Franquia de cinema: 4 Boas opções para montar em sua cidade

Publicado por Jéssica Trabuco em 20 de agosto de 2017

Montar uma franquia de cinema na sua região pode ser um investimento incrível se você souber mais sobre esse mercado e entender das suas possibilidades com relação às empresas que estão no mais fortes atualmente.

Trouxe nesse texto o máximo de informações possível sobre o mercado de franquia de cinema aqui no Brasil. Quero te mostrar o quanto esse segmento pode ser vantajoso e o que você precisa fazer para trabalhar e aproveitar isso.

Se você tem interesse por cinema e entende que existe sim um potencial nesse mercado, a leitura desse texto com certeza vai te ajudar a ter ainda mais ideias e também te ajudará a entender os próximos passos.

Espero que você não só absorva as informações que estão aqui como também comece a colocá-las em prática. Afinal é só no dia a dia mesmo, no trabalho, que você compreende o que dá ou não certo.

Trabalhar com uma franquia de cinema dá certo


Existem grandes nomes de empresas no mercado de salas de cinema no Brasil. São empresas já conhecidas e conceituadas pela tecnologia, conforto das salas, qualidade do vídeo e áudio. São cinemas que as pessoas confiam e procuram.

Entrar nesse segmento trabalhando com a marca de uma dessas grandes é uma excelente forma de trabalho. É como se você estivesse começando uma corrida 200 m na frente dos seus oponentes. Você sai em vantagem!

Você terá acesso a uma formatação que dá certo, além da tecnologia, gestão e todos os outros macetes e estratégias que fizeram esses nomes se transformarem em líderes no nosso país. Não é o mesmo que começar um negócio do zero, você terá direcionamento e base.

Montar uma franquia de cinema representando um nome já reconhecido é trabalhar com o time que está ganhando e ter mais possibilidade de ter sucesso financeiro do que começando algo do início, sem experiência ou informação suficiente.

Leia também: Como conseguir filmes para cinema

Franquia de cinema: Conheça alguns dos maiores nomes do cinema no Brasil


Franquia de cinema

Vou te apresentar agora algumas das maiores empresas de franquia de cinema no Brasil. Nenhuma delas dá muitas informações sobre trabalhar em parcerias, mas meu conselho é que você entre em contato para conseguir isso.

De qualquer maneira, vou te apresentar cada uma delas para que você tenha noção do potencial que elas tem no mercado e do quanto pode ser vantajoso para você ter uma unidade com qualquer um dos nomes a seguir.

Tenho certeza que a maioria ou pelo menos algumas dessas marcas você conhece e já deve ter visto algum filme por elas. Isso é ainda melhor porque significa que você entende o seu trabalho e sabe o motivo delas terem tamanho destaque.

Observe a seguir:

1. Uci Cinemas

Site: www.ucicinemas.com.br

A Uci ou United Cinemas International Ltda. não é uma empresa nacional e está no nosso mercado há 20 anos. Está em 12 cidades no Brasil e tem 23 complexos com 194 salas. Foi essa a empresa que inaugurou as primeiras salas digitais do Brasil e desde 2010 tem exibido filmes com a tecnologia 4K.

2. Cinépolis

Site: www.cinepolis.com.br

A franquia de cinema Cinépolis é a maior da América Latina e a segunda no mundo. Sua operação conta com mais de 4.500 salas em 14 países. Chegou ao Brasil em 2010 e é a rede que tem maior crescimento no mercado.

No Brasil são 48 cinemas com 364 salas. Ela também é a maior operadora de salas vip por aqui e conta com tecnologia 4DX.

3. Cinemark

Site: www.cinemark.com.br

abrir uma franquia de cinema

O Cinemark é uma franquia de cinema com origem nos Estados Unidos. Sua primeira unidade foi inaugurada no ano de 1984. Hoje está presente em mais de 16 países e é a segunda maior rede mundial em número de salas e a primeira em venda de ingressos.

Chegou ao Brasil em 1997 e foi a rede que inaugurou a primeira sala 3D da América Latina, em São Paulo. É considerada uma das melhores salas de cinema do Brasil.

4. Orient Cinemas

Site: www.orientcinemas.com.br

O Oriente é o líder no mercado de exibição de filmes na Bahia e está entre as 20 maiores empresas do ramo no Brasil. As salas são equipadas com som Dolby Digital 5.1 e são mais de 25 na região da Bahia.

Como abrir uma franquia de cinema: Pesquise e monte um plano de negócios


Mesmo tratando-se de abrir uma franquia de cinema é preciso que você gaste tempo fazendo pesquisas e analisando o mercado na sua região. Nenhum tipo de negócio deve ser feito de qualquer jeito, muito menos um cinema.

Você precisa avaliar quantos habitantes tem onde você mora, se já tem algum concorrente e até em que região ele fica.

Será necessário gastar um tempo para levantamento do máximo de informações para te ajudar na construção do seu negócio. Até mesmo para apresentar uma proposta para essas empresas.

É preciso ter certeza que o negócio é viável, que tem potencial e que poderá dar retorno financeiro para a marca.

Mercado brasileiro


montar uma franquia de cinema

Outro ponto que você precisa considerar antes mesmo de entrar em contato com uma franquia de cinema é o mercado nacional. É preciso avaliar como anda o movimento do segmento nas regiões do país.

Esse é um ponto animador. Nos últimos anos o mercado de exibições de filmes no Brasil aumentou consideravelmente. Mesmo em meio a crise econômica que enfrentamos o setor continuou evoluindo e movimentando muito dinheiro anualmente.

Para você ter uma noção, de acordo com a Ancine (Agência Nacional Do Cinema) no ano passado as bilheterias de filmes nacionais superaram R$2,6 bilhões, isso sem contar a receita de filmes internacionais.

O cinema tem demonstrado cada vez mais força e levado mais brasileiros todos os anos às salas. Isso significa que você tem mercado e demanda para montar a sua franquia de cinema e conseguir um bom faturamento.

Leia também: Como montar um cinema

Pontos importantes na hora de escolher a franquia


Por mais que existam grandes empresas que tenham sucesso, você não pode querer abrir uma franquia de cinema representando qualquer marca. É preciso avaliar todos os prós e contras e entender qual dará mais vantagens para você.

Além dos valores de investimento você precisa analisar qual delas é a mais forte na sua região, qual dá o maior suporte, mais vantagens e até mesmo qual te dá melhores perspectivas de ganho.

Acho que vale a pena também conhecer a fundo a história da empresa e escolher a que você tem maior familiaridade. Quanto se trabalha com uma marca é preciso confiar e acreditar nela, caso contrário você não vai muito para frente.

Só depois de avaliar essas questões é que você pode escolher a franquia de cinema que mais vai te ajudar a crescer e alcançar seus objetivos financeiros e pessoais.

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

3 comentários

  • Juliana Sales

    Minha cidade tem 12 mil habitantes,há possibilidade de abrir uma franquia?

  • Fabio Nogueira de Mesquita

    Gostaria de saber se há interesse de franquias de cinema em cidades com população de 50mil habitantes. (interior de São Paulo).
    Não há cinema na cidade.

  • Gostaria de saber as franquias disponíveis para cidades pequenas.

Deixe o seu comentário