Está pensando em investir na criação de porcos para engorda?! Então veja algumas dicas de como iniciar nesse ramo e obter sucesso com seu pequeno negócio voltado para a criação de suínos!
Esse é um modelo de empreendimento rural que vem tendo um bom destaque atualmente, principalmente pelo fato de ser algo rentável.
Tudo isso porque o consumo da carne de porco é muito grande no Brasil e no mundo. Você sabia, por exemplo, que ela é a carne mais consumida do planeta? É uma grande oportunidade!
Essa alta demanda faz com que os criadores de porcos para engorda obtenham bons resultados, assim também como acaba despertando interesse em novos empreendedores.
Se tanta gente está de olho no negócio, a melhor maneira de se destacar e diferenciar dos outros é por meio de conhecimento profissional, de qualidade! É isso que eu quero te dar aqui!
Fica comigo até o final, aprende o passo a passo para começar a sua criação de porcos para engorda e comece a ganhar dinheiro o quanto antes!
Criação de porcos para engorda: 7 coisas importantes!
Eu trouxe aqui um guia especial que tem oito passos importantes para você ganhar dinheiro com a sua própria criação de engorda. Tudo aqui é importante e se a ideia é mesmo viver disso, leve à sério e coloque em prática.
Lembre-se que cada projeto é único, por isso adapte as informações de acordo com o que você precisa, com o que você quer e também com o que você tem disponível para investir.
Não tem segredo, está bem? Todo negócio exige planejamento, estudo de mercado, conhecimento técnico, estratégia e muita ação e persistência.
Se tem pessoas por aí que conseguem bons resultados nessa área, é sinal que você também consegue. Então não deixe o medo te dominar, aprenda tudo e comece a trabalhar!
Leia também: Como montar uma granja de porcos
1. Registro no MAPA
Uma coisa que é muito importante para começar sua criação de porcos para engorda é se registrar no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
É muito importante que antes mesmo de investir qualquer dinheiro você vá até o órgão e entenda quais são todas as exigências que você precisará cumprir para atuar nessa área. Sem isso não tem condições! Então esse é o primeiro passo.
Lembrando que além dessas questões você também terá que realizar questões de legalização como de qualquer outra empresa, então procure um contador para te ajudar com isso.
2. Raças para criação de engorda
Existem muitas raças de suínos, mas alguns são mais comuns e fáceis de encontrar aqui no Brasil. A ideia é que você verifique qual é o mais comum da sua região que fica mais fácil o trabalho.
Aqui eu vou te apresentar algumas das raças de porco para engorda mais utilizadas:
- Canastrão;
- Piau;
- Large White;
- Canastra;
- Landrace;
- Hampshire;
- Moura;
- Caruncho
- Doroc Jersey;
- Pietrain;
- Nilo Canastra.
3. Sistema de criação
É claro que você pode trabalhar da forma tradicional, mas hoje em dia existe um sistema de criação muito popular chamado: “todos dentro, todos fora”.
Trabalhar nesse sistema significa que os porcos de cada lote saem e entram de uma área ao mesmo tempo – o que facilita a limpeza e desinfecção do espaço ao mesmo tempo.
Você vai basicamente atuar em um dos cinco subsistemas da criação:
- Produção de matéria prima: Seu objetivo será gerar, criar e engordar os animais de forma integrada e/ou individual para venda para o setor de industrialização (de primeira ou segunda transformação) que abate o animal e leva suas partes (que podem ser puras ou transformadas como embutidos, por exemplo) para comercialização.
4. Estrutura para criação de porcos
A montagem das baias para criação de porcos para engorda é um dos detalhes mais importantes nesse início de negócio, já que é fundamental ter toda a estrutura pronta para iniciar o manejo.
Quem vai investir na criação de porcos caipiras não precisa de muita estrutura, mas como o objetivo aqui é criar porcos para engordar rapidamente, será necessário fazer esse investimento inicialmente.
Portanto é preciso saber quantos porcos por baia serão colocados, todo o solo precisa ser feito com cimento ou tabas, precisará instalar os comedouros para porcos, iluminação no criatório, fazer toda a cobertura do local e muito mais.
5. Higienização
A criação de porcos para engorda exige também um cuidado muito grande com a limpeza do local, que precisa ser feita com uma certa frequência para evitar contaminações.
Isso influencia não só na saúde física do animal, como também na sua saúde mental, sabia disso?
Mesmo em um negócio voltado para o abate animal é preciso ter muito cuidado com a forma que ele irá viver. É preciso dar as melhores condições de vida para o porco e a higienização é a base disso.
6. Manejo na criação de porcos para engorda
A vacinação é outra etapa importante e você precisa saber lidar com isso para conseguir oferecer melhores cuidados para os suínos. O ideal é ter parceria com um profissional de medicina veterinária para cuidar da saúde dos animais.
Também é importante que você deixe à disposição água em abundância, assim como a alimentação nos dias e horários definidos.
7. Ração
Todo o processo para começar a criação de porcos exige sempre muito cuidado, principalmente com a dieta para os suínos!
Lembre-se que o objetivo aqui é que eles possam engordar em um curto período de tempo e agilizar os resultados em seu criatório.
