo vão lá e fazem a reserva. O bacana é que você pode ver a avaliação delas em outros lugares e isso se torna mais seguro.

Muitas pessoas vivem a vida somente fazendo esse tipo de negócio. Quem sabe um bico não pode se tornar uma oportunidade para você?

15. Venda produtos digitais como afiliado


Outra boa oportunidade de trabalho para quem está desempregado é a venda de produtos digitais. Você entra em um site, como a Hotmart, faz o seu cadastro e escolhe produtos para vender.

A partir daí é investir na divulgação, que pode ser de forma direta (mandando o link para conhecidos), como de forma indireta, fazendo postagens no Instagram, por exemplo.

A verdade é que muita gente ganha muito bem com esse tipo de negócio e você pode aproveitar isso.

16. Revenda produtos de catálogo


Outra oportunidade para trabalhar sem a necessidade de investir é revendendo produtos de catálogo, como no caso da Avon, Boticário e outras empresas.

Com uma boa estratégia, começando por pessoas que já conhece, você pode ter um resultado bacana todos os meses.

Comece!


A minha ideia de te trazer essas ideias de bicos para quem está desempregado é te ajudar! Então avalie se alguma delas é interessante para você e comece a se organizar para trabalhar.

Espero que o artigo tenha te ajudado de alguma forma. Boa sorte!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário