Equipamentos para peixaria: Saiba o que você precisa para começar

Precisa saber quais são os equipamentos para peixaria que você tem que comprar para montar o seu negócio? Então você vai gostar do que vai encontrar por aqui! Preparei um artigo especial só para te preparar para isso.

Talvez por parecer algo tão simples, é muito difícil encontrar informações mais completas sobre esse tema. Foi por isso que a nossa equipe colocou ele na pauta e vai vir te apresentar da melhor maneira possível.

O objetivo desse texto é que você não deixe passar nenhum dos equipamentos para peixaria que são especiais. Sem falar que é importante também que você compreenda as condições do equipamento e que tem que fazer um investimento que esteja dentro da sua realidade.

Dá para montar uma peixaria pequena ou grande, mas independente de como ela seja você precisa de dedicação, trabalho duro e compreender o negócio totalmente.

Se você quer começar o seu negócio da forma correta, continue na leitura comigo até o final que eu tenho certeza que depois disso você saberá o próximo passo.

A importância dos equipamentos para peixaria


Ideias de equipamentos para peixaria

Qualquer tipo de negócio possui equipamentos específicos que colaboram com a atividade. Se é um jornalista, precisa de um notebook e de um bloquinho de papel e caneta, se é um engenheiro precisa da calculadora… É assim que as coisas funcionam.

Em uma peixaria você precisa de equipamentos e estrutura capaz de atender à necessidade do seu cliente. Você terá que armazenar bem os peixes e ter uma área onde pode descamá-los e prepara-los para a venda direta ao consumidor final.

Esse é um tipo de produto que é preciso ter o máximo de cuidado possível. Totalmente perecível, se você não tiver as condições necessárias para mantê-lo pode causar estragos relevantes na vida de quem o consumir.

Consegue compreender isso? Sem comprar os equipamentos para peixaria você não vai conseguir tirar o seu negócio do papel e trabalhar com ele. Esse é um passo básico e fundamental para montar uma peixaria e você não pode pular.

Leia também: Como montar uma distribuidora de pescados

Precisamos falar sobre a estrutura


Os equipamentos para peixaria fazem parte da sua estrutura física. Por conta disso resolvi falar primeiro de alguns pontos importantes antes de te apresentar os equipamentos em si. Existem alguns pontos sobre a estrutura que envolvem os equipamentos e você precisa estar ciente.

A primeira coisa é: A sua peixaria precisa ser estruturada de acordo com as exigências dos órgãos responsáveis locais. Entre eles estão a Associação Brasileira de Supermercados, a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca e a Vigilância Sanitária.

Existem algumas recomendações gerais que você precisa seguir e eu trouxe algumas delas para você conhecer.

Observe:

  • Os pisos, paredes e tetos precisam ser de cor clara e de materiais resistentes à água;
  • O piso precisa ter declínio adequado para que a água escorra até os ralos;
  • Todos os equipamentos para peixaria devem ser de material que não transmita substância tóxica, sabores ou odores;
  • É preciso que o espaço tenha área para exposição dos produtos em freezers, balcões e que também tenha espaço para câmara frigorífica, banheiro, área de colocação de lixo e área de produção.

Equipamentos para peixaria: O que você precisa para a sua área produtiva


Agora eu vou te mostrar quais são os equipamentos para peixaria que você vai usar para a parte de produção e venda dos produtos.

Essa é a parte em que você precisa ter mais cuidado e mais atenção. É onde você vai investir mais, mas é o que te gera faturamento diretamente. Lembrando que a lista de equipamentos que você verá aqui tem como base os dados do Sebrae.

Veja os principais equipamentos para peixaria que serão necessários:

  • Mesa de apoio;
  • Mesa de limpeza dos peixes;
  • Ilha para congelados;
  • Balança eletrônica;
  • Balcão frigorífico;
  • 2 ou 3 freezers;
  • Utensílios para corte, limpeza e acondicionamento;
  • Bancada de inox;
  • Descamadores de peixe.

