Fatias Gourmet: Como ganhar dinheiro com fatias de bolo vender?

Publicado por Lidia Massari em 16 de junho de 2022

Com a popularização dos doces caseiros de alta qualidade, o mercado tem se remodelado a cada dia. E um dos produtos com melhor margem de venda atualmente, são as fatias gourmet.

Quem se aventura no mercado de doces dificilmente se arrepende da decisão, uma vez que existe sempre novas oportunidades para empreender. Porém, é a lucratividade considerável que arrasta multidões. Confira esse guia imperdível e anote cada dica!

Como fazer fatias gourmet: 4 passos para o produto campeão de vendas

fatias gourmet

1. Quais os melhores sabores de bolo gourmet para vender em fatias?

O essencial num primeiro momento é conhecer os principais sabores de bolo. Afinal, você não quer vender algo que ninguém está procurando, não é mesmo? Veja uma lista completinha:

  1. Fatia de olho de sogra.
  2. Recheio cremoso de brigadeiro de chocolate.
  3. Recheio aveludado de mousse de maracujá.
  4. Combinação maravilhosa de brigadeiro cremoso + mousse de maracujá.
  5. Tradicional trufado de leite ninho e maracujá + massa de chocolate 70% cacau.
  6. Bombom de morango com pedaços da fruta.
  7. Fatia de bolo de prestígio com coco ralado fresco.
  8. Recheio incomparável de Oreo com pedaços da bolacha.

2. Receita campeã que serve como base + sugestão de recheio

O ponto alto de vender fatias personalizadas, com embalagens diferenciadas e todo mimo que os clientes procuram, é o custo-benefício. Digo isso porque você gasta um valor baixo numa grande receita, mas tem um aproveitamento vantajoso.

Por conta disso, uma receita rende inúmeras fatias, ou seja, você tem margem de ganho bem acima do valor investido. Dito isso, a seguir você conhece uma receita base de massa e recheio. A partir disso fica mais simples colocar seu toque pessoal.

Ingredientes da massa de bolo (rende 2 massas)

  • 6 ovos;
  • 1 + ½ xícara (chá) de açúcar;
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó;
  • 1 xícara (chá) de água em temperatura ambiente;
  • 4 colheres (sopa) de óleo;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Recheio de brigadeiro de chocolate (recheio base)

  • 2 caixas de leite condensado;
  • 6 colheres (sopa) de chocolate em pó;
  • 2 caixinhas de creme de leite;
  • 100g de chocolate em barra (opcional);
  • 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina.

Ingredientes do recheio de mousse de maracujá

  • 1 caixa de leite condensado;
  • 1 caixinha de creme de leite;
  • ½ xícara (chá) de suco concentrado de maracujá;
  • ½ xícara (chá) de leite em pó;
  • 3 colheres (sopa) de chantilly batido.

Modo de preparo de massa

Numa batedeira, de preferência planetária, coloque os ovos e o açúcar e bata até formar uma massa homogênea. Em seguida, misture a farinha de trigo com o chocolate em pó, passe por uma peneira e junte à mistura aos poucos.

Depois, misture o óleo na água e incorpore à mistura, finalizando com a farinha e chocolate. Por fim, acrescente o fermento em pó e mexa levemente para juntar à massa.

Unte duas assadeiras retangulares com margarina e farinha, despejando a metade da mistura em cada forma. O tamanho da forma pode ser de 20x17x10. Leve em forno preaquecido a 180° por 40 minutos.

Modo de preparo dos recheios

fatias gourmet

Para fazer os recheios não tem segredo, o de brigadeiro vai ao fogo, mas o maracujá é batido à mão. Dá uma olhada nos preparos individuais!

Recheio base de brigadeiro cremoso

  1. Essa base é a coisa mais simples, basta colocar tudo numa panela, ligar em fogo médio e mexer até ganhar consistência de brigadeiro.
  2. Por último, transfira para uma tigela, cubra e reserve.

Recheio 2 – Mousse de maracujá

  1. No liquidificador, coloque leite condensado, creme de leite, suco concentrado e leite em pó.
  2. Em seguida, tampe e bata por 3 minutos.
  3. Nesse meio tempo, bata 150ml de chantilly bem gelado em ponto firme.
  4. Na sequência, transfira a mistura de maracujá para um recipiente e acrescente a chantilly, misture para incorporar e reserve.

Como montar o bolo corretamente

Para começar, divida a massa de chocolate em três partes. Forre a forma com um plástico e coloque a base do bolo no fundo. Agora, cubra essa primeira camada com brigadeiro de chocolate, coloque a segunda parte e adicione o recheio de maracujá.

