Como montar uma fábrica de conservas

Para montar uma fábrica de conservas você precisa definir os tipos de conservas que vai produzir. Em seguida comprar os equipamentos necessários e organizar toda a estrutura de produção.

O investimento inicial fica a partir de R$ 30 mil Reais para iniciar uma fábrica pequena. Porém existem diversos outros detalhes importantes no processo de abertura desse negócio.

A seguir eu vou mostrar passo a passo como montar uma fábrica de conservas e destacar cada um desses detalhes que você deve levar em consideração.

Então se você tem dúvidas, mas quer abrir seu próprio negócio no ramo, confira as dicas que eu trouxe hoje:

Conheça o mercado de conservas no Brasil


Dicas de como montar uma fábrica de conservas

As conservas são produtos típicos em todo o Brasil e vendem super bem. Portanto é uma opção de negócio interessante para quem deseja começar com baixo custo inicial.

Obviamente é um tipo de produção que exige bastante cuidado, pois estamos falando de um produto alimentício, mas há chances das suas conservas ganharem o mercado se for trabalhado de forma eficiente.

Inclusive, um ponto positivo para se analisar é o crescimento constante desse segmento. Principalmente as conservas de frutas e vegetais vem crescendo ano após ano. Isso mostra o quanto esse setor pode ser interessante para investir.

A própria Associação Brasileira da Industria de Alimentos (ABIA) divulgou uma matéria mostrando que a venda de conservas teve um aumento de 12% em 2018. Com expectativa de crescimento também para os próximos anos.

Escolha o tipo de conserva para produzir


O primeiro passo para montar uma fábrica de conservas é definir os tipos de produtos que você irá produzir na sua pequena indústria.

Afinal existem empresas que se especializam em apenas um tipo de produto, como é o caso das conservas de palmitos. Enquanto outras oferecem uma grande diversidade de produtos para atender toda a demanda da região onde pretende atuar.

Veja alguns tipos de conservas que você poderá produzir:

  • Conservas de pimenta;
  • Cenoura;
  • Pepino;
  • Cebola;
  • Azeitona;
  • Pimentão;
  • Brócolis;
  • Milho;
  • Conservas mistas de legumes;
  • Ovos em conserva;
  • Feijão em conserva;
  • E muito mais…

Há ainda a possibilidade de preparar conservas mistas, que incluem vários produtos diferentes no mesmo pote e, por incrível que pareça, isso tem tido uma boa aceitação no mercado atual.

Outra boa oportunidade dentro desse segmento é montar uma fábrica de ovos de codorna em conserva. Esse é um negócio muito oportuno atualmente e ótimo para se trabalhar.

No entanto se você vai trabalhar com os ovos, a minha dica é focar somente nisso e não tentar diversificar muito os seus itens comercializados. Porque esse já é um nicho bastante complexo para trabalhar.

Após essa definição, monte seu plano de negócios com base nesse nicho que você quer trabalhar dentro do mercado de conservas. Esse planejamento irá lhe ajudar a ter uma visão completa do negócio e do que você precisará para tirar a ideia do papel.

Aprenda fazer conservas para vender


O processo de produção das conservas na sua pequena fábrica começa com o recebimento dos produtos diretamente dos fornecedores.

Em seguida você deverá descascar, lavar e cozinhar os produtos individualmente, para montar os potes e incluir os condimentos para manter seu alimento conservado pelo maior tempo possível.

É importante fazer também a esterilização dos potes de vidro que você irá utilizar. Bastando apenas ferver os recipientes dentro de uma panela com água e um pano de algodão no fundo para evitar que os potes se quebrem.

Você irá preparar também uma solução que será colocada nos potes após os produtos serem organizados em cada um deles. Essa solução será composta por água, sal e vinagre branco fermentado, que é o mais indicado para manter seus produtos conservados com o máximo de qualidade.

Inclusive, aqui nós já postamos um artigo ensinando fazer conserva de legumes para vender. Então vale a pena conferir se esse for o segmento que você quer atuar!

fábrica de conservas

Local para montar uma fábrica de conservas


Não é necessário investir em um espaço muito amplo para começar uma pequena indústria de conservas atualmente.

Portanto eu acredito que cerca de 100 m² já seja ideal para uma empresa pequena nesse ramo. Existe até mesmo uma grande quantidade de pessoas que começam a partir de casa, produzindo as conservas artesanais para vender.

No seu espaço interno, você precisará instalar pias apropriadas para lavagem dos produtos, mesas, prateleiras e a estrutura básica de uma cozinha, incluindo um fogão e acessórios básicos de trabalho.

A localização pode ser em um bairro tradicional de sua cidade, pois não há a necessidade de ser no centro comercial e muito menos em locais afastados. Então opte por um bairro de fácil acesso para trabalhar e receber suas matérias primas vindas dos fornecedores.

