Quando eu digo que não falta formas de ganhar dinheiro no mundo, é verdade. Hoje mesmo falaremos de um tipo de negócio um tanto exótico, mas que tem grande potencial no nosso mercado: a criação de jacarés em cativeiro.
A pele de jacaré é muito apreciada no mundo inteiro, sem falar que até a sua carne tem ganhado espaço no mercado. É verdade também que existem questões ambientais que implicam em muito esse tipo de negócio, principalmente no Brasil, mas trabalhando da forma correta é possível faturar bem e ainda assim pensar no meio ambiente.
Nós trouxemos esse artigo porque ainda existem grandes dúvidas sobre a área por aqui e ela tem sim muito potencial. Se você tem vontade de investir em criações, a partir do momento que você entender sobre a criação de jacarés em cativeiro, poderá encontrar o seu caminho.
Espero que aprecie essa leitura até o final para que consiga compreender o funcionamento dessa atividade e o que é necessário para começar a trabalhar.
Você precisa de licença do Ibama
O primeiro ponto sobre a criação de jacarés em cativeiro tem a ver com a autorização que você precisa ter do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Desde os anos 80 existem algumas regras que foram estabelecidas para a atividade. Na área do pantanal do Brasil é onde esse mercado consegue ser mais forte, mesmo ainda tendo muito espaço por aqui.
Por isso é muito importante que antes mesmo de investir em localização ou qualquer outro tipo de coisa você procure o Ibama e entenda tudo que é necessário para estar dentro das suas exigências, dentro da lei.
De maneira alguma você deve começar esse tipo de negócio por conta própria sem se preocupar em que medidas devem ser tomadas, principalmente para preservar o meio ambiente.
Então você já sabe, não é? O primeiro passo é entender o que você precisa fazer par participar da forma correta e dentro da lei.
Leia também: Criação de Agapornis
Mercado da criação de jacarés em cativeiro
O Brasil tem grande potencial na criação de animais silvestres em cativeiro. No caso dos jacarés então, esse potencial é ainda maior. Para você ter uma ideia, somente 5% dos animais na natureza chegam na fase adulta, enquanto que no cativeiro essa porcentagem é de 90%.
Esse é um mercado que movimenta anualmente cerca de R$200 mi de dólares, no entanto não existe produção suficiente para atender a demanda. O Brasil tem como ser líder em exportação, mas estão faltando criações para suprir essa necessidade.
É por isso que quem se arrisca nesse tipo de mercado e dá o seu melhor nele consegue ter bons resultados. Lembrando que para ganhar dinheiro com criação de jacaré em cativeiro você precisa primeiro busca todo tipo de informação necessária para montar e tomar conta do negócio.
Fazer de qualquer jeito não te levará a lugar algum. Se você realmente tem interesse em começar a criar jacarés em cativeiro, faça isso para ser o melhor e logo você se destacará no mercado.
É preciso criar um sistema de sustentabilidade
Na criação de jacarés em cativeiro, quando você entrar em contato com o Ibama vai perceber que existem sistemas de sustentabilidade para manter a espécie da natureza. Esse é outro ponto que você precisa prestar atenção e trabalhar de forma focada.
As especificações são dadas pelo órgão e eles estarão disponíveis para resolver qualquer dúvida e questão que você tenha. Só que é bom que você já deixe isso reservada no seu planejamento de negócio.
Instalação da criação
A escolha da área é um dos fatores de sucesso para o seu negócio. A primeira coisa que você precisa prestar atenção é que tenha espaço suficiente para a construção de um tanque central, com área seca em volta – essa área será utilizada para construção dos ninhos dos animais.
Para os animais que estão em fase de desenvolvimento será necessário construir uma estufa plástica – assim você terá maior controle em relação a alimentação, por exemplo, até o momento de abate deles.
A questão sanitária e higiênica da criação é muito importante para que o embrião consiga se desenvolver. Tenha o máximo de cuidado para não expor os animais a altas temperaturas, já que isso pode causar doenças nas espécies.
Reprodução
O manejo reprodutivo dos jacarés precisa ser muito bem cuidado. É preciso construir grupos para o momento de reprodução e também construir os ninhos para os jacarés. Você também não pode deixar de ter uma incubadora para aquecer os ovos (com luz elétrica de 25W).
Tenha uma equipe de profissionais qualificada
Em qualquer tipo de criação é muito importante ter uma boa equipe de profissionais trabalhando com você. Além de pessoas que irão ajudar na parte da administração e até mesmo na venda dos produtos, você precisa ter cuidado especial na contratação de quem terá contato com os animais.
Procure preferencialmente por pessoas que tenham experiência na área e que tenham cuidado com os jacarés. A condição de vida desses animais precisa ser boa, sem nenhum tipo de violência ou falta de comida, por exemplo.
Também é importante ter a assessoria de um médico veterinário que irá garantir que a saúde deles está em ótimas condições e irá ajudar em qualquer necessidade especial.
Inove na forma de divulgação
Esse é um tipo de mercado bem específico e você deve procurar formas inovadoras para divulgar. Não é um negócio que deve utilizar os meios tradicionais. É provável que você precise de métodos mais diretos para quem consume os produtos que virão da criação de jacarés em cativeiro.
Uma das formas de ter sucesso com isso é tendo uma boa equipe de vendas que tenha experiência no mercado e que tenha um discurso muito bom! É importante que você, além de ser o dono da criação, busque conhecimento sobre todos os aspectos para que possa treinar o seu pessoal.
Forma direta como visitas a empresas que utilizam couro, pele e a carne, são as que mais poderão dar resultado. A partir do momento que você conseguir um cliente o seu foco é atendê-lo com excelência para que o boca a boca comece a se formar.
Leia também: Criação de curió
Persista no seu negócio
Saber como criar jacarés em cativeiro é o primeiro ponto para um caminho de sucesso, mas é preciso também que você seja persistente. Todo negócio possui dificuldades, principalmente no início, mas se você mantiver o seu foco e o seu trabalho, terá chances.
O mercado é muito bom e está precisando de novos produtores. Dê o seu melhor criando ótimas instalações e manuseando bem os animais, essa é a base para que você consiga atrair pessoas para comprar seus produtos. A partir disso as coisas vão acontecendo naturalmente!