É bastante comum, hoje em dia, os estudantes venderem tanto docinhos quanto salgados nas suas escolas e faculdades como forma de complementar a renda. É por isso que, no artigo de hoje, nós resolvemos trazer uma lista com receita de seis doces para vender na escola!
A verdade é que esse pequeno negócio de venda de doces nas escolas tem dado muito certo e trazido resultados bastante positivos e satisfatórios para estes pequenos empreendedores
Uma das grandes vantagens de se vender doces na escola é que você acaba por fidelizar clientes mesmo que sem querer, e que, não raramente, acabam consumindo os seus produtos diariamente.
Então, se você está a fim de saber como ganhar um dinheirinho extra vendendo doces na escola, é só me acompanhar nos próximos tópicos que aqui vamos não só listar os doces que você poderá vender a rodo na escola, mas também as suas respectivas receitas!
Para quem você pode vender doces na escola?
Antes de pensar nos doces para vender na escola, lembre-se que nem só de estudantes vive essa instituição: em vez de manter seu público consumidor restrito aos seus colegas de classe, lembre-se que você pode oferecê-los também aos seus professores, coordenadores e servidores.
Outra dica aqui é, claro, que você também pode sair pela escola oferecendo os seus doces no intervalo, ou mesmo nas turmas, indo em cada sala de aula (mas lembre-se sempre de pedir permissão ao professor presente e, também, de não se demorar na sala para não tomar o tempo do professor.
O mais importante é começar! Então você pode querer fazer doces fáceis para vender para seus colegas de turma mesmo primeiro e se estiverem bons, eles mesmo vão acabar divulgando para outras pessoas e assim o negócio vai crescendo.
Leia também: Como ganhar dinheiro sendo estudante
Doces para vender na escola: 6 receitas para faturar muito!
Neste tópico, você irá encontrar a lista de doces para vender na escola que preparamos para você poder fazer em casa e já sair vendendo.
Ah! Lembrando que todas as receitas que nós trouxemos aqui foram escolhidas pensando exatamente com foco na venda em escolas, mas também são boas opções de doces para vender na faculdade. São receitas fáceis, práticas, lucrativas e baratas de se fazer.
Vamos então, primeiramente, à lista de doces para vender na escola dos quais você poderá ver as receitas logo abaixo:
- Brigadeiro Gourmet
- Trufa
- Brownie
- Pipoca Doce Gourmet
- Cone trufado
- Tortinha doce (ou “empadinha doce”)
E então, vamos começar a preparar os doces?
1. Brigadeiro Gourmet
Esses são clássicos e vendem muito bem! Vamos começar com uma receita básica para que você entenda como fazer brigadeiro para vender e depois vou te dar algumas opções de sabor (basta adicionar os ingredientes específicos à receita básica):
Receita básica
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal
- 1 colher de sobremesa de glucose ou xarope de milho (opcional)
- 1 pitada de sal
- Confeito para decorar (pode ser coco ralado, chocolate granulado etc.
Modo de fazer:
Em uma panela grande junte todos os ingredientes. Coloque no fogo e mexa sem parar, não se esquecendo das bordas da panela. Seu brigadeiro estará pronto quando você virar a panela de lado e a massa desgrudar totalmente do fundo.
Coloque a massa em uma travessa grande e espalhe. Cubra com plástico filme em contato com a massa. Leve para a geladeira. Quando a massa estiver gelada, faça bolinhas e passe no confeito.
Sabores variados:
- Brigadeiro tradicional: 170 gramas de chocolate ao leite 30%
- Brigadeiro de Nutella: 25 gramas de chocolate amargo 70%, 80 gramas de chocolate ao leite 30% e 120 gramas de Nutella
- Brigadeiro de café: 175 gramas de chocolate amargo (com 70% de cacau), 1 e 1/2 colher de sopa de extrato de café
- Brigadeiro de coco: 160 g de chocolate branco, 70g de coco ralado seco e mais para decorar
- Brigadeiro de baunilha: 200 gramas de chocolate branco, raspas de 2 favas de baunilha (não coloque a fava) ou 1 colher de sopa de pasta de baunilha e 2 colheres de sopa de rum
Montagem:
Faça bolinhas com as mãos ligeiramente molhadas em água gelada, passe pela cobertura e acomode em forminhas.
2. Trufas
Agora vamos te ensinar a receita tradicional de trufas para vender – mas isso não impede que você adicione sabores novos para fisgar seus clientes! Esse é um dos melhores doces para vender na escola, viu?
Receita de trufa tradicional
Ingredientes para a casquinha:
- 500 g de chocolate meio amargo
- 500 g de chocolate ao leite
- Formas para trufas
Ingrediente para o recheio:
- 500 g de chocolate meio amargo
- 1 lata de creme de leite
- 1 colher de sopa de manteiga
Modo de preparo:
A primeira coisa que precisa ser feita é derreter o chocolate para a casca da trufa no micro-ondas, parando de 30 em 30 segundos para mexê-lo até que derreta. Quando isso acontecer acrescente a margarina e o creme de leite e bata até que se forme um creme homogêneo.
Nesse momento será necessário “forrar” as formas das trufas no fundo e nas laterais com o chocolate e levá-las para a geladeira por 10 minutos. Depois desse tempo você perceberá que ficou uma casca endurecida.
Agora é hora de derreter o chocolate amargo com o ao leite da mesma forma que o primeiro e rechear a trufa com essa mistura. Depois as leve novamente à geladeira por 10 minutos.
Prontinho, agora é só desenformar!
