No texto de hoje eu vou te apresentar alguns exemplos de cultura organizacional de uma empresa, mostrar a importância dela para o negócio e até contar alguns dos tipos que existem.
Tenho certeza que depois dessa leitura vai ser muito mais fácil construir o planejamento do seu negócio e encontrar valores que conectem seus colaboradores e te ajudem a conquistar todos os seus objetivos.
O que acha disso? Vem comigo e aproveita!
Entenda o que é cultura organizacional
Para mim, a definição de cultura organizacional poderia ser: Ela é a essência de um negócio. É um conjunto de hábitos, tarefas, processos, ideias e em alguns casos até regra. É como a empresa se comporta para chegar no objetivo maior.
Se ela quer ser líder no setor, como vai fazer isso? Mantendo um ambiente seguro para os seus funcionários, incentivando a participação deles nas ideias do negócio, criando um ambiente que ajude na criatividade, oferecendo bônus e qualquer outra coisa que some no todo, sabe? Esses são só exemplos.
Vai de coisas mais simples, como o tipo de vestimenta permitido, até coisas maiores, como a avaliação para promoções.
É como uma energia que rege todo o empreendimento. Pense nele como um ser vivo que tem suas próprias características, entende? Como qualidades e defeitos – até porque coisas ruins também acabam sendo parte da cultura.
Por que ela é importante?
Uma cultura organizacional bem construída, vai ajudar o seu negócio a se estabelecer bem no mercado e alcançar todos os objetivos e metas, ao mesmo tempo em que deixará os seus colaboradores felizes e motivados.
Pode parecer simples, mas a partir do momento que se constrói um time que acredita no que faz e que se sente valorizado, suas chances de sucesso são enormes. Os resultados são incríveis quando a gente junta pessoas felizes.
Sem falar que isso também colabora com o relacionamento direto com o cliente e a maneira que a marca é vista na sociedade.
Tipos de cultura
Existem alguns tipos de cultura organizacional pré definidas, que são necessárias em alguns modelos de negócio. Vou trazer algumas para que você conheça e se inspire:
Cultura forte
Normalmente é aquela onde as “regras” e valores são muito claros para todos os envolvidos com a marca e isso raramente muda com os anos. É algo que fica marcado mesmo, sabe? E que qualquer pessoa que olha a marca já pensa nessa essência.
Conservadora
Como o nome já diz é uma cultura que foca em tradição! Se o time está ganhando jogando de um jeito, eles não mexem. Isso gera uma sensação de estabilidade.
Resultados
O foco é incentivar resultados! Para isso, os funcionários recebem suporte para trabalhar da melhor maneira possível. Normalmente não existe uma regra específica e a liberdade aqui é um dos pilares.
Pessoas
O foco da empresa é o coletivo! Ela valoriza os seus profissionais como um todo, independente de cargo. Isso cria uma sensação de bem estar incrível e ajuda bastante nos resultados.
Confira alguns exemplos de cultura organizacional comuns
Durante a minha pesquisa para escrever esse texto eu consegui visualizar uma série de comportamentos e atitudes que estão presentes em corporações que fazem parte da sua cultura e eu trouxe uma lista aqui abaixo para você entender como isso está bem na nossa cara.
Lembrando que existem ações positivas e negativas dentro disso, hein?
Veja:
- Mandar mensagens para o cliente para saber como está indo o uso do produto e/ou serviço (o famoso pós venda);
- Ter horário de trabalho reduzido nas sextas-feiras;
- Poder usar roupa informal quando é preciso trabalhar no sábado;
- Ter uma sala de descanso com atividades divertidas, como vídeo games e até um totó;
- Realização de cursos e workshops para os funcionários;
- Quando o ambiente incentiva que os colaboradores deem ideias para resolução de qualquer demanda;
- Quando existem gratificações e bônus de acordo ao esforço de cada um.
Confira a cultura organizacional de empresas famosas
Para que você consiga entender ainda melhor, vou te mostrar quais exemplos de cultura organizacional dão certo para grandes marcas do mercado atual. Acho que se inspirar nos gigantes é um dos melhores caminhos para a gente chegar ao sucesso.
Tentei trazer aqui as empresas que possuem uma preocupação realmente significativa nesse sentido.
Confira abaixo:
Coca-Cola
A marca de refrigerantes foca em incentivar paixão, colaboração, qualidade, responsabilidade e liderança. Sua cultura tem como foco a inclusão e a diversidade. Ela trabalha para atrair e manter talentos e otimizar processos, tudo isso baseado em pilares como a criação, regulação, avaliação e articulação.
Disney
Walt Disney foi um visionário e ele implementou uma cultura muito forte e rica no seu negócio. Um dos focos dele era manter um ambiente sempre limpo e fez com que todo funcionário se sentisse responsável por isso.
Além disso, ele focou em conseguir fãs e não clientes, o que fez toda a diferença para a marca. O trabalho é realizado com tanto capricho, com tanta felicidade, que as pessoas simplesmente se apaixonam.
Outro ponto importante é que a empresa aposta na valorização dos seus colaboradores e trata eles como clientes também. Isso é o grande segredo do sucesso! Além de trabalhar para oferecer um ambiente profissional feliz, autônomo e com reconhecimento de esforço, ela promove a criatividade e monta sistemas de recompensa.
A gente não pode negar o tamanho que o Google tem, não é? Se você já assistiu filmes sobre a empresa, eu tenho certeza que ficou de boca aberta quando viu a forma “livre” que as pessoas de lá trabalham. Para mim esse é um dos melhores exemplos de cultura organizacional do mundo!
A empresa foca em descentralização (dando voz a quem mais influencia, independente de cargo), criatividade (com um ambiente propício para isso), valores compartilhados, mentalidade de crescimento e propósito claro!
Netflix
O foco da cultura organizacional da Netflix é a liberdade e a responsabilidade. Ela estimula que seus funcionários sejam autônomos e cria uma gestão baseada nos resultados que eles conseguem. Não importa a decisão que os funcionários vão tomar, eles arcarão com as consequências, sejam elas boas ou más, afinal são adultos.
A empresa também toma decisões de forma coletiva para incentivar a participação de todos. É uma forma de mostrar que o que todo mundo fala e pensa por lá é importante, não só os que possuem cargos mais altos, entende? Isso gera uma sensação interessante de pertencimento.
Leia também: Exemplos de políticas internas de uma empresa
Defina já o seu negócio!
Com tantas informações e exemplos de cultura organizacional de uma empresa, eu acho que você consegue pensar melhor sobre os caminhos que o seu negócio deve tomar.
Agradeço demais a sua companhia por hoje e fico na torcida para que dê tudo certo por aí.
Um grande abraço e até mais!
Deixe um comentário