6 Maiores empresas de games do Brasil

Publicado por Lidia Massari em 18 de julho de 2023

As maiores empresas de games do Brasil são um prato cheio para novos empreendedores, desenvolvedores e investidores. Afinal, o mercado está aquecido.

Ao longo de muitos anos os games foram considerados mero lazer, uma distração passageira para momentos de tédio. No entanto, nos últimos anos a indústria de games se tornou uma gigante bilionária, inclusive no Brasil.

Neste conteúdo mostrarei mais da indústria de games no Brasil, com exemplos práticos e inspiradores. Confira a leitura e segura o queixo, a coisa está surpreendente!

Conheças as 6 maiores empresas de games do Brasil

As maiores empresas de games do Brasil variam bastante, mas as principais são Wildlife, Aquiris, Afterverse, Kokku, PUGA e Fanatee. Pronto, revelei o segredo, mas como você se liga nas novidades, certamente sabe que tem mais por trás disso, né?

Primeiro, a indústria de games no Brasil movimentou mais de 2,3 bilhões de dólares em 2022, sabia disso? Não? Logo, você provavelmente não sabe que o Brasil é o maior mercado da América Latina e o 12° do mundo?

Pois é, a “brincadeira de criança” deixou de ser um refúgio e virou uma das indústrias que mais crescem atualmente. Está pensando em montar uma produtora de games? Então, as empresas a seguir são uma leitura obrigatória!

1. Wildlife Studios

Se você é das antigas, naturalmente já deve ter ouvido falar da TGF, né? Essa empresa, por sua vez, era a Top Free Games, fundada em 2011. A companhia foi responsável por um dos jogos mais viciantes da época, o “Racing Penguin”.

Tempos depois a TGF se transformou na Wildlife Studios, mas manteve a mesma essência e sede de transformar os jogos. Não à toa, ela é uma das 10 maiores empresas de games focadas em dispositivos móveis, mas a nível global. Saiba mais em números:

  • Hoje são mais de 800 colaboradores ao redor do mundo.
  • A empresa soma mais de 3 bilhões de downloads.
  • Seu portfólio é composto por 60 games icônicos.
  • A empresa possui 8 escritórios em todo o mundo, como Estados Unidos, Irlanda, Argentina e Suécia.

O mais bacana do estúdio é que eles têm diferentes vagas para quem procura entrar nesse valioso mercado. Acesse o site da Wildlife Studios para saber mais: www.wildlifestudios.com.

2. Aquiris Game Studio

É quase um pecado falar das maiores empresas de games brasileiras e deixar a Aquiris de fora da roda. Isso porque eles são um dos principais estúdios de jogos no Brasil, onde a sua fundação aconteceu ainda em 2007. E por que eu falo ainda?

Simplesmente porque em 2007, a indústria brasileira de games dava seus primeiros passos no mercado. Logo, ela foi fundada por Amilton Diesel, Israel Mendes e Mauricio Longoni, que romperam através de projetos de realidade virtual e advergames.

O advergame é aquele jogo criado para o mobile que tem o propósito de divulgar e promover marcas exclusivas. Nesse contexto, o sucesso foi tão grande, que o estúdio coleciona premiações em diversas categorias e jogos que marcaram, como:

  • The Adventure Maker – Wonderbox
  • Horizon Chase Turbo
  • Horizon Chase 2
  • Senna Forever
  • Looney Tunes – World of Mayhem

Até aqui você viu informações a que todos têm acesso, né? Mas o que você talvez não saiba sobre a Aquiris, é que a empresa foi comprada pela Epic Games.

A Epic é uma desenvolvedora gigantesca no mercado, com sucessos como Fortnite, Unreal, Gears of War, Shadow Complex, entre outros. Portanto, a Aquiris demonstrou na prática o que realmente é “passar de fase”, hein?

Informações de contato da empresa

3. Afterverse

maiores empresas de games do Brasil

O grande destaque dessa terceira empresa de games no Brasil, é o foco no metaverso. Isso mesmo, a Afterverse é um estúdio recente e surgiu através da plataforma de conteúdo voltada para crianças, a PlayKids.

