Para iniciar uma criação de gado de leite você precisa de boas matrizes e um espaço de pelo menos um hectare. Além disso, precisa de uma boa equipe no manejo e um veterinário para cuidar dos animais.
Abaixo eu vou te apresentar todos os pontos importantes do negócio e espero que aproveite.
Confira:
Faça o seu planejamento
Só querer não vai te ajudar a criar o seu negócio, é preciso analisar o mercado da sua região e construir um bom planejamento para isso. Não precisa nem ser algo formal, só uma folha e caneta já é suficiente.
Esse é o momento de anotar todos os detalhes que estão na sua mente. Desde quantas cabeças pretende ter, o local que vai se instalar, o dinheiro que tem disponível para investir, até a estratégia de divulgação que vai usar.
A partir da visualização desse cenário total, vai ser muito mais fácil entender como se pode aproveitar melhor o que têm em mãos.
Pense com cuidado e crie o seu passo a passo com atenção. Isso pode te ajudar a criar uma base mais sólida e te levar para o sucesso.
Dê atenção à legalização do seu negócio
O CNAE para sua fazenda de gado leiteiro deverá ser o 0151-02/02 que compreende a criação de bovinos para leite, a criação de bovino reprodutor leiteiro e a produção de leite de vaca.
Além dessa parte de abertura e obtenção do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, é preciso verificar na sua região quais são as licenças que precisa ter para iniciar suas atividades.
Minha recomendação é que procure a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para fazer essa verificação. Esse é o órgão que representa e analisa as atividades desse setor.
Escolha bem as suas matrizes
Na hora de escolher as matrizes para sua criação tenha cuidado com o seu fornecedor. Opte por criadores que trabalham dentro da lei e dando a melhor qualidade de vida para os animais.
Entre as raças para gado de leite mais comum, estão as que são mais dóceis:
- Jersey;
- Holstein;
- Pardo Suíço;
- Guernseys.
Escolha de acordo com os seus objetivos e seu planejamento financeiro.
Localização ideal para criar gado de leite
Como a gente não sabe o tamanho da sua propriedade, não podemos falar sobre a questão do tamanho do local para começar.
O que você precisa entender é que estará lidando com animais de grande porte e eles precisam de espaço. Por isso não adquira muitos se a sua ideia for de iniciar uma criação de gado leiteiro em pequenas propriedades.
O ideal é que o local tenha pelo menos 1 hectare para uma criação pequena, mas caso o seu espaço seja ainda menor, diminua a quantidade de animais. Até porque isso implica diretamente na qualidade do leite e você pode ter prejuízo.
A região precisa ser na zona rural da sua região e longe de qualquer tipo de barulho que possa estressar os animais.
Você vai precisar montar um pequeno estábulo para abrigá-los durante a noite, das chuvas e das épocas frias. Por isso, remaneje o seu espaço de uma forma que eles fiquem espalhados confortavelmente.
Estrutura e equipamentos necessários
A estrutura da sua área de criação, mesmo pequena, precisa ser divida entre pasto (de altíssima qualidade), estábulo e um curral – que é o local onde eles irão se alimentar e beber água.
Você vai precisar construir cochos e bebedouros no curral e pelo pasto. Lembrando que todas essas estruturas precisam ser feitas de madeira e precisam ser limpas com regularidade.
Também é preciso adquirir equipamentos específicos para a limpeza do local, para o transporte do alimento, da água e do feno.
Tenha profissionais capacitados ao seu lado
Seja sua criação de gado de leite pequena ou grande, é importante contar com colaboradores que entendam do negócio e saibam lidar e cuidar bem dos animais.
Com um projeto menor, você pode focar sua energia em contratar pessoas que auxiliem diretamente na criação. Já no caso de uma estrutura maior, precisará também de pessoas para a parte administrativa, depósito, venda e transporte.
Defina como será a ordenha
A ordenha é o processo da extração do leite dos animais e exige uma série de cuidados, processos e, em alguns casos, alguns equipamentos específicos.
De início talvez seja possível fazer a ordenha manualmente, principalmente se sua criação for pequena, mas é preciso ter pessoal para ajudar no processo e não perder a qualidade do leite.
Tudo precisa ser feito com o máximo de higiene também, viu? O local precisa estar limpo e até a vaca precisa ser higienizada na parte do ubre.
Para a ordenha “automática” dos animais você vai precisar investir na máquina de ordena. Nesse caso o cuidado da higiene também precisa ser redobrado!
O processo é feito da seguinte forma: Primeiro que as vacas precisam estar no estábulo. Depois disso, a máquina será encaixada no animal para colher o leite. Esse processo permite uma extração muito mais rápida, mas o investimento também é maior.
Entenda como deve ser a alimentação para seu gado
O pasto precisa ser excelente e de boa qualidade, mas é preciso cuidar com mais atenção da alimentação para que a produção de leite ocorra em grandes quantidades e em boa qualidade
As vacas precisam ter uma alimentação baseada em nutrientes específicos que vão auxiliar na produção e é por isso que, além da alimentação por meio do pasto, elas precisam se alimentar três vezes ao dia com sal grosso e farelo depositado nos cochos.
A água também precisa ser colocada duas vezes ao dia, já que isso também vai ajudar numa melhor nutrição dos animais.
Cuidados com a higiene
Não importa o tamanho da sua fazenda de gado leiteiro, você precisa cuidar da higienização da forma correta! Isso vai dar mais qualidade de vida aos animais e também resultará em boa produção.
Primeiro que o estábulo e o curral precisam ser limpos diariamente e o pasto precisa estar longe de qualquer interferência de substâncias tóxicas.
Outra coisa que precisa ser feita é a higienização dos locais onde a alimentação e a água para os animais serão depositadas. Precisam estar limpos, longe de qualquer resíduos que tenham ficado. A água, por exemplo, precisa ser trocada pelo menos duas vezes ao dia.
Isso ajuda que o animal tenha uma alimentação ainda mais saudável e evita que seja contaminado com qualquer substância estranha.
Manejo constante
Como você está lidando com a criação de animais e ainda de grande porte é preciso que eles tenham acompanhamento regular com um profissional da área, um veterinário experiente.
Isso ajuda na parte do desenvolvimento do animal e evita que peguem qualquer tipo de doença ou enfermidade. Quanto mais saudável for o seu gado de leite, mais e melhor leite irão produzir.
Invista na sua capacitação para o negócio!
É muito importante que procure por cursos e capacitações mais profundas sobre a forma correta de começar uma criação de gado de leite. A Embrapa é a organização que mais pode te ajudar nesse sentido.
Inclusive, vou deixar aqui para você um arquivo deles que dá todos os detalhes da criação, com questões muito específicas e que podem te ajudar.
São 500 perguntas e respostas sobre a criação de gado leiteiro – aproveite!
Coloque suas ideias para funcionar!
Agora que já sabe tudo que precisa para começar, não perca mais tempo! Espero que o artigo tenha te ajudado e que você tenha muito sucesso com o seu projeto.
Agradeço muito a sua companhia e te desejo toda sorte do mundo.
Um abraço!
Parabéns pelo artigo Jéssica, sou goiano e adquiri uma pequena propriedade. Estou implementando pastagens e outras atividades necessárias. Pretendo iniciar meu pequeno projeto de leite com matrizes JERSOLANDO. Obrigado pelo incentivo…me envie mais material! Grandioso abraço.