Você está interessado em começar uma criação de surubim? Então eu fico feliz de te dizer que esse artigo especial que eu preparei vai te ajudar a entender do assunto! Além disso, vou te dar dicas e informações valiosas que podem te ajudar a ganhar dinheiro.
A criação de surubim tem crescido muito nos últimos anos por conta da popularização da carne do peixe. Ela é tão saborosa e rica que tem sido comparada com a carne de salmão! As pessoas tem escolhido o surubim e isso é uma ótima notícia.
O que eu preciso te dizer também, de antemão, é que mesmo sendo uma boa oportunidade de negócio para investir, você precisa estar pronto para dar muito mais do que dinheiro: é preciso estudo, capacitação profissional e muita dedicação.
Está disposto a dar o seu melhor no seu projeto? Se sim, eu já posso te convidar para continuar essa leitura comigo. É muito difícil encontrar informação de qualidade sobre o assunto e aqui eu reuni o máximo que pude de uma forma simples e direta.
Meu objetivo aqui é te ajudar a começar o seu negócio, mesmo que seja do zero total. É por isso que além de absorver essas informações, você precisa colocá-las em prática!
Conheça um pouco mais sobre o surubim
Eu acho que a partir do momento que você escolhe trabalhar com algo é preciso se dedicar ao máximo para conhecer tudo sobre ele. É por isso que eu não posso te falar sobre como montar uma criação de surubim sem te dar uma visão geral sobre esse peixe e te fazer entender porque ele é tão especial.
Ele tem sido destaque entre todos os peixes brasileiros por causa da qualidade da sua carne. Ele tem uma cabeça achatada e grande, tem cor escuro no dorso e nas suas laterais umas ranhuras meio brancas.
Ele também tem pintas entre todo o corpo e o seu ventre é claro. Para você ter uma ideia, é possível que um surubim atinja 150 m de comprimento e até 70 kg! É um peixe enorme! Por ser um peixe de hábito noturno, ele possui algumas atividades que colaboram com o cultivo.
Outra característica interessante é que o surubim não tem escamas! Sua carne é branca e deliciosa – não é a toa que tem muita gente preferindo a carne do surubim ao invés da de salmão.
Por conta das suas características, por ser rico em nutrientes também para o ser humano, é que a sua criação tem aumentado consideravelmente.
Leia também: Criação de peixes
Consumo de peixes no Brasil
Antes de começar a sua criação de surubim é preciso entender como é o consumo de peixe no Brasil e principalmente na sua região. Para te dar uma visão geral, eu trouxe informações sobre o consumo do brasileiro.
Isso já vai te ajudar a entender um pouco do mercado e montar estratégias que tenham um efeito cada vez mais positivo. Preciso te dizer que é fundamental analisar o consumo aí de onde você quer trabalhar – não se esqueça disso!
A verdade é que o brasileiro consome peixe abaixo da média que a Organização das Nações Unidas recomenda. A média mundial é de cerca de 20kg e o brasileiro tem consumido pouco menos de 10 kg por ano.
O que acontece é que o Governo tem investido no incentivo! Programas e feiras tem sido criadas por todo o território nacional para incentivar o consumo de peixes.
É importante você compreender que nós somos um dos maiores produtores de carne de peixe do mundo! Por isso, a partir do momento que você começa a sua criação de surubim, além de ter o incentivo do governo, você pode investir na exportação também.
Começar uma criação de surubim dá dinheiro?
Com a carne tão valorizada no mercado nacional como tem sido, o potencial desse negócio é muito bom. Só é difícil dizer se você vai ganhar dinheiro com uma criação de surubim… Isso é muito específico do empreendedor, do criador.
Se você está disposto a realmente se capacitar nessa área e a partir daí trabalhar duro, investido não só dinheiro, mas toda a sua dedicação, você tem muita chance de montar um negócio de sucesso.
Só não ache que esse negócio é uma fórmula mágica de dinheiro. Não dá para ter um bom resultado sem suar e correr atrás disso. O dinheiro no final do mês será feito com o seu esforço, com a sua dedicação.
