Equipamentos para loja de produtos naturais: 12 itens necessários

Publicado por Jéssica Trabuco em 28 de julho de 2021

Neste artigo vou te apresentar 12 equipamentos para loja de produtos naturais que não podem faltar no seu espaço.

Abaixo vou falar um pouco de cada um deles, além de trazer uma listinha com equipamentos adicionais que você pode adquirir com o tempo e quatro fornecedores para começar a fazer seus orçamentos o quanto antes.

Veja o que precisa para montar sua loja de produtos naturais totalmente equipada:

Equipamentos para loja de produtos naturais

1. Caixa para loja


O caixa ou módulo gaveteiro é necessário para abrir loja de produtos naturais e qualquer outro tipo de loja que existe no mercado. 

Nele é guardado todo o dinheiro do estabelecimento ou cerca de 80% dele. Ele pode ser manual ou automático. 

No manual você tem uma chave e todas as vezes que precisa guardar o dinheiro ou pegar um troco, basta abrir.

Já o automático funciona através de comando no computador, onde algum código de barra precisa ser lido para que o sistema entenda que existe alguma transação a ser feita. Depois disso é só selecionar a opção de pagamento em dinheiro e finalizar a compra. 

2. Gôndolas para produtos naturais


As gôndolas são prateleiras que ficam integradas em um móvel central, sendo indicada para ficar ao centro da loja ou colada com paredes. 

Costuma ser um equipamento bem espaçoso e por conta disso não é muito indicado para estabelecimentos com área pequena. 

3. Prateleiras


As prateleiras para lojas de produtos naturais podem ser de vários tamanhos e possuem instalação individual, podendo ser posicionadas em qualquer parte do estabelecimento. 

Elas facilitam muito a arrumação interna e exposição dos produtos que precisam ficar em destaque. 

4. Ganchos


Os ganchinhos são excelentes opções para pendurar sacos e pacotes que podem ser dos seus fornecedores ou podem ser apenas demonstrativos dos produtos a granel que você vende no estabelecimento. 

Ele pode ficar distribuído por toda a loja ou ficar atrás do balcão do caixa com snacks fitness como bananinha e batatinhas chips assadas. 

5. Balcão de atendimento


O balcão para loja de produtos naturais vai funcionar como uma divisória entre o espaço do registro dos produtos e o restante da loja. 

Além de ajudar a delimitar o espaço, ele acaba estabelecendo uma barreira física que dá mais proteção ao atendente. Ele pode ter vitrine de vidro abaixo ou ser opaco e ter algumas propagandas de produtos, promoções e marcas. 

6. Balança


A balança indicada para esse estabelecimento é a digital, já que a analógica não consegue ser precisa nos miligramas do produto. Inclusive a precificação dos produtos a granel deve ser calculada baseada na miligrama, para que o cálculo do quilo fique certinho. 

O ideal é que a balança tenha memória para registro dos preços dos produtos e cálculo automático, mas se você for começar com pouca grana, dá para utilizar a mais básica e fazer a soma com auxílio de uma calculadora. 

7. Dispenser gravitacional


O dispenser para loja de produtos naturais é simples e prático, mas é indicado apenas para grãos e itens que tenham uma densidade um pouquinho alta, para facilitar o fluxo vertical. 

Ele costuma ser muito usado para a venda de café moído ou torrado, amendoim torrado e caramelizado, castanha-de-caju e outros produtos a granel. 

Lembrando que ele não é a melhor opção para produtos como banana chips, porque podem ficar muito quebradas ou a castanha do Pará que pode ficar emperrada na saída. 

8. Expositor de acrílico/plástico


Expositor para loja de produtos naturais

São os expositores mais comuns em lojas como essa. Eles são utilizados para o acondicionamento do que será vendido a granel, desde bananas chips a grãos dos mais diversos. 

Existem de diversos tamanhos e formatos e eu acho que o melhor a se fazer é ter um projeto em mente do ambiente interno para depois escolher o tipo de expositor que vai te dar maior praticidade e aproveitamento do espaço.

9. Expositor refrigerado


O expositor para loja de produtos naturais pode ser comum ou refrigerado, sendo que o refrigerado é mais indicado para o armazenamento de produtos como iogurte natural e light, queijos branco, sucos detox, sucos naturais e até açaí.

10. Máquina de cartão


Nos tempos de hoje até para lucrar como vendedor ambulante é preciso ter uma maquininha de cartão, já que as pessoas não costumam andar com dinheiro para cima e para baixo. 

O único cuidado que você precisa ter é para adquirir uma máquina que aceite a maioria das bandeiras de cartão e que cobre taxas baixas, tanto de aquisição, quanto em relação às transações realizadas no estabelecimento. 

11. Computador


O computador otimiza o atendimento e minimiza a margem de erros na hora do registro de produtos e cálculos. Se quiser economizar, dá para procurar por um usado na OLX que tenha memória suficiente para atender ao software que será instalado nele. 

12. Suporte para sacos


O suporte para sacos é necessário para que os saquinhos fiquem posicionados em locais estratégicos, com fácil acesso dos clientes e boa visibilidade.

Isso garante a autonomia dos consumidores de colocarem a quantidade e tipo de produtos a granel de sua preferência e pesarem, fazendo ajustes de acordo com o orçamento. 

Veja uma listinha com alguns equipamentos adicionais


Os equipamentos clássicos são aqueles que não podem faltar no seu estabelecimento, mas a tendência de um negócio bem gerido é que ele cresça mais e mais a cada dia. 

Por conta disso, abaixo trago alguns equipamentos adicionais e acessórios para loja de produtos naturais, que você pode adquirir à medida em que a empresa for prosperando 

Veja:

  • Vitrine estufa: Para a venda de salgados fitness;
  • Cafeteira: Para fazer um cafézinho na hora;
  • Liquidificador: Para o preparo de sucos na hora;
  • Fatiador: Para fatiar peito de peru defumado, queijos e outros produtos;
  • Cestinhas e carrinhos de compras;
  • Câmeras de segurança.

Monte uma loja de produtos naturais bem equipada!


Agora que você conheceu os equipamentos para loja de produtos naturais que precisa investir, faça uma pesquisa completa de preços e qualidade e estruture seu negócio com o melhor do mercado.

Espero que você tenha esclarecido todas as dúvidas e que consiga montar seu espaço de forma inteligente.

Te encontro no próximo artigo! Abraços!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário