Investir nem sempre é um processo cronometrado, muito menos, um processo com retorno garantido a curto prazo. Algumas pessoas podem manter as mesmas empresas por anos, enquanto outras preferem negociar e vender com frequência para receber os lucros mais rápido. Essa diferença, porém, pode fazer o investidor se questionar sobre o retorno de investimento de uma empresa.
Veja também: Investimento inicial para loja de roupas online
O que é payback?
No mercado, é chamado de “payback”, o tempo do retorno de investimento de uma empresa. O termo em português significa “retorno”, ou seja, ele é usado para medir o tempo necessário para que um ativo retorne para recuperar o dinheiro investido na empresa ou projeto.
O “payback” apesar de ser fácil de entender, torna-se limitado, uma vez que não leva em consideração as variáveis que podem impactar os cálculos. No entanto, para calcular basta pegar o valor que foi investido e dividir pelo fluxo de caixa no período que deseja se basear.
Como dito anteriormente, existem limitações do cálculo do prazo de retorno do investimento, uma vez que, é impossível definir com exatidão o tempo necessário para a volta do que foi investido. O valor que o “payback” calcula é apenas uma projeção sobre o lucro.
Em quanto tempo uma empresa dá lucro?
Sabemos que para ter lucro em uma empresa precisa contar inúmeros fatores: o investimento necessário pra dar início ao negócio, o potencial do seu produto no mercado, a prática adotada pelos sócios da empresa, entre outros.
As empresas – como um todo – sempre têm aqueles dias de prejuízos, afinal, são raríssimos os casos onde nunca aconteceu um descontentamento relacionado ao lucro do negócio. O normal é que, para um maior lucro, precisa ter em média três a quatro meses de empresa no mercado até começar a ter um retorno significativo, após alcançar um ponto de equilíbrio.
Ter em mente que é um processo lento e requer tempo é a chave do sucesso. Separamos algumas dicas que podem te ajudar no processo do seu negócio mesmo com pouco dinheiro. Por isso, separamos alguns tópicos para que você consiga manter a calma perante os resultados da empresa.
- Seja paciente – estudar as empresas com o mesmo segmento que o seu pode te ajudar a encontrar uma média que deve ser atingida nas vendas, no entanto, é necessário exercitar a paciência e a resiliência, já que, nem sempre os valores vão ser corretos.
- Foque nas vendas – para ter boa visibilidade, você precisa trabalhar em cima do marketing e estratégias de publicidades, afinal, esses dois tópicos são a porta de entrada para o cliente conhecer seu negócio, mostre as vantagens e os meios de comprar na sua empresa.
- Faça uma boa gestão – o atendimento ao cliente é o reflexo da gestão, se a gestão é boa, consequentemente o atendimento será exemplar, o fluxo de caixa será bem administrado e trará bons resultados.
Retorno de investimento de uma padaria
Uma das poucas certezas que temos é: o pão faz parte do nosso dia a dia. Quando falamos de investir em uma padaria, já podemos imaginar que é um lugar que tem demanda do público, visto que, os produtos presentes em uma panificadora são produtos base para um café da manhã, da noite ou até mesmo, um lanche da tarde.
De acordo com pesquisas, no último ano, o setor de padaria teve crescimento de 2,65% com um faturamento médio de 95,08 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Panificação e Confeitaria (ABIP). Dados do setor, afirmam que o retorno de investimento pode ser alcançado em cerca de dois a três anos. Além do que, a margem de lucro conta entorno de 20% – logo, se a padaria tiver uma boa capacidade de vendas, o lucro será consideravelmente bom.
Gerir uma padaria dá lucro, porém, como qualquer outro negócio, é necessária uma boa administração, uma maior diversidade de produtos, ter uma boa localização, bons equipamentos e uma boa equipe.
Retorno de investimento de uma loja de roupas
Montar uma loja de roupas pode ser o sonho de muitas pessoas. Porém, tirar esse papel do projeto requer coragem e persistência, já que, precisará escolher um bom ponto comercial (caso seja uma loja física,) ou ter uma boa agência de publicidade (se for uma loja virtual), identificar o público alvo e achar um bom fornecedor das peças.
Apesar do comércio varejista passar por fases sazonais, ainda se mantém em crescimento. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o setor teve aumento de 1,8% em janeiro de 2019 em relação ao ano anterior.
O conselho é: comece aos poucos, com um investimento menor e cresça de acordo com a demanda dos clientes. Todavia, não existe uma resposta concreta de quanto tempo sua loja de roupas levará para dar lucro. Especialistas da área, afirmam que, o mais comum é que precisem de aproximadamente seis meses a um ano para gerar um lucro concreto.
Por isso, ao abrir um negócio é preciso estudar, organizar e depois partir para o projeto fora do papel.
Deixe um comentário