Equipamentos para fábrica de conservas


Para uma produção de forma mais artesanal, você não precisará investir em muitos equipamentos. Já que boa parte do trabalho será realizado de forma manual.

Porém mesmo assim existem algumas máquinas necessárias e equipamentos básicos que todo negócio do tipo vai precisar. Confira a seguir:

  • Lavador de frutas e verduras;
  • Mesa para seleção de produtos;
  • Tanque para esterilização;
  • Recravadeira (Máquina de envasar);
  • Cadeiras para trabalhar;
  • Mesa de rotulagem;
  • Computadores;
  • Carrinho para transporte das caixas;
  • Armários;
  • E outros itens…

Caso seu objetivo seja montar uma grande indústria, saiba que existem as linhas de produção completas.

Que são equipamentos que geralmente funcionam de forma automática e que facilitará muito o seu trabalho. Porém elas costumam ser bastante caras.

Faça a legalização do negócio de conservas


Agora que você já sabe, basicamente, por onde dar os primeiros passos para abrir a fábrica de conservas, a próxima etapa consiste na legalização dessa empresa.

Então consulte um contador de confiança para que ele lhe auxilie na solicitação do CNPJ, licença da prefeitura, alvará da vigilância sanitária e todos os outros detalhes burocráticos.

Afinal, como você irá comercializar alimentos, é fundamental ter tudo funcionando dentro das regras impostas pela ANVISA. Por isso, foque muito na boa higiene dos seus equipamentos e do local de produção, trabalhe com matéria prima de procedência e ofereça o que há de melhor para seus clientes.

Quem vai produzir conservas artesanais e vai iniciar de forma simples, poderá se formalizar como MEI. Porém é importante buscar o enquadramento correto, já que existe um CNAE apropriado para cada tipo de conserva que você vai produzir.

Quem vai produzir conservas de frutas, por exemplo, deve se enquadrar no CNAE 1031-7/00. Já quem vai produzir conservas de legumes e vegetais, exceto palmito, irá usar o CNAE 1032-5/99.

Se você tiver dúvidas sobre isso, recomendo procurar um contador em sua cidade ou o Sebrae, pois eles podem lhe dar a orientação correta para o tipo do seu negócio.

Procure fornecedores para sua fábrica


É de suma importância ter boas parcerias com fornecedores, de preferência que sejam da sua própria cidade de atuação. Pois isso valoriza bastante os agricultores da sua região e essa parceria acaba sendo boa tanto para a fábrica quanto para os produtores.

Até porque tudo isso diminuirá os seus custos, pois caso contrário terá que comprar as matérias primas de outros lugares, aumentando o seu gasto com o transporte.

Se você for produzir conservas em pequena quantidade, poderá comprar até mesmo na CEASA de seu município. Onde certamente encontrará uma grande quantidade de distribuidores de matérias primas para sua fábrica.

negócio de fabricação de conservas

Contratação de funcionários


A contratação de funcionários também será inevitável e mesmo sendo uma pequena fábrica de conservas, ainda sim dependerá de pessoas.

Pois existem diversos tipos de atividades nesse processo. Como cuidar da descasca, lavagem e corte dos produtos, embalamento, estoque e preparação de tudo o que for necessário.

Acredito que cerca de 4 pessoas seja ideal para uma fábrica iniciante, já um negócio de médio porte vai empregar mais de 10 pessoas. É necessário se planejar para isso desde o inicio.

Divulgação e venda das conservas fabricadas


O seu trabalho não termina quando conclui a produção de uma certa quantidade de conservas. Porque além disso você precisará vender os produtos fabricados.

Geralmente a melhor maneira é trabalhar diretamente com empresas revendedoras. Assim você terá uma parceria com supermercados, lojas de conservas, mercadinhos, lojas de produtos para churrasco e outros estabelecimentos.

Essas empresas vão comprar sua produção para revender direto ao consumidor final.

Para isso, o ideal é você ter representantes comerciais da sua empresa para ir até esses possíveis clientes oferecer os produtos e fechar os pedidos. É um processo a mais dentro da sua fábrica, mas que funcionará para atingir boas vendas.

Divulgação do negócio

Se tratando de divulgação, o mais importante nesse tipo de negócio é construir uma marca no mercado. Afinal, você precisará divulgar essa marca para que ela se torne popular.

Com a popularidade da marca e de seus produtos, a tendência é que as pessoas procurem para comprar nos mercados.

Então tudo isso facilitará no momento de vender sua produção para os mercados, já que seus produtos são populares e terão uma boa aceitação.

Vale a pena montar uma fábrica de conservas?


Com certeza compensa bastante investir nesse negócio, por ser um produto popular e vender bem em todos os lugares.

Porém é preciso saber desde já que existe uma concorrência acirrada no mercado. Tanto por parte de empresas que já se consolidaram quanto dos fabricantes de conservas artesanais. Então é um bom mercado, mas com concorrentes em grandes quantidades.