3. Brownie
Ingredientes
- 2 xícaras de chá de açúcar
- Sal (duas pitadas)
- 4 ovos
- 6 colheres de sopa de margarina (sem sal)
- 1 colher de chá de essência (ou extrato) de baunilha
- 1 xícara e 1/4 de chá de farinha de trigo
- 1/2 xícara de chá de chocolate em pó
- 3/4 xícaras de chá de achocolatado
- 1/2 xícara de chá de nozes picadas ou castanha de caju
- 1 tablete de chocolate meio amargo cortado em pedacinhos
Modo de preparo:
Em um recipiente coloque os ovos e o açúcar e mexa muito bem. Depois de um tempo, quando perceber que a mistura está encorpada, vá acrescentando todos os outros ingredientes da receita, um por vez, sem parar de mexer, até que se torne uma massa homogênea.
Depois disso você vai precisar desejar a mistura em uma assadeira (que deve estar forrada com papel manteiga) e levá-la para o forno deixando lá por 40 minutos. Antes de retirar verifique se a parte de cima do brownie está corada, se estiver é porque está no ponto.
Tire do forno, deixe esfriar e corte em quadrados. Algumas pessoas cortam manualmente outras utilizam moldes que vendem em casas de confeitaria (e são super baratos). Veja o que é melhor para você.
4. Pipoca Doce Gourmet
Faz algum tempinho que a pipoca doce voltou à moda e por isso são uma aposta de vendas que vem dando muito certo – até porque elas são muito baratas de fazer, práticas e fáceis de transportar, e também deliciosas!
Ingredientes:
- 250g de milho de pipoca
- 125ml de óleo
- 250ml de água
- 250g de açúcar
- 250g de leite ninho
Modo de preparo:
Coloque o óleo, a água, o açúcar e o milho em uma panela grande e mexa bem.
Cozinhe em fogo alto, mexendo até que a pipoca comece a estourar.
Então, abaixe o fogo e sacuda a panela de vez em quando para mexer, ficando atento para notar quando parar de estourar.
Desligue o fogo. Você perceberá que a pipoca ficou caramelizada. Aproveite esse caramelo ainda quente para colocar o leite ninho e misture bem.
Basta esperar esfriar e colocar em saquinhos ou potinhos para vender as porções.
5. Cone Trufado
Esse também é uma ótima opção de doces para vender na escola e pode ser bem versátil, pois você pode fazer com vários recheios (sabores) diferentes.
O Cone Trufado é, na verdade, uma variação da trufa, dessa vez em formato de cone, em vez de redondinha.
Vamos à receita de cones trufados para vender!
Ingredientes:
- Casquinha de sorvete
- Chocolate fracionado para banhar
- 1 lata ou caixa de leite condensado
- 1 lata ou caixa de creme de leite
- 1 barra de chocolate ao leite
Modo de preparo:
Derreta o chocolate em banho-maria.
Banhe as casquinhas por dentro, encha de chocolate e escorra a seguir para tirar o excesso (isso irá vedar a casquinha para manter a crocancia).
Derreta a barra de chocolate ao leite e acrescente o creme de leite, mexa bem e em seguida junte o leite condensado.
Leve para gelar e, após adquirir consistência, preencha as casquinhas e coloque um pouco de chocolate fracionado em cima para fechar/selar o recheio da trufa.
Espere o chocolate endurecer e em seguida banhe toda a casquinha por fora, deixe secar.
Pronto! Seu cone trufado estará pronto, basta só enrolar em saquinhos ou até mesmo plástico filme para sair vendendo na sua escola!
6. Tortinha ou empadinha doce
Nossa última dica de receita de doces para vender na escola aqui é a tortinha doce (também conhecida como empadinha): elas fazem muito sucesso, são fáceis e baratas de fazer e dão um ótimo retorno!
A receita a seguir é da clássica tortinha doce de limão:
Ingredientes para massa básica:
- 2 gemas
- 1/2 xícara de chá de açúcar
- 1 xícara 1/2 de chá de farinha de trigo
- 1/2 xícara de chá de margarina de boa qualidade
Ingredientes para o recheio:
- 1 lata (ou caixa) de leite condensado
- 1 lata (ou caixa) de creme de leite
- Suco de 3 limões de tamanho médio
- Raspas de limão
- Chantilly – ou aqueles que você compra pré pronto ou os do spray.
Modo de preparo da massa básica:
Primeiro adicione a farinha, o açúcar e a manteiga em uma vasilha até que se transforme em uma espécie de farofa. Após isso adicione as gemas e continue mexendo até a massa ficar homogênea.
Agora é forrar as forminhas de tortinhas com a massa – lembrando que as forminhas precisam estar untadas com manteiga e farinha. Tenha cuidado com a espessura da massa, ok? Ela não pode ser grossa.
Depois de forrada, fure a massa com um garfo e leve à geladeira por 15 minutos antes de assar. Depois desse período leve as massas ao forno até que as bordas comecem a ficar douradinhas. Retire e deixe esfriar.
Modo de preparo do recheio e montagem:
Adicione o leite condensado ao suco de limão e misture bem até que se transforme em um creme mais grossinho. Adicione o creme de leite, as raspas de limão e continue mexendo. Agora é só despejar uma porção dessa mistura por cima da massa fria e cobrir com chantilly.
Depois decore com as raspas e pronto!
Fácil, não? E o resultado, hum…
Leia também: Novidades em doces para vender
Comece a trabalhar!
Não adianta nada conhecer todas essas ideias e receitas de doces para vender na escola, se você não começar a fazer, a praticar, a correr atrás! Com certeza, se você tiver dedicação e foco terá bons resultados.
Boa sorte!