Criar gado dá dinheiro sim, mas é importante entender quais são as criações que possibilitam um retorno financeiro maior. Hoje, além de te dizer o que dá mais lucro, eu ainda vou te dar algumas dicas para conseguir os melhores resultados.
Se você está pensando em seguir por esse caminho, eu tenho certeza que o meu texto tem muito para te ajudar. Então aproveite essa oportunidade e fique comigo até o final.
Confira!
Quanto é possível faturar?
O faturamento de um dono de gado varia muito de acordo com o tipo de animal que ele trabalha e também com o objetivo, se é para corte ou para produção de leite, por exemplo. A quantidade de animais e a estrutura do espaço também vai influenciar no resultado financeiro.
Com uma pequena criação de cerca de 20 animais, dá para ter um faturamento de uns R$12 mil, mas é possível ganhar muito mais. Tudo vai depender da sua formatação de trabalho e até do jeito que prospecta os seus clientes.
Mais a frente eu vou te mostrar alguns pontos que precisam ser considerados se você realmente quer ganhar dinheiro criando gado.
Qual tipo de gado dá mais lucro?
O gado que mais dá lucro é o gado bovino de corte. Isso por conta da enorme demanda deste produto, tanto aqui no Brasil quanto em outros países. Outra coisa que vem colaborando para isso é o aumento do valor da carne.
Por mais que seja necessário fazer um investimento considerável para iniciar o negócio, as margens de lucro dessa atividade ainda são muito positivas.
Entenda como é o mercado de carne no Brasil
Para você conseguir entender o quanto investir na criação de gado é lucrativo, nos últimos 38 anos o consumo de carne vermelha aumentou mais de 45%. A expectativa do Ministério da Agricultura é que até 2028 a produção de carne aumente 1,9% o que é capaz de atender o mercado interno e externo.
Essa, sem dúvida, é uma das principais atividades econômicas do Brasil, movimentando bilhões de reais por ano!
Por mais que já existam concorrentes fortes, ainda é possível entrar no segmento, seja com porte médio ou grande, e conseguir tirar sua própria fatia do bolo.
Coisas para prestar atenção se quer ganhar dinheiro com gado
Eu reuni abaixo alguns pontos que são importantes para quem quer criar gado para ganhar dinheiro de verdade. São coisas simples, mas que influenciam totalmente os resultados de quem investe na área.
Preste atenção nelas abaixo e já vá imaginando quais são as alterações ou provisões que vai precisar fazer no seu projeto.
Confira:
Monte a estrutura certa
Isso aqui é tanto para quem quer criar gado em pequena propriedade quanto para quem tem bastante área. O local precisa ser organizado e bem distribuído.
É preciso ter um curral para que os animais se protejam do frio e de chuvas, além de um curral para aplicação de remédios, bebedouros em cada divisão, cochos e áreas reservadas por categoria (matrizes prenhas, paridas, vazias e recrias).
Compre boas matrizes
Existem raças de animais que são mais indicados para cada tipo de criação e é importante que na hora de comprar as matrizes você tenha essa informação. Investir nas raças certas vai colaborar muito para o seu resultado.
Também é importante fazer essa aquisição de criadores que sejam de confiança e que tenham licença para esse trabalho. Isso vai garantir que os bichos sejam saudáveis e que resultem em uma boa produção.
Cuide do bem estar do animal
Cuidados básicos e simples já são suficientes para dar aos animais uma “qualidade de vida” interessante. Não é porque eles irão para o abate que devem ser tratados de qualquer forma.
É preciso ter alimentação de qualidade, utilização de suplementação, água limpa e em quantidade, além de acesso a cuidados veterinários. Também é importante ter espaço fechado para que possam dormir de forma confortável.
Monte um time qualificado
Ter um time qualificado, mesmo que seja com poucas pessoas, também vai ajudar muito para que se tenha bons resultados. Criar gado é lucrativo, mas com um pessoal que sabe trabalhar na área, isso fica muito mais explícito.
Escolha a forma de criação
Existe a criação de gado extensiva e a intensiva. A extensiva é muito utilizada para o gado de corte, porque ele precisa de mais espaço. Ela é feita em áreas abertas, com pasto e também é indicada para quem tem um valor menor de investimento.
Já a criação de gado intensiva é feita em uma área pequena, com confinamento dos bichos e estratégias de produção tecnológicas e sofisticadas. É comum ter manipulação genética e inseminação artificial.
Por conta disso os custos são muito altos e só é indicado para quem tem bastante dinheiro para começar o negócio.
Criar gado é lucrativo mesmo?
Sim! Criar gado dá dinheiro e pode transformar pequenos produtores em grandes impérios. Tomando cuidado com os pontos que eu trouxe, montando uma boa estratégia comercial e se dedicando ao seu trabalho, os resultados vão aparecendo aos poucos.
Saber que esse setor tem potencial, no entanto, não significa que as coisas vão ser fáceis ou da noite para o dia, hein? Assim como em qualquer área, é preciso se esforçar e dar o seu melhor.
A pergunta é: Você está disposto a isso? Se tiver, mesmo com dificuldades conseguirá ter muitos lucros neste segmento.
Comece o seu planejamento
Agora que você já viu que esse é um tipo de negócio lucrativo e que pode transformar a sua vida, comece a pesquisar e fazer o seu planejamento, viu?
Espero que o artigo tenha te ajudado e esclarecido algumas coisas.
Muito obrigada pela sua companhia e até a próxima!
Muito obrigado pelas as dicas. ganhei 17 gados de herança e já pensava que estava rico kkkkk,