Ideias de sucesso na Europa: 4 Negócios inovadores por lá!

Publicado por José Neto em 19 de setembro de 2019

Hoje eu gostaria de apresentar para você algumas ideias de sucesso na Europa. Quem sabe assim você não se inspira em algumas dessas histórias e consegue criar algo novo por aqui, não é mesmo?

É claro que as realidades entre nossos continentes são muito diferentes e o que dá certo lá, não significa que necessariamente vai dar certo aqui. Porém, eu acho super válido poder contar com uma dose de inspiração extra na hora de desenvolver um projeto ou ter referências positivas.

Assim você poderá abrir a sua mente e pensar um pouquinho além do que costuma pensar. Consequentemente, poderá elaborar um plano de negócio inovador para a sua futura empresa.

Por isso, me acompanhe e veja o que estão fazendo de bom do outro lado do Atlântico com essas ideias de sucesso na Europa!

Ideias de sucesso na Europa: 4 coisas interessantes


ideias de sucesso na Europa

A Europa é berço de uma série de inovações que acabam sendo agregadas ao mundo com o passar do tempo. É claro que tudo que tudo que acontece lá, não pode ser parâmetro para o sucesso daqui.

O que eu quero que você entenda é que a inspiração pode ser útil para que um projeto seja desenvolvido com algo que já dá certo, mas sempre respeitando as necessidades do que o público realmente precisa.

Aliás, uma coisa que eu preciso deixar claro: empreender não significa glamour e muita gente esquece disso.

Ao seguir por esse caminho, você precisará trabalhar duro para encontrar algo que as pessoas realmente precisem. Afinal, sabemos que de nada adianta você montar um negócio ou produto que seja moldado de acordo com o seu ego.

O que importa é vender e para vender, você precisará resolver o problema de alguém. Portanto, veja algumas ideias que já acontecem em solo europeu e que você pode, eventualmente, entender a necessidade do mercado daqui e adaptar.

1. Negócios baseados na economia colaborativa

As primeiras ideias que eu quero passar para você são os negócios baseados na economia colaborativa – o foco é criar uma nova forma de gerar renda através da ajuda da sociedade.

Como assim gerar renda através da ajuda da sociedade? Seria algum tipo de atividade social? Não. Trata-se das empresas baseadas em necessidades já eminentes.

Um exemplo muito claro deste tipo de projeto, é o Airbnb. Pense comigo: que tipo de empresa é o Airbnb? Um hotel? Não! É uma empresa que faz a intermediação de alguém que tem um lugar para alugar e alguém que precisa se hospedar.

Isto é muito diferente de tudo que já acontece no mercado convencional. Pois a empresa (Airbnb) oferece hospedagens, sem nem mesmo ter hotéis!

Na economia colaborativa um ajuda o outro. Quem tem a oferecer, vende para quem precisa comprar. Simples assim.

É neste momento que você deve se perguntar: como eu posso usar este estilo de negócio para montar um projeto criativo e útil? No Brasil já existe o Airbnb, mas certamente há mercados ainda intocáveis que necessitam apenas serem trabalhados.

2. Os famosos clubes de assinatura sempre estão em alta

Deixa eu te perguntar: você já conhece ou ouviu falar dos clubes de assinatura? Estas ideias de sucesso na Europa abrangem uma série de produtos.

Por exemplo, você poderá trabalhar com algo que seja latente para um público e facilitar o consumo, entregando todo dia, todo mês ou toda semana de forma automatizada.

No Brasil também já existem sistemas neste sentido. Por exemplo, o Clube Wine, que entrega garrafas de vinho todos os meses na casa dos assinantes, por um preço fixo mensal. Legal, não é mesmo?

Agora, imagine o tanto de outras necessidades que as pessoas tem e que gostariam que fossem resolvidas de uma forma automatizada? Este é o raciocínio que você precisa ter para adaptar um projeto para sua realidade.

Fazer pesquisas de mercado é sempre importante. Por isso, que tal começar com uma ideia que beneficie extremamente bem o seu público? Lembre-se que um produto bem feito é muito mais do que ter uma embalagem bonita e uma cor de destaque. Um produto de qualidade precisa resolver um problema! Que problema você pode resolver?

3. Os bancos digitais estão ganhando cada vez mais espaço

Outras ideias de sucesso na Europa e que já estão entrando no Brasil, são os bancos digitais. Você já ouviu falar desse assunto? Imagine ter que evitar filas e horas esperando para ser atendido em uma agência bancária.

Pois bem, agora imagine se este problema pudesse ser resolvido com tecnologia? Deixa eu te contar: já pode! Os bancos digitais estão quebrando uma barreira de empreendedorismo que parecia intocável.

Com os bancos digitais você pode ter flexibilidade, facilidade e muita autonomia para movimentar suas contas e seu dinheiro.

Mais uma vez te convido a pensar: como você poderia construir um negócio a partir desta inovação? Talvez não necessariamente um banco digital, mas alguma solução acerca deste novo mercado que está surgindo com cada vez mais força.

4. Empresas com foco na sustentabilidade

A sustentabilidade é o que vai dominar o mundo. Aliás, se isto não acontecer, o mundo pode simplesmente nos expulsar daqui! Portanto, é tendência na Europa e em diversos outros lugares do mundo, negócios baseados em ideias criativas e sustentáveis.

Além de uma alta visibilidade, você poderá ter muita força de marketing, pilar que é fundamental em qualquer empresa.

Por exemplo, na Europa existem restaurantes que oferecem comida 100% “artesanal”, com cultivos próprios e reutilização de sobras. O seu exercício? Você já sabe! Como construir um projeto que possa ser sustentável e que esteja dentro dos critérios e padrões exigidos pelo mercado brasileiro?

Pense em como ajudar alguém de uma forma que não agrida o meio-ambiente e qualquer outra esfera da natureza e a partir disso, encontre soluções monetizáveis!

Acredite, o empreendedorismo sustentável é o novo negócio do mundo!

Sempre há espaço para inovação


Inovação é o berço das boas ideias de sucesso na Europa. Inovar é importante. Mas inovar por inovar pode não trazer resultados satisfatórios, pois o conceito de inovar é trazer algo novo. E não necessariamente o novo será satisfatório!

Conforme eu já mencionei anteriormente, o que você precisa fazer e focar é na resolução de problemas: que tipos de problemas as pessoas estão enfrentando? Faça este exercício e tente encaixar em algum estilo de negócio que eu citei acima.

Esta não é a receita do sucesso, mas é a receita para o começo de algo. Começar é importante. Afinal, se não começar, nunca saberá! Boa sorte.

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

Deixe o primeiro comentário