O que montar em uma cidade turística? 7 Ideias de negócios legais

Publicado por José Neto em 5 de maio de 2019

Morar em uma cidade turística por si só já é um verdadeiro motivo para ser feliz e ter a opção de montar um negócio nesse local só vem a melhorar tudo.

Eu já falei aqui em outra oportunidade sobre bons negócios para cidades pequenas mas se você é mais um querendo saber o que montar em uma cidade turística, então acompanhe as dicas que eu selecionei para você.

Vale a pena montar um negócio em uma cidade turística?


Essa é uma pergunta muito fácil de responder, porque com certeza compensa sim investir em um negócio nesse tipo de cidade. Afinal por conta do turismo, a tendência é que a cidade receba sempre muita gente. São pessoas vindas de vários lugares do Brasil e até mesmo do mundo.

Com isso, as suas chances de ganhar um bom dinheiro são bastante grandes. É obvio que essas pessoas não passarão muito tempo na cidade, mas nesse curto período elas precisaram de um lugar para ficar, de alimentação, meios de transporte e outras coisas diversas.

Sendo assim, abre-se muitas portas para os empreendedores de plantão. Afinal, em uma cidade turística costuma circular muito dinheiro e você pode ser uma das pessoas a ganhar uma parte dessa grana. Só precisa analisar e descobrir qual negócio irá montar.

O que montar em uma cidade turistica

Ideias de negócios tradicionais para cidades turísticas


Existem alguns negócios que são tradicionais em todos os lugares. São ideias de empresas certeiras para esse tipo de cidade, onde as chances de ter sucesso são grandes, devido ao público que frequenta o local.

Então vou listar alguns desses negócios aqui para você que ainda não sabe o que montar em uma cidade turística:

1. Montar uma pousada

O primeiro negócio para montar em uma cidade turística que vem na nossa mente é justamente um hotel ou montar uma pousada. Tudo isso porque se trata de algo muito necessitado em todos os locais e falando de uma cidade turística essa necessidade só aumenta.

O investimento inicial para esse tipo de negócio pode ser extremamente alto, mas por se tratar de um local super movimentado, os resultados tendem a ser positivos e crescentes.

2. Montar um restaurante

Outro negócio para montar em uma cidade turística que tem uma boa tendência de sucesso é um restaurante. Pode ser um restaurante self service, um restaurante com pratos tradicionais ou mesmo com comida típica do lugar.

Quando uma cidade consegue trazer um bom número de turistas, os negócios voltados para o setor de alimentação são os que mais se desenvolvem. Então trata-se de uma boa ideia que você pode tá explorando para ganhar dinheiro em uma cidade turística.

3. Empresa de passeios turísticos

Geralmente as cidades turísticas recebem pessoas de todos os cantos do Brasil ou do mundo e muitos querem ter pessoas que já conhecem o local para lhes guiar aos melhores lugares. Então você pode absorver essa necessidade e montar uma agência de turismo em sua cidade.

Você poderá ter guias para ajudar as pessoas e meios de transporte para transporta-los aos locais desejados. Esse é um tipo de trabalho que faz com que o cliente se sinta satisfeito e desfrute realmente da cidade. Sendo assim uma boa oportunidade de negócio para começar.

4. Montar uma casa de câmbio

Muitas cidades turísticas brasileiras recebem um número muito grande de estrangeiros todos os anos e a troca de moedas é algo comum nesses lugares. Por ser uma necessidade de muitos turistas, você poderá montar um negócio nesse ramo e ter bons lucros.

Pesquise mais e entenda como abrir uma casa de câmbio em sua cidade. A troca de moedas pode ser um negócio interessante para você que ainda não sabe o que montar. Já pensou nisso?

Negócios para cidades turísticas

Negócios diferentes para montar em cidade turística


Durante uma das minhas viagens recentes eu estava conversando com um guia de turismo local e falamos justamente da necessidade de outros negócios que muitas cidades do tipo acaba tendo.