Essa plataforma é propriedade do Grupo Movile, que conseguiu emplacar um sucesso ainda em 2019, com o jogo Crafty Lands. Pouco tempo depois, foi a vez do “PK XD” assegurar um lugar entre a criançada, pois é um metaverso infantil.

Por conseguinte, a Afterverse foi a resposta para assegurar mais lançamentos e inovação na indústria dos games. Então, atualmente o estúdio tem independência da Movile, o que possibilita a margem necessária para explorar a criatividade da equipe.

Um diferencial deste estúdio é a ampla abertura aos criadores de conteúdo, parcerias e até suporte aos usuários, acesse: www.afterverse.com/pt.

4. PUGA Studios

Na quarta posição, a PUGA Studios segue numa pegada ultra diferenciada, pois, acredite se quiser, eles não têm jogos desenvolvidos. “Nossa, mas como assim, eles não são uma das maiores empresas de games do Brasil?”.

Sim, mas e quem disse que para ser gamer você precisa necessariamente desenvolver jogos próprios? Dessa maneira, a PUGA Studios terceiriza seus serviços, não é bacana essa atuação?

Por exemplo, vamos dizer que você tenha excelentes ideias de jogos que você sabe que vão ganhar o mercado. Porém, lhe falta o conhecimento e a capacidade tecnológica para tirar a ideia do papel, certo?

Então, você contrata a PUGA e eles se encarregam de entregar o melhor game possível.

Além de games, eles criam “skins” e personagens para outras empresas. Lembra da Aquiris falada há pouco? Então, existe forte parceria entre elas. Quer conhecer mais do trabalho do pessoal da PUGA Studios, acesse: www.artstation.com/pugastudios.

5. Kokku

A Kokku é uma das melhores desenvolvedoras de jogos no Brasil. Fundada em 2012, ela pode ser considerada uma das principais, pois está envolvida em diferentes projetos nos chamados jogos AAA.

Esse tipo de jogo costuma receber grande liberdade de criação, além de recursos volumosos para o melhor desenvolvimento possível. Já ouviu falar de Call of Duty Black Ops: Cold War? Ou quem sabe do famoso jogo Horizon Zero Dawn?

Aqui vai uma lista de clientes os quais já estiveram ou estão envolvidos com a Kokku:

  1. Guerrilla Games
  2. Electronic Arts (EA)
  3. Ubisoft
  4. Activision
  5. Samsung
  6. Treyarch
  7. Roblox
  8. Netflix
  9. WB Games (Warner Bros)
  10. Untold Tales
  11. Xbox Game Studios

Portanto, sua relevância na indústria de games brasileira e mundial é incontestável, né? Certamente vale a pena dar uma espiadinha depois: www.kokku.com.br.

6. Fanatee

A Fanatee é uma desenvolvedora de jogos que exemplifica bem o crescimento da indústria de jogos no Brasil. Isso porque a empresa se tornou um estúdio especializado a nível global, e atualmente ostenta informações relevantes, como:

  1. A desenvolvedora está presente em mais de 13 mercados.
  2. Sua sede continua sendo no Brasil, especificamente no bairro Jardins, em São Paulo.
  3. O seu principal escritório no exterior está em Miami, onde gerencia boa parte da cadeia global da marca.
  4. Atualmente conta com mais de 200 colaboradores.
  5. Dentre seus principais jogos, destaco o famoso CodyCross, Word Lanes e o Stop Categories, todos voltados ao aprendizado.

Recentemente o estúdio divulgou informações de que estaria investindo em outras plataformas além do mobile, como PC e consoles. Contudo, ainda não há nada consolidado nesse aspecto, acesse o site oficial para saber mais: www.fanatee.com.

Qual das maiores empresas de games do Brasil você conhecerá primeiro?

Eu realmente não sei qual é o seu objetivo em conhecer as maiores empresas de games do Brasil. Porém, uma coisa eu tenho certeza: essa é uma das indústrias mais poderosas atualmente e, fazer parte dela, é vantajoso.

Considerando que a indústria global de jogos faturou quase US$200 bilhões em 2022, o que você está esperando? Aprenda o quanto antes a montar uma loja de games atual e atraia um público fiel e fanático.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar com aqueles amigos aficionados e até a próxima!

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário