Eventos para arrecadar dinheiro: 8 Ideias para angariar fundos

Publicado por Jéssica Trabuco em 17 de maio de 2023

Se você está procurando ideias de eventos para arrecadar dinheiro, aqui eu vou mostrar 8 tipos de eventos para angariar fundos que vale a pena organizar!

A necessidade de arrecadar dinheiro pode surgir pelos mais variados motivos. Seja para um tratamento médico, uma formatura, uma ONG que precisa de recursos e até mesmo para uma igreja.

Talvez você esteja nesse momento à frente disso e tentando achar ideias criativas para arrecadar dinheiro. Então saiba que organizar eventos para angariar fundos é uma ótima opção e costuma dar ótimos resultados.

Por isso, eu decidi explicar mais detalhadamente a seguir. Vou te mostrar como iniciar e quais tipos de eventos para arrecadar dinheiro vale a pena fazer atualmente:

8 ideias de eventos para arrecadar dinheiro

Ideias de eventos para arrecadar dinheiro

A seguir, eu irei destacar algumas ideias de eventos para angariar fundos que você pode realizar. São eventos tradicionais que costumam gerar dinheiro a muito tempo para quem precisa desse tipo de ajuda.

Então avalie as opções, veja quais se encaixa melhor ao seu perfil e às necessidades que está tendo antes de iniciar.

Veja 8 melhores ideias de eventos para arrecadar dinheiro:

1. Faça uma Festa para arrecadar dinheiro

Este é o tipo mais clássico de evento para arrecadar dinheiro, e também, claro, um dos mais eficientes. As festas, na verdade, se ramificam em vários tipos diferentes, mas costumam dar certo porque garantem diversão e – a gente sabe, né – isso atrai muita gente.

As festas podem ser estilo balada, com ou sem DJ, mas com muita música, pista de dança e bebidas de vários tipos.

Ah! Falando em bebidas, você também pode usar isso, além do valor do ingresso, para arrecadar fundos: compre as bebidas diretamente da distribuidora para conseguir lucrar com a venda delas (talvez você não saiba, mas você pode comprar cerveja direto da Ambev!).

Além desse tipo de festa, você pode optar por festas à fantasia, ou festas temáticas, como festa de São João, de Natal, Páscoa etc. – claro que não nas datas certas de cada uma delas, pois elas já têm um sentido próprio e não cairia bem usá-las com um intuito mais próprio, não é verdade?

2. Faça um Leilão para angariar fundos

Se você possui ou acha que consegue arrecadar bons itens para leiloar, essa pode ser uma boa forma de se arrecadar dinheiro. Lembre-se de colocar valores equivalentes: nem muito abaixo, nem muito acima do valor real que cada produto tem.

Esse tipo de leilão pode acontecer com itens para casa, roupas e até mesmo com comidas. Inclusive, na região nordeste é muito comum acontecer leilões para arrecadar dinheiro onde os produtos costumam ser comidas e bebidas prontas.

3. Organize um Almoço, Churrasco ou Jantar beneficente

Mais uma boa maneira de se arrecadar fundos é fazendo um almoço, um churrasco ou um jantar, daqueles grandes que vem todo mundo – família, amigos e agregados.

Há algumas formas de se arrecadar dinheiro com este tipo de evento: você pode, por exemplo, usar um caderno próprio (um daqueles de uma matéria já serve), para que as pessoas assinem e coloquem ao lado de seus respectivos nomes a quantia a ser doada, e/ou, uma urna com envelopes vazios ao lado onde as pessoas podem depositar o dinheiro e se identificar ou não.

4. Organize uma Corrida ou Caminhada

A famosa corrida beneficente já é um sucesso nos mais diversos âmbitos e instituições que buscam arrecadar dinheiro. Ela é divertida e uma das partes mais legais é que todo mundo entra na brincadeira: crianças, jovens, adultos e idosos!

Portanto, é uma ótima opção de evento para você organizar em sua cidade. Dá até mesmo para conseguir patrocínios para o evento ou ajuda da prefeitura municipal. Assim você gasta o mínimo possível para organizar o evento.

5. Faça uma gincana para arrecadar dinheiro

Essa é uma das ideias de eventos para arrecadar dinheiro que eu mais gosto. Assim como a corrida, a gincana é um tipo de evento que reúne pessoas de todo tipo de idade para se divertirem à beça!

Lembre-se de organizar times ou equipes e oferecer premiações como medalhas ou troféus!

6. Organize um Bingo

Não é novidade alguma que o bingo agrada a todo mundo, mas a depender do público, este é de fato o tipo ideal de evento para se arrecadar dinheiro.

Tenha bons brindes, itens que interessem a todo tipo de público – ou pelo menos que sejam diversificados o suficiente para agradar o público que você deseja convidar para o seu evento.