Porque os empresários só conseguem enxergar os turistas como fonte de renda no local e se esquecem que a cidade precisa de outros negócios.

As vezes existem algumas oportunidades de negócios que são tão lucrativas quanto os negócios voltados para o turismo.

Então mesmo que você queira montar um negócio em uma cidade turística, não precisa ser exatamente voltado para o turismo. Confira algumas ideias interessantes do que montar:

5. Empresa de limpeza de piscinas

Geralmente nas cidades turísticas sempre existe uma grande quantidade de hotéis com piscinas. Aí pode estar uma oportunidade para você começar um negócio, as vezes até sem concorrência nenhuma.

Você poderá trabalhar com limpeza de piscinas e oferecer esse serviço para os hotéis e também para os próprios moradores do local. Afinal muita gente tem casa com piscina hoje em dia.

6. Montar uma lavanderia

Esse é outro negócio que pode lhe gerar bons resultados e também tem como foco os hotéis, pousadas, restaurantes e os próprios moradores do local.

Principalmente os hotéis sempre precisam dos serviços de lavanderia para suas roupas de cama e banho. Então pode ser mais um negócio alternativo para cidade turística.

7. Produzir artesanato para vender

O artesanato é um produto é que tem uma valorização grande em cidades turísticas, pois esses produtos servem de lembrancinhas para os turistas.

Assim você poderá começar produzir algum tipo de artesanato para vender por conta própria ou para fornecer às lojinhas do lugar.

O que montar em uma cidade turística?


Aqui deu para você ter algumas ideias de negócios para cidade turística que vale a pena montar. Agora cabe a você analisar com cautela, fazer um plano de negócios para planejar melhor a abertura de seu negócio e colocar a ideia em prática.

Sempre há muitas opções de negócios interessantes, então existe um mercado enorme para você atuar. Aproveite a cidade turística para lucrar com seu próprio negócio!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

7 comentários

  • Cláudio Campos

    Pensar, querer e até montar um negócio numa cidade de turismo é comum a muita gente, mas instalar um negócio de qualidade e duradouro não é fácil. Vou, sempre que posso, a cidades turísticas pelo Brasil. Vejo muitas pousadas, hotéis, restaurantes, lanchonetes e outros prestando serviços e fornecendo produtos que deixam muito – muito mesmo – a desejar. Quando não, vemos preços exorbitantes para atendimentos normais ao turista. É preciso que os empreendedores dessa área repensem a questão. Lembremos que o Brasil está na rabeira do ranking mundial no quesito turismo.

  • Jose Nilson Cunha Ferreira

    Estou planejando me mudar para a cidade de Gramado ou Canela e abrir uma loja de acessórios, assistência e manutenção de celulares. O que tem a dizer sobre o ramo na região?

  • Quero abrir um negócio em gramado no RS. Você tem alguma dica? Gostei da ideia da pousada,sabe se está sendo financeiramente positivo aos que tem?

    • gramado é muito bom ,como eu conheço bem minha cidade, monta em olimpia.
      sua rentabilidade sera positiva ,por falta de leitos , barretos esta crescendo muito e logo atingira 1,5 milhão de pessoas por ano ,por ter a festa do peão a cidade esta bem conhecida , e esta apenas 25 minutos de olimpia que recebe mais de 2,5 milhão de pessoas anuais.

  • Muito bem, parabéns Neto. Legal as dicas, por que sou brasileira e quero voltar ao Brasil para montar algo lá e estou pesquisando por todos os lados. Sorte no seu negócio. Abraço.

  • Erick Costa from Empreendeblog

    Artigo muito bacana!

    Sem dúvidas que morar em cidade turística já é um diferencial para a criação e desenvolvimento de novos negócios.

    As possibilidades são infinitas e você abordou com autoridade várias delas.

    • A

      Obrigado Erick pelo seu comentário.
      Eu também vejo as cidades turísticas como um ponto importante a se explorar e que nos oferece várias e várias opções de negócios a serem montados.

Deixe o seu comentário