O meu objetivo com o artigo de hoje é te dar várias dicas de sucesso para você começar uma criação de camarão de água salgada aí na sua região. Muita gente tem se interessado pelo assunto e eu resolvi ajudar.
É claro que não vai adiantar muita coisa se você aprender tudo sobre o negócio e não tiver a coragem necessária para dar o próximo passo e fazer acontecer. Essa é uma decisão que precisa estar bem definida na sua cabeça desde já.
Meu convite é que você venha comigo conhecer mais sobre o assunto, que avalie a sua situação atual e que comece a se planejar para colocar a mão na massa e fazer o sonho se transformar em realidade.
Não importa qual seja a sua situação hoje, com dedicação, conhecimento e força de vontade, você tem capacidade de chegar aonde quiser!
Vem comigo saber mais sobre a criação de camarão de água salgada!
Investir em camarão é um bom negócio?
Acredito que o principal motivo para as pessoas se interessarem na criação de camarão de água salgada é que o investimento inicial não é alto e a capacidade de lucro do negócio é muito boa!
O camarão faz parte da nossa culinária e a demanda por ele cresce a cada dia. Se você tiver uma produção de camarão de qualidade e conseguir preços competitivos, pode começar aproveitando brecha de grandes produtores e aos poucos se estabelecendo.
Isso sem falar que o preço para venda desse produto tem valorizado com o passar dos anos e dependendo da região onde você more – a situação ainda é muito melhor.
Claro que existe concorrência e outras dificuldades, mas esse é um negócio que tem tudo para dar certo se o empreendedor tiver interesse em se profissionalizar e criar uma estrutura capaz de uma boa produção.
Você realmente quer dar o seu melhor nesse tipo de mercado? Porque a resposta para essa pergunta vai definir o seu sucesso ou não.
Leia também: Criação de camarão de água doce
6 pontos importantes para a criação de camarão de água salgada
Aqui nesse tópico eu reuni sete pontos fundamentais para a criação de camarão de água salgada. Eles vão te ajudar a entender o negócio como um todo e também a se preparar para começar o seu trabalho.
Preste atenção em cada uma das partes:
1. Você precisa de água salgada
Como estamos falando de criação de camarão de água salgada é preciso ter um cuidado especial com a localização que você quer se instalar. Procurar por regiões próxima de mar ou de lagoas de água salgada é a melhor opção.
Caso você já tenha uma fazenda/sítio e que não seja em uma localização privilegiada, você terá que pensar em alternativas para conseguir água salgada sem ter um grande curso para o transporte – porque aí não vai valer à pena para o seu negócio.
Outra opção é investir nas misturas de água salgada artificial. Apesar de não ter a mesma qualidade, pode sim ajudar o seu negócio a funcionar corretamente.
2. Compre os exemplares dos camarões em local confiável
Isso é muito importante! Não dá para comprar em qualquer lugar, na hora de comprar camarão direto do produtor procure por criadores que sejam sérios, que já tenham nome no mercado e que você consiga avaliar a forma de trabalho deles.
Ter esse cuidado vai ajudar você a ter melhores exemplares para a sua criação. Qualidade para o seu produto é fundamental quando chegar a parte de venda, então pode ser chato nesse quesito porque é a base do seu negócio.
3. Leve os camarões para reservatórios menores antes de para os tanques
Alguns criadores assim que compram os camarões levam eles diretamente para os tanques com água salgada, mas o mais aconselhado é que sejam levados para berçários – que são reservatórios menores.
Eles ficam nesses locais por até 15 dias, sendo alimentados de duas em duas horas. Esse é um processo que vai aumentar a expectativa de vida desses exemplares, sem falar que eles vão ter um crescimento muito mais acelerado.
Por mais que seja um investimento e que dure um pouco mais de tempo, no final das contas vai valer à pena.
4. Viveiro a céu aberto e o “raceway”
Depois desse primeiro período é hora de engordar os camarões para o momento da “pesca”. Isso pode acontecer você levando os exemplares direto para tanques a céu aberto de água salgada – que normalmente são escavados na terra – ou você pode levá-los primeiro para tanques feitos de alvenaria (ou até fibra de vidro) chamados “raceway”.
Eles ajudam no processo de engorda e incentivam a capacidade de produção por área por causa do seu sistema de renovação de água. Você precisa ver o que vai caber no seu orçamento.
Os tanques a céu aberto são mais baratos e se você preferir levar os camarões direto para ele, não tem problema. O processo pode demorar um pouco mais, mas o resultado será positivo também. O importante é você começar a trabalhar dentro das suas possibilidades!
5. Alimentação de qualidade
A alimentação é fundamental para produção de camarões de água salgada. Eles devem comer ração que é feita à base de farinha de soja e farinha de e óleo de peixe.
Normalmente a alimentação é feita três vezes ao dia e o período de engorda varia de acordo com o tipo de camarão – mesmo sendo mais comum que esse período seja de 90 a 100 dias.
6. Despesca
Esse é o período onde os camarões chegam ao peso desejado e o tanque é esvaziado. Os animais são retirados por meio de redes mesmo e levados para tanques com água e gelo – assim eles morrem por choque térmico e a carne consegue manter sua textura.
Ação!
Agora não tem jeito, é agir! Espero que esse texto tenha te ajudado a entender o negócio e que a partir de hoje você comece a correr atrás dos seus objetivos.
Desejo muita sorte e sucesso na sua caminhada!
muito bom recomendo a leitura