7. Faça um Show de Talentos

Este modo de arrecadação de fundos também é bastante divertido e atrai muita gente. Este tipo de evento é ideal para quem deseja chamar um público mais amplo, que não seja apenas de pessoas dos seus círculos sociais de amigos, colegas de trabalho e família, por exemplo.

Você pode cobrar por inscrição e fazer um evento onde as pessoas possam mostrar seus talentos, que podem ser, musicais, de dança, teatro, mágica ou o que for!

8. Feijoada beneficente

Esse é outro tipo de evento muito comum em alguns lugares e que pode ser uma excelente opção para você também.

Basicamente, a feijoada beneficente acontece em algum lugar bem espaçoso, onde a comida é preparada e vendida em porções para as pessoas. Assim, quem deseja ajudar compra os bilhetes que dá direito a comer a feijoada no local ou levar para casa.

Geralmente, no local também são vendidas bebidas e sobremesas. Além de ter algum show ao vivo para animar o pessoal e atrair bastante gente.

eventos para arrecadar dinheiro

Tenha o objetivo da arrecadação de dinheiro bem definido

Antes mesmo de pensar em qual tipo de evento investir seus esforços para arrecadar dinheiro, tenha bem definido o objetivo para esse fundo que será levantado.

Isso é de extrema importância por alguns motivos, os principais deles são:

  • A transparência sua e do seu evento para as pessoas que estarão fazendo as doações;
  • A quantia estipulada de dinheiro que você precisa arrecadar;
  • O tipo de evento mais adequado para a quantia a ser arrecadada e para o perfil do público que irá participar do evento;
  • E, claro, saber exatamente onde, como e quando você irá aplicar esse dinheiro arrecadado.

É crucial, para que você tenha sucesso e consiga arrecadar dinheiro com o seu evento, que você seja transparente com as pessoas que serão responsáveis por essas doações.

Isso quer dizer que é muitíssimo importante que essas pessoas saibam para quê exatamente estão doando – inclusive, isso normalmente serve como motivação para as doações, então use isso também a seu favor!

Já está implícito, mas é sempre bom reforçar: seja sempre sincero e não decepcione essas pessoas, quando falamos de arrecadar dinheiro, as pessoas querem saber para quê estão colaborando e que estão fazendo alguma diferença positiva.

Dicas de como organizar eventos para angariar fundos

Agora que você já conheceu alguns bons exemplos de eventos para arrecadar dinheiro, veja 6 dicas simples e fáceis que vão te ajudar a organizar qualquer um que escolha.

Observe abaixo:

  1. Como falei acima, o primeiro passo é definir quanto exatamente você irá precisar arrecadar.
  2. Tendo isso definido, é hora de analisar quais públicos você deseja ou imagina que pode atingir de acordo com a região em que você vive ou com o objetivo de aplicação dessa verba a ser arrecadada.
  3. Esses passos te levarão a saber que (ou quais) tipo de evento você poderá realizar de acordo com estes dois pontos (valor a arrecadar e público doador) – já que alguns tipos de evento conseguem arrecadar mais dinheiro do que outros, mas também acabam exigindo mais ou menos esforço e investimento na hora de organizar.
  4. Neste ponto, é crucial pensar com muita cautela em todo o investimento que será necessário para toda a organização do evento, lembre de custos como aluguel de espaço, de equipamentos, comes e bebes, possíveis serviços a serem contratados, prêmios etc.
  5. Após ter toda a base orçamentária do investimento a ser feito definida, você precisará colocar estes custos nos ingressos e/ou bebidas (no caso de você realizar uma festa, como falamos lá em cima), e acrescentar o valor que você estipulou lá no passo 1, para arrecadação.
  6. O passo 5 te dará a chave para saber quantos ingressos você deverá disponibilizar e vender para conseguir esse valor necessário – lembrando sempre de deixar valores chamativos para que as pessoas realmente comprem, caso contrário, seu evento poderá não ter pessoas o suficiente e isso poderá implicar em um prejuízo para você (exatamente o contrário do que a gente quer, não é verdade?).

  1. Como arrecadar dinheiro em festas?

    É possível arrecadar dinheiro em festas de várias formas. Uma das mais comuns é através da venda de ingressos para o evento. Mas também é possível angariar fundos com a venda de bebidas e comidas, aluguel de espaço para barracas, brinquedos para diversão e até mesmo com a venda de fotos.

  2. Como divulgar eventos beneficentes?

    A divulgação de eventos do tipo pode ser feita através de programas de rádio locais, divulgação nas redes sociais e até mesmo carros de som. Esses costumam ser os meios mais eficientes para divulgar seu evento beneficente.


Conteúdo Recomendado:

Agora chegou a sua hora de planejar tudo e começar organizar seu evento para arrecadar fundos. Até aqui eu compartilhei várias dicas muito úteis para realizar eventos beneficentes com sucesso. Espero que tenha gostado!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

2 comentários

Deixe o seu comentário