O empreendedorismo sustentável é aquele que tem uma preocupação sócio ambiental muito grande. Por conta disso, a cada dia que passa cria estratégias para evitar e minimizar os efeitos prejudiciais que sua operação pode causar ao planeta.
Ao contrário do que muita gente pode pensar, esse tipo de empreendedorismo não precisa estar voltado completamente a ações sustentáveis. Por exemplo: Não precisa ser um negócio de reciclagem, entende?
Qualquer empresa, nova ou velha, de qualquer segmento pode seguir pela linha do empreendedorismo sustentável a partir do momento que tenha essa consciência instaurada nas suas atividades diárias.
O que eu quero te mostrar aqui com esse texto são algumas atitudes que você pode tomar para seguir por esse caminho, o motivo dele ser tão importante e quais são as vantagens que existirão para o seu empreendimento a partir disso.
Por que o empreendedorismo sustentável é importante?
Não precisa de muita pesquisa para perceber o quanto o ser humano tem prejudicado o planeta em toda a sua história. Nas últimas décadas principalmente!
A tecnologia ajuda em muita coisa, mas essa correria e ganância por dinheiro fez com que a preocupação ambiental não fosse prioridade.
A questão é que as pessoas não estão cegas à isso e tem surgido um movimento muito forte nesse mercado. A forma de consumo mudou e mais do que produtos e serviços bem feitos, a população se preocupa em como a empresa se apresenta à sociedade em geral.
Muita gente está disposta a pagar mais caro por um produto ou serviço se ele for feito de uma forma mais sustentável. Consegue compreender o quanto isso pode pesar no cenário econômico?
Empresas que não tem esse tipo de preocupação são deixadas para trás facilmente, acabam sujando sua imagem (literalmente) e com o tempo são esquecidas.
Só que a sua preocupação não deve ser só em se manter vivo no mercado, precisa também de querer colaborar com todo esse caos que causamos. Não é só para ter faturamento, é para fazer a sua parte na continuação da nossa vida por aqui.
Leia também: Como ganhar dinheiro com reciclagem de óleo de cozinha
Não use isso só para ganhar dinheiro, tem que ser real!
Há pouco tempo a gente fez um artigo aqui no blog sobre o marketing verde e o quanto ele ajuda as empresas a se destacarem dos concorrentes e ganharem mais dinheiro. Isso é legal? É claro que sim, mas não pode ficar só na fachada.
O marketing verde e o empreendedorismo sustentável são muito importantes e são sim ótimos para gerar lucros, mas isso não deve acontecer visando seu próprio interesse, precisa acontecer de verdade, estar presente no dia a dia da empresa.
Não queira dar uma de “esperto” e tente nadar em uma maré que está na moda só da porta para fora. Pense no quanto isso pode beneficiar o planeta, no quanto você pode ajudar com atitudes simples!
Uma pequena atitude constante, feita por várias pessoas tem sim como reverter o quadro horroroso que estamos passando. Essa é uma estratégia de negócio que só tem benefícios para você.
Como implementar o sustentável no seu negócio: 9 atitudes simples
Não precisa se preocupar porque não é necessário ter processos complexos para agir de uma forma ecologicamente correta, digamos assim. Para provar isso eu fiz uma lista com 9 atitudes simples para o empreendedorismo sustentável.
Praticamente todas elas podem ser utilizadas no dia a dia do seu negócio hoje mesmo, sem nenhum custo adicional para você.
Se dá para trabalhar com esse tipo de consciência, tendo tantos benefícios, o que custa começar a agir dessa maneira? Só existem pontos positivos para você!
Então eu espero que além de dar uma conferida no que pode ser feito, você esteja preparado para agir o quanto antes. Tenho certeza que você vai ter excelentes resultados com isso.
Observe abaixo:
1. Não utilize descartáveis
Copos, talheres, pratos, sacolas… Estamos cansados de ouvir nos noticiários o quanto esses produtos têm prejudicado o meio ambiente. Quanto animais marinhos, por exemplo, morrem por causa da interferência desses produtos no seu habitat natural?
Se em casa já não faz sentido utilizar essas coisas, por que vamos usar no nosso negócio? Para beber água, tomar café, cortar alguma coisa, utilize produtos comuns, de vidro ou cerâmica. Depois de usar é só lavar e pronto!
Além de ser muito mais barato, fica muito mais bonito e arrumado, sabia?
Outra coisa, se precisa comprar algo de manutenção, limpeza ou até para alimentação, utilize as ecobags, são baratas, lindas e você ajuda muito o meio ambiente.
