Fabricação de jujuba: Do que é feita? Passo a passo!

Publicado por Jéssica Trabuco em 25 de outubro de 2018

Com esse artigo vamos te mostrar como é o processo de fabricação de jujuba e do que ela é feita – e pode ser que você acabe vendo elas de outra forma depois disso.

Todo mundo gosta de doces e balas dos mais diversos formatos, cores e sabores. As jujubas com certeza estão entre as favoritas e você já deve ter se perguntado do que ela é feita.

Você sabia que essa indústria de balas e doces movem bilhões de reais por ano e é um mercado que, mesmo em tempos de crise, permanece bastante movimentado e aquecido?

O principal ingrediente da nossa jujuba, e o que dá vida a ela – e que muitos desconhecem – é a própria gelatina, ingrediente esse que é usado nos mais diversos setores da indústria e em outros setores também. E não estamos falando de uma gelatina qualquer, mais sim da obtida de origem animal, a partir do colágeno.

Está curioso para saber como é feita essa guloseima que nós brasileiros tanto gostamos, saber todo o processo de fabricação de jujuba? Então vem com a gente que nós vamos te mostrar!

O que é a gelatina da jujuba?


O colágeno que é utilizado para a fabricação das gelatinas é obtido através de um processo de fervimento de ossos, pele e qualquer órgão que tenha tecido de certos animais, o mais comum é o uso de porcos, vacas, e aves.

Esse processo dá forma a uma mistura sem odor e sem cor ou levemente amarelada e vem dessas sobras e partes de animais. Mas não precisa se assustar, pois esse processo é feito para criar diversos produtos que nós utilizamos na nossa vida e não só a gelatina ou a jujuba.

A gelatina que é usada para fazer a jujuba nada mais é que um produto advindo do processamento de proteína animal que é o colágeno, que está presente em muitos animais – inclusive em nós mesmos. O colágeno é 30% de toda a proteína do corpo humano, e é o que faz a nossa pele, ossos e outras partes do nosso corpo terem uma certa elasticidade.

A boa notícia é que quanto mais velhos nós ficamos menos o nosso corpo produz colágeno – que é, como falamos ali em cima, o principal ingrediente da bala de goma. Isso quer dizer que comer jujubas significa ingerir colágeno, o que ajuda na prevenção do envelhecimento da nossa pele.

Leia também: Chocolates mais vendidos no mundo

Fabricação de jujuba: O preparo!


fabricação de jujuba

O processo de fabricação de jujuba é feito de uma mistura com açúcar, água e outros aditivos como aromatizantes e corantes – para dar um cheiro e aparência mais apetitosa -, além do ingrediente principal, o colágeno.

Toda essa mistura é levada a altas temperaturas até chegar no ponto para que a bala de goma fique na consistência necessária para dar início à segunda etapa.

Depois da fervura da mistura da jujuba, o próximo passo é o resfriamento – isso vai controlar a temperatura a que a mistura foi exposta e impedir que ela endureça demais.

Após esses processos iniciais de cozimento, é feito o adicional do sabor da jujuba, que nada mais é que um xarope artificial do sabor desejado. Existem esses xaropes para as jujubas dos mais diversos sabores, como: limão, morango, laranja etc.

Além do xarope, adiciona-se outros toques, como sal e o uso de sucos.

Dando a forma para as jujubas

Depois de todos os processos que envolvem o preparo da estrutura da jujuba, é hora de dar o formato que ela vai ter!

A gente sabe que existem jujubas das mais diferentes formas e cores, que vão de ursos até as mais clássicas formas arredondadas.

Com a forma desejada escolhida, agora a massa da jujuba é posta nas fôrmas específicas e então se coloca essas fôrmas para resfriar e descansar, até que elas atinjam a temperatura ambiente.

Após saírem das fôrmas, é feito a última etapa do processo das nossas amadas balas de goma, onde elas são polvilhadas com açúcar e então já estão prontas para serem embaladas e distribuídas para milhares de lojas e fornecedores – para então chegarem até a sua casa.

Agora você já sabe o que está comendo!


É sempre bom a gente saber o que estamos comendo ou que estamos dando para nossas crianças se alimentarem, não é verdade? Muitas pessoas não sabem a origem da jujuba e nem pensam em como será que ela é feita.

Curiosamente, até mesmo vegetarianos – que não comem carne animal -, comem jujuba sem nem mesmo saber que estão ingerindo um produto de origem animal – A partir do momento que você compreender o passo a passo da fabricação de jujuba não corre o risco de cometer esse mesmo erro!

Gostou do nosso artigo? Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

3 comentários

Deixe o seu comentário