Por isso, é necessário saber exatamente qual o tipo de ração ideal para cada raça de porco e ter um controle geral sobre a alimentação desse tipo de animal.
Trabalhe com o melhor que tem no mercado, porque isso vai garantir saúde física, mental do animal e otimização do tempo de todos os processos.
A alimentação será a principal responsável pelo crescimento rápido dos porcos, então se for necessário contrata até mesmo os serviços de um especialista para lhe ajudar na definição da dieta em sua criação de porcos para engorda!
Criar porcos para engorda dá lucro? Vale a pena?
Até aqui eu lhe mostrei alguns dos detalhes na criação de porcos para engorda, porém eu não poderia encerrar sem falar da lucratividade que esse pequeno negócio pode lhe gerar.
Basicamente o seu negócio só irá deslanchar se você conseguir colocar em prática as técnicas certas de manejo e encontrar abatedouros que irão firmar uma parceria com você.
De qualquer forma, eu acredito que você conseguirá faturar de R$2 a R$10 mil com seu criatório de porcos pequeno, sendo que tudo dependerá da estrutura em geral.
Aqui mesmo na região onde moro, próximo a fazenda dos meus pais, tem um amigo que iniciou a pouco tempo a sua criação de porcos para engorda e apesar de ainda ser novato nessa área, já vem atingindo bons resultados em parceria com outro amigo.
Ele não me revelou a quantia que fatura com o negócio, mas deixou bem claro que vale a pena investir se a pessoa estiver realmente disposta a trabalhar com isso, porém não podemos esquecer em momento algum que se trata de algo muito trabalhoso!
Percebeu, né? Criar porcos para engorda dá dinheiro para quem não tem medo de trabalho!
Leia também: Criação de galinha caipira
Comece já!
O que falta para você começar a sua criação e ganhar dinheiro aí na sua região? Invista na sua profissionalização, aposte na sua ideia e objetivo e dê o seu melhor que as coisas começarão a acontecer.
Estou aqui na torcida para que dê tudo certo e você tenha muito sucesso com a sua criação de porcos para engorda.
Boa sorte!
Boa Tarde!
Queria saber qual raça é melhor para engorda?
Eu não sei qual é a melhor raça mas na minha opinião é melhor o piau ainda mais da cor totalmente preta porque um gordo é um porco de banha e sendo preto a carne vai precisar de menos tempero para o consumo.
Bom dia.
Estou pretendendo iniciar com criação de porcos e aves, gostaria de saber qual o custo que terei de investir e qual o tempo de engorda para cada animal.
Atenciosamente.
Alexandre
Gostaria de criar suínos mais o capital E pouco São so 3.000
olha,na minha opinião vc tem que começar com um certo capital que te dê estrutura de negocio.o que seria isto?tem um capital para investir na sua atividade e um capital de reserva para te dar sustentabilidade,por exemplo.:se vc investir todo seu capital nas compra e nas montagens,como poderá manter seu negocio..vc terá despesas associadas ai…e não contando,que vc terá de ter um capital de trabalho pra assegurar a seus clientes um tempo para negociação,digo :venda á prazo…por que no tempo que vc der para o cliente pagar ,neste intervalo vc terá que ter um capital para te assegurar que continue com seu trabalho sem ter que parar esperando pagamento a prazo….pensa nisto…mais,terá sucesso se começar certo.abraço ,fica com DEUS ai
Estou iniciando uma pequena criação de porco caipira, mas o que mais me preocupa é a questão da fiscalização pelos órgãos competentes e a comercialização.
Gostaria de saber mais pretendo iniciar no município de Ipirá – Bahia. Fica à 90 km de Feira de Santana. Nem sei onde encontrar um técnico na região.
preciso saber onde comprar porcos para criaçao e como crialos e que tipo de raçã
o .gostei muito das informações que você me propocionou
nunca criei porcos mas to muito intereçado. você acha que concigo
qual é o tempo que leva do inicio até o abate?
qual é o tipo de ração apropriada para os da raça duroque?
Gostei muito da reportagem parabéns
munto bom ums ajuda os otros
gostaria de criar porcos
boa tarde eu tou comesando um criasao de porco sera qui vc pode mim ajuda
Muito enteressante pois tou penssando en montar uma criação de porcos para engorda
Quero criar este negócio, mas quero saber quantos kg pode atingir um porco?
Quero participa
Eu gosto muito,eu montei uma criação de porco e tar começando da certo
muito bom o artigo,fui criador de porco a muito tempo sou apaixonado por criar bichos …
muito bom artigo, faltou alguma informações tipo, diferença de raças, e tempo para abate. mas no geral da pra claria a mente, e enxerga se é ou não o ramo a seguir.
Parabéns pelo artigo. Excelente trabalho.
Obrigado Roberto pelo comentário.
Muito sucesso nos seus negócios!
GOSTARIA DE SABER MAIS, TENHO INTERESSE MAS NAO SEI NADA OBRIGADA
Janet Clair, o Ead Senar está com inscrição aberta para o seu curso de Suinicultura. É gratuito, não só esse curso, como vários. Acesse o site e veja os cursos com inicio em 2016.
Graça