O seu principal meio de venda será o fornecimento dos produtos no atacado para supermercados, mercadinhos, atacadistas ou mesmo para estabelecimentos que vão utilizar suas conservas, como os restaurantes, por exemplo.

Portanto é necessário buscar parcerias com estes clientes para conseguir realizar entregas frequentes e manter seu negócio funcionando.

Fábrica de produtos em conserva dá dinheiro?


Essa é uma das perguntas mais comuns de quem está iniciando na área. A verdade é que dá dinheiro sim, mas é preciso trabalhar bastante, principalmente com foco em um produto de qualidade e construção de uma marca.

Tanto o faturamento quanto o lucro médio nesse tipo de negócio é muito variável. Porque depende de vários fatores diferentes.

Porém é estimado um faturamento médio mensal na faixa dos R$ 3 a R$ 10 mil Reais para pequenos fabricantes e acima de R$ 30 mil Reais por mês para quem já conseguiu uma clientela fiel para realizar suas entregas mensalmente.

A margem de lucro do negócio costuma ficar entre 20% e 35% do valor faturado.

Exemplo de sucesso com a produção de conservas


Um grande exemplo de empresa que obtém sucesso nesse ramo a bastante tempo é a “Linken Conservas“, fábrica que está localizada em Janaúba/MG.

Ela atua desde 1999 no mercado de forma oficial, mas as conservas já eram produzidas desde 1967. Com uma receita de família que foi passando por cada geração e assim surgiu o negócio de forma mais enxuta.

Segundo o Filipe Linck, que é o empresário responsável pela fábrica, a empresa começou de forma simples e no inicio vendia poucos potes de conservas por dia, mas ao decorrer do tempo foi crescendo e hoje a produção diária é de aproximadamente 1500 potes para conseguir suprir a demanda pelos produtos.

Como os representantes relatam, o segredo para o sucesso é o foco na qualidade das conservas, oferecendo sempre uma grande variedade com base em produtos da própria região com uma receita de família.

Além disso, esta empresa tem um processo de produção muito interessante que merece ser replicado por outros empreendedores que estão querendo montar uma fábrica de conservas, que é a logística reversa dos vidros de conservas.

Você poderá ver todos os detalhes nesta reportagem do Sebrae logo a seguir:

Agora é com você!


Até aqui eu compartilhei muitas dicas mostrando passo a passo tudo o que você precisa para iniciar sua fábrica. Agora depende de você correr atrás para colocar tudo isso em prática.

Aproveite e deixe seu comentário aqui. Me diga o que você acha desse negócio? Acredita que uma fábrica de conservas pode dar certo em sua cidade?

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

12 comentários

  • Boa Tarde
    José Neto.

    O Material é excelente.

    É possível você disponibilizar em PDF, para impressão?
    Grata

  • gostaria de saber se existe algum produto que coloca nas conserva que fazem elas durarem mais tempo sem estragar

  • Parabéns pela matéria. Vou montar uma em breve e as suas dicas foram muito valiosas. Abraço!

    • A

      Oi Itamar!
      Eu fico muito feliz por isso. Desejo muito sucesso no seu negócio e volte depois para nos contar como está indo o seu negócio.

      Abraços!

  • Bom dia

    Gostaria de saber como que faco para revender os produtos??

    Obrigada

    • A

      Oi Nayara!
      O objetivo desse artigo não é revenda das conservas, mas sim a montagem de uma fábrica na área. Então se você quer revender esse tipo de produto, precisará procurar alguma fábrica no ramo ou atacadista para comprar as conservas com preço de atacado.
      Assim você conseguirá revender e ter lucro.

  • Gostaria de saber os valores, quero revender porta a porta.

    • A

      Oi Reginaldo!
      Infelizmente eu não tenho como lhe passar valores de cada pote, porque isso depende das empresas produtoras. Mas se você quer revender porta a porta, o ideal é procurar alguma pequena fábrica em sua região para começar comprar e testar para ver se terá resultado vendendo dessa forma.
      Abraços e sucesso!

  • Josiane gorette costa

    Adorei as dicas

    • A

      Oi Josiane!
      Que maravilha saber que as dicas foram úteis para você. Fico muito feliz em ver que nosso conteúdo está ajudando mais pessoas.
      Abraços!

  • NAO é tao simples assim. muita concorrência. precisa fazer algo diferente e antes de tudo montar um plano de negocio

    • A

      Olá Rodrigo!
      Concordo com você e foi justamente isso que eu deixei claro no artigo.
      Eu expliquei que é um negócio lucrativo, mas bastante concorrido. Pois existem tanto as grandes empresas quanto as que produzem de forma caseira. Então é um ramo que tem surgido muitas empresas novas.
      O empreendedor que for iniciar na área precisa realmente buscar se diferenciar, assim como em qualquer outro negócio.

      Abraços e obrigado pela participação!

Deixe o seu comentário