Dá sim para ganhar bem com uma criação de surubim, o que você precisa saber é se está mesmo pronto para essa tarefa. Você está?
Antes de começar uma criação de surubim você precisa fazer um bom planejamento!
Sim, eu precisava te dar essa dica. Ela é tão importante que pode influenciar diretamente no sucesso da sua criação. Sem uma base sólida e bem estruturada você tem grande chance de falir nos cinco primeiros anos.
Você sabe o que é montar um bom planejamento? É um documento que você fará especificando todos os detalhes do seu projeto. Funciona como um manual de instruções onde você consegue ver a visão geral e vai assinalando todas as características que precisam ser desenvolvidas.
É possível ver com antecedência toda a estrutura que você vai precisar montar (de acordo com a capacidade de produção que você quer ter), a quantidade de funcionários que você vai precisar, os equipamentos e até as empresas e empreendedores que você vai fechar negócio.
Com um planejamento bem feito você corre menos riscos de ter prejuízos, de cometer erros e deixar coisas importantes para trás. Se você quer ter uma criação de surubim de sucesso, precisa fazer isso!
Como começar uma criação de surubim: Aspectos gerais
Agora, mesmo já tendo te falado sobre a importância em investir em uma capacitação profissional, vou te apresentar alguns aspectos gerais sobre a criação de surubim. São informações que você precisa conhecer e ter na ponta da língua.
É como eu falei mais acima, de nada adianta ler essas informações se você não se esforçar para entendê-las e para coloca-las em prática no seu negócio. Até porque é só na vivencia que a gente vê como as coisas funcionam de verdade.
Então aproveite o que eu trouxe para você, preste bastante atenção! Tenho certeza que no final dessa leitura você vai se sentir mais motivado e vai saber exatamente o próximo passo a dar.
Observe a seguir:
Você vai adquirir alevinos de empresas
Basicamente, de acordo com informações do CPT, existem três fases da criação de surubim: a alevinagem, a recria e a engorda. O que eu preciso te dizer é que a obtenção dos alevinos será feita através de outras empresas.
Esse não será um processo que você fará internamente, é preciso procurar empresas sérias e confiáveis para fazer essa parceria e compra.
Nesse momento você terá que buscar informações sobre os critérios da aquisição, sobre as formas de transporte e também a respeito das técnicas de soltura dos alevinos nos tanques de recria.
Fase de engorda e recria
Aqui estão as duas partes que você deverá se preocupar na sua criação de surubim. O ponto mais importante nessa questão é identificar qual tipo de tanque que você utilizará para sua criação.
Eu vou te explicar basicamente como funciona cada um deles abaixo:
Tanques-rede
São na verdade gaiolas especiais que você vai colocar dentro de represas ou rios. Os surubins serão mantidos dentro dessas gaiolas durante o tempo que for necessário. Eles são utilizados tanto na recria quanto na engorda.
Tanques de terra
São os reservatórios de água que você vai construir na sua propriedade especificamente para a criação dos surubins. Eles também são utilizados para recria e engorda.
A diferença é que você terá maior investimento para a produção desses tanques, sem falar que precisa de conhecimento técnico para não fazer nada errado.
Todos os tanques de terra precisam ser retangulares – já que isso facilita a captura do peixe.
Leia também: Como criar pirarucu
Invista em profissionalização e vá à luta!
Espero que com essa artigo especial sobre criação de surubim você tenha entendido o quanto esse mercado tem potencial e o quanto você pode ser bem sucedido. Tudo depende do seu preparo e do seu esforço – todo dia é um dia diferente!
A dica de ouro é realmente investir na capacitação profissional. Assim você entenderá cada aspecto da sua criação e saberá exatamente o que fazer e quando fazer.
Desejo que você coloque em prática o que aprender e que dê o seu melhor! Dessa forma as coisas com certeza acontecerão.
Sucesso!