Se você tem um negócio de venda de produtos, incentive os seus clientes a utilizarem elas também! Você pode fazer negócio com uma empresa de produção delas e vender por um preço simbólico, ou até mesmo doar.
2. Desligue os equipamentos
Essa é uma atitude tão simples que tem um efeito tão positivo que eu não entendo como tem gente que ainda não faz.
O dia de trabalho acabou? Então desligue os equipamentos! Computador, luzes, eletrodomésticos… Não tem motivo algum de ficarem ligados enquanto não estão sendo utilizados.
Além de causar um bem danado para o meio ambiente, os eu bolso também vai te agradecer, pode acreditar!
3. Reaproveite papel para rascunho
Isso pode variar de acordo com o projeto em si, mas no geral eu tenho certeza que você deve utilizar papel em algum momento. Se fez impressão e não será utilizada, se usou o papel só de um lado, porque não aproveita o outro para uma anotação ou rascunho?
Trabalhei em uma empresa uma vez onde todos as impressões que eram feitas e depois não utilizadas, todas as folhas usadas em um lado só, eram reutilizadas! Viraram um bloquinho de notas e era muito útil.
Então pense em alguma estratégia que dê para utilizar aí no seu negócio nesse sentido porque é uma atitude simples, mas que ajuda muito.
4. Utilize equipamentos novos
Os equipamentos mais novos estão sendo feitos para utilizar o mínimo de energia possível, por isso se puder escolher por eles agora, faça isso! Tem equipamentos antigos que são um atraso literal e que além de dar trabalho por conta de defeito, puxa muita energia – não vale a pena.
5. Aproveite a iluminação natural – quando possível
Isso também vai variar de acordo com o negócio, mas se for possível aproveite o máximo de luz natural que você puder. Se trabalhar em uma área onde tem portas de vidro, ou janela pode ficar aberta, para quê acender as luzes?
A iluminação natural não só vai ajudar na economia de energia, como deixa o ambiente mais vivo, para mim fica muito mais bonito!
Veja aí se o seu negócio permite isso e abuse nas janelas e portas abertas para deixar não só a luz como a ventilação entrar.
6. Conscientização na utilização da água
A gente gasta muita água e a verdade é que ela não é infinita não, uma hora acaba. Por isso é importante ter uma conscientização forte nesse sentido.
Existem várias ferramentas que você pode utilizar para isso. Coloque avisos nos banheiros para não deixarem as torneiras abertas por muito tempo, tenha cuidado em casos de limpezas de ambiente (ao invés de mangueira utilize baldes), na hora de lavar objetos também…
Se a gente só prestar atenção no quanto usamos a água para coisas básicas do dia a dia e nos atentarmos, vamos economizar bastante! Veja como ela é utilizada no seu negócio e pense em estratégias bem específicas.
7. Treine a sua equipe
O empreendedorismo sustentável funciona melhor quando toda a empresa entende a sua importância e zela por ele. Sabe o que isso significa? Não adianta dar vários avisos sobre isso e achar que todo mundo vai se importar, é preciso ensinar!
Por isso faça treinamentos com todos, mostre quais são as ações que devem ser realizadas e evitadas e, mais importante, dê exemplo! Se o gestor da empresa não tiver esse cuidado, como você quer que as outras pessoas tenham?
8. Separe o lixo
É importante e simples de resolver, basta ter cestas de lixo específicos para cada tipo de resíduo. Ao separar o lixo você contribui para a reciclagem e para o meio ambiente.
9. Projetos sociais – Por que não?
Essa também é uma forma de empreendedorismo sustentável, mas não são todas as empresas que podem ou estão dispostas a trilhar por esse caminho. É importante entender que o seu negócio vai além das suas paredes, ele faz parte de uma sociedade.
Pensar em projetos que possam ser feitos junto com a população local também é interessante e pode ter um peso muito maior na ajuda ambiental.
Veja o que pode ser feito por aí, ande pelas ruas, veja quais são as necessidades mais urgentes e quem sabe não surge um projeto bacana sobre isso?
Ação!
Viu que é simples seguir pelo caminho do empreendedorismo sustentável? Ações pequenas, que não custam praticamente nada e podem ser feitas imediatamente!
Essa é uma consciência que deve estar presente em todos nós, por motivos que vão além dos lucros. Pense nisso e tente colocar essa atitude no seu negócio o quanto antes.
Obrigada pela companhia e até o próximo artigo!