Nos últimos tempos muita gente tem criado interesse na criação de Agapornis, que são aves fáceis de manusear e que podem render um bom retorno financeiro para o criador. Apesar da facilidade na criação, muitos não sabem por onde começar e é por isso que estamos aqui hoje.
Resolvemos fazer um texto todinho para falar sobre aspectos que são essenciais para uma criação de Agapornis bem sucedida. Se você está interessado em começar essa atividade, com certeza vai aproveitar bastante as nossas informações.
É importante falarmos que, mesmo tendo como objetivo principal o retorno financeiro, é preciso ter amor e muito cuidado com os animais. Eles precisam viver de maneira confortável e podemos até dizer digna.
Tratar as aves somente como cifrões de dinheiro, sem se preocupar com o seu bem estar é uma crueldade sem tamanhos. Não é porque você vai começar a criar Agapornis que não tem que se preocupar com o meio ambiente e tudo que ele representa.
Tipos de criação de Agapornis
Existem duas formas básicas de começar uma criação de Agapornis, que tem algumas características bem marcantes. As duas tem lados positivos e negativos e apresentam certos desafios.
É importante que o interessado em começar nessa atividade conheça bem os dois lados para fazer a sua escolha de maneira consciente, tendo ciência de tudo que irá enfrentar. Abaixo você vai entender um pouco sobre cada uma delas, observe:
Criação em gaiola
Essa criação é a que existe mais trabalho do criador, mas é a que permite que ele tenha maior controle com relação às características dos filhotes.
É preciso colocar um casal por gaiola e ter certeza sobre a sua origem. É muito melhor que você comece a criar menos pássaros, mas com certeza sobre sua origem, do que muitos pássaros sem ter ideia de onde vieram.
Criação em colônia
A criação em colônia normalmente acontece para aqueles que querem obter resultados mais rápidos. O único problema é que estamos falando de uma ave que é muito territorialista e por isso, quando é introduzia em uma bando, haverá uma briga generalizada até que seja escolhido o líder do bando.
Além disso, existe o problema sobre a falta de controle da reprodução. Já que uma fêmea normalmente é “atacada” por diversos machos, sem ser possível ter certeza sobre quem são os pais de um filhote. Então definir a linhagem do Agapornis é quase impossível. A produção em colônia é 50% menor do que a feita em gaiolas.
A escolha dos pássaros
Para iniciar uma criação de Agapornis é preciso que você compre pelo menos um casal de pássaros em perfeito estado de saúde. O ideal é que você procure por um viveiro com certo tempo de experiência que possa te garantir uma boa linhagem.
Alguns criadores cometem o erro de comprar o pássaro de qualquer origem e com isso acabam na verdade adquirindo pássaros que não são tão saudáveis e fortes como deveriam, gerando uma criação que não rende muito dinheiro.
Toda a criação precisa ser voltada para o bom desenvolvimento dos Agapornis, porque quanto mais forem bonitos, mais valiosos serão. Se você não puder garantir isso a sua criação pode falhar.
Cuidados para alimentação
O cuidado com a alimentação dos Agapornis é uma tarefa muito importante para quem quer começar uma criação. É preciso dar o alimento correto para que as aves possam se desenvolver bem e saudáveis.
Quando estão livres na natureza essas aves costumam comer frutas, sementes, brotos de folhas, milho e ervas. Você pode continuar alimentando-as dessa forma, mas é preciso incluir também rações formuladas para complementar essa alimentação.
Algumas pessoas escolhem por alimentá-los somente com rações, mas o ideal é conseguir ir emendando um com o outro. Existem alguns alimentos que servem como complemento para qualquer que seja a opção que você escolha para alimentar suas aves.
Nesse grupo estão incluídos: osso de siba, farinha de ostra, areia grossa, nozes, castanha do Pará e até sementes de girassol. Todos esses quando foram incluídos na alimentação devem ser colocados em uma vasilha à parte.
Água: Para beber e para se banhar
Esse é um pássaro que adora água, por isso é algo que não pode faltar na sua gaiola ou viveiro. No caso da água para beber o primeiro cuidado que você precisa ter é que ela seja potável e que esteja sempre limpa.
Dependendo da quantidade de pássaros você vai precisar trocar a água mais de uma vez por dia. Também é importante se preocupar em deixar um local para que o Agaporni possa se banhar sempre que quiser.
Algumas pessoas deixam uma espécie de banheira na gaiola, mas outras optam somente em pulverizar água neles. Se for para pensar em uma melhor atividade para o pássaro, ele prefere se banhar completamente na água, então se for possível sempre escolha a banheira.
Sobre os ninhos
Vivendo em gaiolas ou viveiros é importante que você coloque ninhos para os pássaros. Conhecido como o pássaro do amor, o Agaporni adora ter um local para ficar tranquilo em situações específicas.
Por isso é importantíssimo que tenham ninhos para eles e que estejam no alto. Se você trabalhar com viveiros vai precisar de mais de um ninho e todos precisam estar no mesmo nível e precisam ser feitos do mesmo material, para que todos os casais se sintam confortáveis e não haja nenhum tipo de disputa.
Cuidados diários
Um dos pontos essenciais para começar uma criação de Agapornis tem a ver com o seu cuidado diário. Essa é uma atividade que precisa de muita atenção e cuidados diários. O primeiro cuidado que você precisa ter é em manter o local dos pássaros sempre limpos, além de todos os acessórios que eles utilizarem.
Além da limpeza é preciso estar sempre trocando a água e a comida. Quando falamos do viveiro é importante que ele tenha o piso coberto de areia e essa areia deve ser trocada todo ano. Ao se descuidar desses detalhes você pode está comprometendo diretamente a saúde dos animais.
Deixe um comentário