Lembrando que a quantidade que você vai precisar de cada equipamento vai depender exclusivamente do tipo de estrutura que você quer montar e da capacidade de produção que quer ter.

equipamentos para montar uma peixaria

Equipamentos para peixaria: Área administrativa


Não dá para montar uma peixaria sem se lembrar da parte administrativa também. Você precisa ter um espaço separado para cuidar das suas contas, estratégias, ligações com fornecedores e clientes e todas essas coisas que não fazem parte da produção em si.

Trouxe para você uma lista com alguns dos equipamentos para peixaria que são essenciais, porém voltados para a área administrativa do negócio:

  • 1 computador;
  • 1 impressora;
  • 3 cadeiras;
  • 1 mesa;
  • 1 arquivo ou armário;
  • 2 aparelhos telefônicos;
  • 1 máquina registradora;
  • 1 emissor de cupom fiscal.

Equipamentos novos ou usados?


Essa é uma pergunta muito comum na hora de montar a estrutura física de qualquer tipo de negócio. Será que dá para comprar equipamentos para peixaria usados? A gente precisa mesmo falar sobre isso.

Como eu já falei anteriormente aqui no texto, os peixes são produtos perecíveis e para montar um negócio como esse você precisa seguir algumas exigências dos órgãos responsáveis da sua região.

Por questão de segurança, eu aconselho que você não compre produtos menores que já foram utilizados, como descamador e mesas, por exemplo.

O que eu acho que você pode comprar usado, mas se estiver em boas condições, são os freezers e até a balança. Só que você precisa se certificar de que eles realmente estão em boas condições para uso. Antes de fechar a compra analise tudo.

Até porque existe muita gente de má fé por aí que dá um jeito para que o defeito fique escondido e é só depois que você compra que você vê o estrago. Então tome cuidado!

Leia também: Como abrir uma peixaria delivery

Monte o negócio de acordo com as suas possibilidades


Tem muita gente por aí que só quer montar um negócio se ele já for grande, sabe? Se já tiver muito espaço, muita gente trabalho, muita estrutura e tudo o mais que a gente vê em empresas que já tem muito tempo no mercado.

Acredite: o mais importante é começar! Não importa se você não tem muito dinheiro para isso, comece pequeno, de acordo com as suas possibilidades e compense isso com muito trabalho, estudo na área e dedicação.

Agora você já sabe quais são os equipamentos para peixaria que tem que comprar, pense em como vai fazer o seu projeto! Pesquise bastante na sua região e corra atrás dos melhores preços.

Não deixe de começar o seu sonho porque ele vai começar pequeno. O importante é pensar grande e lutar para que ele se torne assim. Você consegue!

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

9 comentários

  • Marcos Andre

    Estou começando a minha com menos de 5mil já trabalhei com venda de peixe a grosso e e um ótimo negócio ainda mais agora com o preço da carne lá em cima

  • Alice Martins

    Moro em Angola, comecei a construir uma peixaria, tenho dificuldade em montar e como conseguir os equipamentos para montagem.

  • Quer um sócio?
    Qual sua cidade?

  • Paulo Sergio dos Santos Mendes

    Tenho dois anos querendo abrir uma pequena peixaria mas não consigo por falta de recursos financeiros. Estou mim estruturando comprando todos os materiais e guardando em um pequeno espaço. Ate concluí o meu objetivo

  • Meire Brito m

    Quero montar uma peixaria e não
    Tenho experiência nenhuma !!

  • Tambem não sei os material de trabalho necessário

  • Atual memte moro em são paulo mais so de alagoas quero momta uma peixaria mais não tenho experiência

  • Foi muito bom o conteúdo! Quero abrir uma peixaria pequena em Angola, entretanto ando a pesquisar preços e equipamentos! Com este conteúdo já deu para ter uma noção maior sobre aquilo que preciso!
    Obrigado

  • Heráclito Feitosa Viana Filho

    Tenho local próprio, um espaço de 160mts quadrados e estou com dificuldade em comprar equipamentos pois não sei quais. pretendo trabalhar com peixes de agua doce e frutos do mar em geral. e já ouvi falar que a armazenagem sao diferentes. Estou precisando de uma assessória se puderem me indicar alguma posso combinar valores. moro em Marabá – Pa

Deixe o seu comentário