Feira livre em condomínio: Como montar esse negócio?

Publicado por Jéssica Trabuco em 27 de janeiro de 2018

Muitas pessoas optam por morar em condomínios fechados para garantir maior segurança e, na maioria dos casos, para poder usufruir das opções de lazer que os espaços oferecem, mas você sabia que já existe um negócio de feira livre em condomínio?

Embora a feira livre possa soar como um ambiente barulhento, movimentado e cheio, nos condomínios a realidade é outra. Confira nesse artigo quais são as vantagens que a feira oferece para os moradores e como você pode investir nesse negócio.

Minha ideia aqui é te mostrar como funciona o negócio e como montar uma feira livre em condomínio. Dependendo dos seus planos e objetivos, esse pode ser o negócio capaz de te ajudar.

Fica comigo até o final, presta atenção a todos os detalhes, que eu tenho certeza que você não só vai entender do empreendimento, como se sentirá motivado a começar também.

Como funciona a feira livre em condomínio?


As principais características da feira livre em condomínio são a comodidade e a praticidade. Isso porque o negócio possibilita que os moradores do local comprem frutas, legumes e verduras sem precisar cruzar a portaria.

Sem contar que muitos condomínios estão localizados em áreas mais remotas, com pouca ou nenhuma opção de comércio nas proximidades. Então acaba sendo uma necessidade mesmo.

A ideia é novidade, mas já prova que chegou para ficar. Em São Paulo, por exemplo, muitos condomínios já realizam a feira livre, inclusive com opções de pastel frito na hora, caldo de cana e massas frescas.

Em geral, a feira é realizada no salão de festas ou na quadra esportiva, mas em muitos casos, as barracas são montadas no próprio estacionamento.

As feiras são realizadas geralmente uma vez por semana em horário noturno, o que facilita ainda mais a vida dos moradores que trabalham durante o dia e não têm tempo de ir a supermercados e feiras.

Em alguns condomínios, a feira acontece também aos sábados pela manhã e muitos feirantes são os próprios moradores.

Além do mais, os produtos vendidos na feira livre normalmente possuem os mesmos preços praticados fora do condomínio, o que garante um sucesso ainda maior entre os condôminos.

Como montar uma feira livre em condomínio?


como montar uma feira livre em condomínio

Se você deseja montar uma feira livre em condomínio, saiba que o negócio é possível e não exige muito.

Em primeiro lugar, entre em contato com diversos condomínios da sua região e apresente a proposta aos síndicos. Você poderá ouvir respostas negativas, mas acredite que haverá pelo menos um interessado em investir no negócio com você.

Nessa etapa, é fundamental que você esclareça o tipo de negócio que deseja começar. Também é necessário alinhar com o síndico todas as informações possíveis para evitar futuros problemas e garantir que a feira não comprometa o bom funcionamento e a segurança do condomínio.

Além do mais, tenha certeza que o negócio não irá interferir no sossego e tranquilidade dos condôminos. Para isso, peça ao síndico que realize uma assembleia e só leve o projeto adiante se a maioria das pessoas concordar.

Procure por feirantes para fechar parceria

Após o primeiro passo é hora de visitar algumas feiras e fazer uma pesquisa com diversos feirantes para saber se eles gostariam de trabalhar em condomínios. Explique a sua ideia e convença-os de que o negócio é seguro e pode render um dinheiro extra no final do mês.

Lembre-se, porém, de garantir que os preços dos produtos sejam iguais aos das feiras tradicionais e que as mercadorias sejam da melhor qualidade.

Se o espaço do condomínio permitir, você também pode levar barracas de churrasco e outros itens de alimentação, como queijos e sorvetes.

Quando abrir a feira livre em condomínio, é fundamental que você se preocupe com a limpeza do local após a feira.

Nunca deixe sacos de lixo no ambiente, a menos que o síndico tenha autorizado você a fazê-lo, e garanta que o espaço esteja em perfeitas condições e da maneira como você o encontrou antes de iniciar a venda dos produtos.

Vantagens da feira livre em condomínio


A realização de feiras livres dentro de condomínios traz vantagens não apenas para os moradores, mas para o organizador do negócio e para os feirantes. Confira agora os benefícios do negócio e se convença de uma vez por todas a investir na ideia:

1 – Vantagens para os moradores

Como já foi dito, os moradores dos condomínios só têm a ganhar com a realização de feiras livres dentro da propriedade. Descer o elevador ou caminhar algumas quadras para comprar produtos naturais, frescos e saudáveis é a principal vantagem que o negócio oferece.

O relacionamento entre os condôminos também melhora, já que, na maioria dos casos, a convivência entre eles é mínima e eles mal se conhecem.

2 – Vantagem para os feirantes

Os feirantes, por sua vez, não têm do que reclamar, já que muitos deles trabalham na rua e sofrem assaltos frequentes. Para estes vendedores, portanto, a principal vantagem é a segurança.

Outro benefício para quem trabalha nas feiras é o aumento do faturamento, pois muitos deles trabalham apenas durante os finais de semana em mercados e espaços específicos para a venda de produtos naturais. Os feirantes também têm a liberdade de participar de quantas feiras quiser.

Além dos feirantes, quem também pode trabalhar nessas feiras são donos de barracas de pastel, caldo de cana e massas. É uma ótima oportunidade para quem já possui um negócio próprio e deseja expandir seus lucros.

3 – Vantagens para o empresário

A pessoa que decide apostar nessa ideia também ganha. Como se trata de área privada, a vantagem é que não é necessário pagar tarifas ou obter licença da prefeitura.

A taxa cobrada de cada feirante é usada para cobrir algumas despesas, como limpeza e energia elétrica, mas ainda assim é possível faturar um bom dinheiro todo mês.

O negócio de feira livre em condomínio é uma novidade que promete alcançar condomínios de todo o Brasil. Por isso, não perca mais tempo e invista já nessa ideia. Você, com certeza, só tem a ganhar!

Comece já o seu planejamento!


feira livre em condomínio

Viu como montar uma feira livre em condomínio pode ser um excelente negócio? Resolve a necessidade do outro, é prático e ainda uma novidade no mercado brasileiro.

Você só tem a ganhar com esse empreendimento!

Agora me diga: O que você vai fazer a partir de então? Vai usar esse conhecimento para ganhar dinheiro ou vai esperar uma oportunidade cair do céu? Corra atrás dos seus sonhos!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

4 comentários

  • GIANE MARIA ZAGUIS LOPES

    Tenho uma barraca de pano de prato, enxoval de bordados para cozinha toalhas personalizadas inclusive para crianças levar na escola, será que seria viável eu ter um lugar para expor meu trabalho nessas feira em condominio?

  • Relbert Lino

    tenho dois dias de feira mas gostaria ampliar mais vcs tem algum contato para me ajudar… tenho uma no Morumbi e outra no Campo Limpo meu contato abaixo

  • Claudio Marino Papa

    Prezados gostaria de saber tb como colocar uma barraca nas feiras de condominios, com quem falo, onde posso procurar?

  • Everaldo Rosendo

    Prezados, boa tarde. Achei interessante as feiras de condominio. Mas onde e com quem posso falar para poder ter uma barraca em um condominio?

    Quem na verdade coordena esta feira?

Deixe o seu comentário