Logo após, cubra com a parte de cima do bolo e leve à geladeira para firmar. Aqui vai uma dica extra: misture 500ml de leite com ½ caixinha de leite condensado para umedecer a massa do bolo!

3. Como cortar a fatia perfeita para vender com padrão de qualidade?

Bom, nesse momento seu bolo está inteiramente consolidado, aguardando apenas para se transformar na fatia gourmet. Sendo assim, o último passo é retirar da forma, pois chegou o momento de cortar o bolo para montar o produto.

O tamanho médio da fatia é de cerca de dois dedos de espessura. Dessa forma, faça uma marcação sobre a massa e corte a fatia do bolo reto com uma boa faca sem serra. Provavelmente essa receita que mostrei vai render 6 fatias de bolo.

“Ah, mas gostaria de atender uma clientela maior, como fazer?”. Simples, basta dobrar os ingredientes da receita, lembrando de adequar as formas e a quantidade do recheio.

DICA EXTRA: a espessura da fatia depende exclusivamente da embalagem utilizada. Isso porque de nada adianta utilizar uma embalagem de 300ml e cortar uma fatia que caberia em 200ml.

4. Qual a melhor embalagem para fatias gourmet?

Por falar em embalagem, você tem uma gama considerável de opções. Aqui me refiro às marmitas de alumínio, papel antigordura e plástico celofane.

Embalagem plástica transparente de celofane

Essa é a embalagem mais tradicional, fácil de encontrar e também a mais barata. Porém, ela acaba não passando tanto profissionalismo, pois fica realmente simples.

Mas para quem está começando, pode ser uma alternativa para economizar e entregar uma fatia bem embalada. Inclusive, garanta que não haja nenhuma entrada de ar, para melhorar a preservação do produto.

Papel antigordura personalizado + embalagem plástica

Se fosse para recomendar uma embalagem prática, com boa segurança para manter o produto fresco, seria a combinação de papel antigordura e papel celofane. Aí sim você aumenta a conservação!

Marmitinhas de alumínio com tampa

Por último, temos o bolo na marmita para vender, que oferece uma das melhores vedações, possibilidades de personalização e que cabe perfeitamente as fatias. Contudo, é também a embalagem de maior custo. Aí cabe a você determinar o que é válido entre investimento e retorno de lucro!

Uma coisa que vale para todas as embalagens é a personalização. Nunca deixe de colocar sua logomarca, suas informações de contato, canais de venda e, sobretudo, as especificações técnicas, como conservação, validade e instruções de consumo. Esse é um grande diferencial que destaca sua marca!

DICA EXTRA: qual o peso ideal de uma fatia gourmet?

Isso vai depender da sua estratégia comercial. Por exemplo, para atrair mais público no começo, pode ser interessante oferecer fatias maiores por um preço menor. Nesse caso, 140g é um peso convidativo para o cliente.

No entanto, geralmente as pessoas vendem fatias gourmet de 120g. Inclusive, a receita mostrada há pouco rende fatias nesse peso. Então, pode se basear através dela.

Quanto ao valor cobrado, tenha certeza de somar tudo e dividir pelo rendimento final da receita. Pesquisando um pouco, vi que as pessoas têm cobrado em média R$10,00 a R$13,00.

Só que você precisa conhecer o seu lucro antes de cobrar isso. Afinal, pode acontecer de cobrar esse valor e não ser suficiente para cobrir suas despesas!

6 estratégias para vender fatias gourmet

A melhor estratégia possível é oferecer um produto de qualidade, com uma embalagem diferenciada e sabores que os clientes não encontram em outro comércio. Somado a isso, temos outras ações que maximizam as vendas:

  1. Aprenda como divulgar doces para vender.
  2. Divulgue diariamente seu produto, tanto localmente na cidade quanto no universo digital.
  3. Crie perfis nas redes sociais com a sua marca, tudo de maneira padronizada.
  4. Invista em anúncios e divulgação paga, para que o alcance do negócio vá além da cidade de atuação.
  5. Mantenha uma comunicação direta com o cliente e esteja a postos para tirar quaisquer dúvidas.
  6. Trabalhe com honestidade, preços atrativos e alcance a lucratividade desejada!

Com essas dicas, tenho certeza de que você está mais perto de começar a vender fatias gourmet. Tenha persistência e faça tudo como se fosse para você, o resultado virá com o tempo, boas vendas!

Espero muito que tenha gostado das minhas super dicas. Mas não deixe de compartilhá-las para ajudar outras pessoas e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário