Eu tenho certeza que você já entrou em uma loja e na hora de pagar ouviu a famosa pergunta: Quer colocar o CPF na nota? Pois bem! Nos últimos 10, 11 anos, essa é uma questão muito comum.
Você já se perguntou, no entanto, por que os estabelecimentos têm interesse em colocar o número do seu Cadastro de Pessoa Física na nota fiscal?
Muita gente ainda não faz ideia do motivo dessa prática e é comum ver algumas pessoas desconfiadas em passar essa informação. Afinal, será que não é possível que alguém use isso para aplicar um golpe ou algo do tipo?
A verdade é muito mais simples do que a gente imagina e o risco para o cliente é praticamente zero. Na realidade, o que existem, são vantagens e eu vou te explicar.
Primeiro entenda o motivo das lojas pedirem para colocar seu CPF na nota
A realidade é bem simples! O motivo de as lojas solicitarem o CPF na nota fiscal é resultado de uma ação de Governos Estaduais. Quando o estabelecimento coloca essa informação na nota fiscal, fica garantido que o imposto será recolhido da forma correta.
Assim existe uma inibição da sonegação de impostos e uma garantia maior de que o ICMS será pago – o que só dá vantagens para o Estado. Com esse dinheiro que é resgatado, digamos assim, das empresas, é possível existir mais investimentos na sociedade.
Outra questão é que essa atitude ajuda a diminuir a concorrência desleal, já que quem não paga imposto pode acabar cobrando bem menos do que o empreendedor que trabalha corretamente.
Existe algum risco em dar o CPF?
Não existe risco em colocar CPF em nota fiscal! Quando essa estratégia começou a ser implantada eu lembro bem que várias teorias surgiram. Muita gente ficou morrendo de medo, inclusive eu, mas isso tudo por falta de conhecimento.
Disseram na época que que seríamos vítimas de fraude ou que o Governo queria controlar os nossos gastos e que cairíamos na malha fina. A primeira coisa que você precisa saber é que não tem como alguém nos passar a perna desse jeito só com o número do nosso CPF. Até porque essa é uma informação que o próprio Google pode oferecer sem dificuldade.
Além disso, a Receita Federal se preocupa com questões federais e no caso das notas, elas são preocupação do Governo do Estado.
Entenda as vantagens de fazer isso
Ao invés de risco, seguir com essa estratégia sendo cliente pode te trazer muitos benefícios. Um deles eu já falei mais acima, que é o fato de que o recolhimento desse imposto colabora para que o Estado possa fazer investimentos no local.
Além disso, existem coisas que podem trazer coisas diretas e pessoais, que talvez você nem faça ideia. Como ganhar um prêmio em dinheiro!
Só tem um detalhe: Cada região funciona de um jeito! Por isso, procure se informar como são os programas de onde você mora e se é preciso se cadastrar em algo ou não.
Ficou curioso? Então, veja abaixo quais são as vantagens de colocar o CPF na nota:
Você pode resgatar pontos
Em alguns Estados do Brasil existem programas onde o cidadão pode resgatar pontos acumulados a cada seis meses. Esses créditos podem ser revertidos em ingressos para shows, em crédito para celular e um monte de outra coisa.
Dá para ganhar descontos
Existem algumas regiões também onde você consegue descontos significativos para pagar IPTU e até IPVA. O tamanho do desconto e em quê, vai depender do local onde você mora.
Dá para ganhar prêmios
Outra vantagem de colocar o CPF na nota é que você pode ganhar um monte de prêmios. Existem sorteios que chegam até R$1 milhão! Já imaginou você ganhar um dinheiro desse assim, do nada? Eu acho que vale a pena participar.
Estados que oferecem benefícios para o consumidor que colocar CPF na Nota:
- Alagoas;
- Amazonas;
- Bahia;
- Ceará;
- Distrito Federal;
- Maranhão;
- Minas Gerais;
- Pará;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Norte;
- Rio Grande do Sul;
- Rondônia;
- São Paulo;
- Sergipe.
Leia também: Como ganhar dinheiro com cupom fiscal
Analise e tome a sua decisão
Por mais que eu tenha dito que existem benefícios em colocar o CPF na nota, se você não se sentir confortável ou seguro com isso, não é obrigado a fazer, ok? Claro que existem situações onde isso é obrigatório, como no caso da compra em atacado ou na hora de adquirir um produto que precisa de garantia.
Em compras comuns, como em mercado ou farmácia, isso não é necessário! Mesmo naquelas situações onde é oferecida uma promoção, você só oferece suas informações se quiser. Não tem que fazer se não estiver à vontade.
Então, fique tranquilo e siga o que vai te deixar em paz, ok?
De qualquer forma, espero que meu texto tenha te ajudado a entender mais sobre isso.
Um abraço e até a próxima!
Deixe um comentário