Detectorismo dá dinheiro? Veja como trabalhar com isso

Publicado por Jéssica Trabuco em 26 de maio de 2022

Detectorismo dá dinheiro, mas a gente não pode esquecer que ele é, no geral, um hobby! Por isso, além de falar sobre as possibilidades financeiras que essa prática pode oferecer, é preciso deixar claro também no que de fato ela consiste, quais são os caminhos e o quanto isso pode ou não ser uma maneira de viver a vida. 

Eu pretendo trazer informações de maneira simples e direta para que você analise a sua situação e analise se vale a pena ou não investir nisso.

Meu convite então é que fique comigo até o final do artigo porque eu tenho certeza que ele vai te dar uma noção muito melhor sobre esse assunto. 

Dá para viver de detectorismo?


Detectorismo dá dinheiro

Sinceramente? Eu acho que não! É possível ganhar dinheiro com detector de metais. Em algumas situações você pode encontrar coisas realmente valiosas, como joias, celulares, aparelhos eletrônicos… Só que isso não acontece o tempo inteiro. 

Na minha opinião, para viver de alguma coisa a gente precisa ter uma consistência de um valor base. Até porque precisamos pagar contas que chegam todos os meses. 

Como essa é uma atividade que não depende somente do seu trabalho, mas também da sorte, eu acho que é meio complicado confiar totalmente nisso. 

Para ser sincera, depois de alguns vídeos e textos que vi, encaro o detectorismo como um hobby capaz de te render dinheiro, mas que não deve ser utilizado somente para isso, já que pode causar certa frustração mesmo depois de horas em campo. 

Quanto dá para ganhar “caçando tesouros” por aí?

É muito difícil te falar um valor porque tudo vai depender do que você vai encontrar na sua busca. Na maioria das vezes se encontra lixo ou coisas de pouquíssimo valor, mas se buscar as regiões certas, tem chance de encontrar objetos perdidos que são valiosos, como alianças, joias e aparelhos eletrônicos. 

Em um único dia, se tiver muita sorte, consegue ter um “faturamento” acima dos R$3 mil! Só que como eu disse: É muito relativo!

Dicas para ter mais chances com a prática do detectorismo


Apesar de ser um hobby e ser uma ótima atividade para distrair e aliviar a mente, como já falei antes, o detectorismo dá dinheiro. Se você quer ter mais chances nessa área, o primeiro passo é realmente focar nisso como um trabalho e não só diversão.

Para te ajudar com isso, eu trouxe abaixo alguns pontos que vão aumentar as suas chances de lucro com essa atividade. 

Confira: 

Tenha uma rotina de trabalho

Quanto mais você for a campo atrás de “tesouros”, maiores serão as suas chances de encontrar coisas boas. Por isso, se a intenção é realmente trabalhar, se organize para fazer isso de segunda a sexta, entre 6 a 8 horas por dia. 

Escolha os lugares com mais chances

Não adianta sair por aí em qualquer lugar, é preciso pensar de forma estratégica e ir para regiões com maiores chances. O melhor lugar para fazer isso é na praia. As areias acabam escondendo coisas valiosas demais. 

Se não tiver praia por aí, não tem problema. Lagos, areais e até parques podem ser também ótimas minas de tesouros. 

Tente diminuir ao máximo o seu custo operacional

Para iniciar esse trabalho você precisa investir no equipamento, nas pilhas e baterias, em transporte, alimentação… Por mais que o investimento seja baixo, ele existe e se a intenção é lucrar, tente minimizar onde puder.

Procure por grupos na sua região

Uma coisa que pode ajudar muito o seu resultado é a interação com grupos de pessoas que fazem a mesma coisa. Isso vai te inspirar em relação a algumas técnicas e “manhas”, sem falar na questão de regiões melhores para encontrar coisas. 

Compre um bom detector de metais

A qualidade do seu equipamento influencia diretamente no seu resultado. Um bom detector de metais custa em torno de R$3 mil. Faça uma pesquisa de marcas, faça orçamentos em lugares diferentes e tente adquirir a opção que te oferecer o melhor custo benefício.

Essa atividade é legal?


é possível ganhar dinheiro com detector de metais

Tem muita gente que acha que é proibido usar detector de metais no Brasil, mas isso não é verdade! Você pode sim comprar o seu equipamento e sair por aí. 

O único cuidado que você precisa ter é em não entrar em áreas privadas ou sítios arqueológicos. Qualquer território tombado só pode ser explorado com a devida autorização. 

Em qualquer um desses casos, praticar detectorismo é ilegal e vai te causar dor de cabeça, multa e, em alguns casos, pode te levar para a cadeia.

Veja se vale a pena iniciar


Agora que você já sabe que investir em detectorismo dá dinheiro, mas não deve ser uma prática exclusiva de renda na sua vida, avalie se vai ser interessante iniciar essa atividade aí na região em que você mora. 

Além das oportunidades financeiras, lembre que ela pode ser uma ótima maneira de passar o tempo e distrair a sua mente, hein?

Espero que o artigo tenha esclarecido as coisas e que você tome a melhor decisão. 

Um grande abraço e até mais!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário