Comunicado de reajuste de preço aos clientes (Texto pronto)

Publicado por Jéssica Trabuco em 18 de novembro de 2022

Hoje eu vou te apresentar um modelo de texto pronto para comunicado de reajuste de preço aos clientes, mas não vou parar por aí. Vou te ensinar como fazer o seu do zero, te dando todas as dicas necessárias para isso. 

A gente sabe muito bem que de tempos em tempos é preciso alterar os valores cobrados dos nossos produtos ou serviços, é normal! O problema é que muita gente tem dificuldade de falar disso para o seu público. 

Como ter essa comunicação é importante para o negócio e reforça a sua consideração pelas pessoas, mantendo a transparência no seu empreendimento, eu resolvi te ajudar. 

Fica comigo até o final, confira o texto, as dicas e assim que possível coloque tudo em prática. 

Vem!

Comunicado de reajuste de preço aos clientes

Texto pronto para comunicado de reajuste de preço aos clientes


Veja abaixo o meu exemplo de comunicado de reajuste de preços:

“Querido cliente, 

A partir do dia 00/00/00 nossa tabela de preço será reajustada em 5%. Esse aumento ocorrerá em virtude da inflação do nosso país. Tentamos por alguns meses manter os mesmos preços, mas infelizmente ficou inviável por conta das nossas despesas. 

Apesar disso, gostaria de reforçar o quanto trabalhamos para oferecer os melhores produtos da região para você e sua família. Continuaremos com esse compromisso, dando também um atendimento de qualidade e oferecendo diversas maneiras de pagamento que podem facilitar um pouco a situação. 

Agradeço demais a sua companhia e confiança durante todos esses anos e confio que continuaremos mantendo essa relação de companheirismo e transparência. 

Atenciosamente, 

A direção”.

Avise com antecedência


O correto é que o seu comunicado de reajuste de preço seja feito com pelo menos um mês de antecedência. Pode parecer muito, mas é o tempo necessário para que o cliente entenda a mudança e não corra para a concorrência. 

Ao perceber que você teve o cuidado de avisar antes ele vai entender que é importante e não só um número para o seu negócio. 

Faça sua estratégia de comunicação e lembre-se que em todos os avisos a data de início da mudança precisa estar presente de uma forma destacada e bem clara. 

Diga exatamente quanto vai aumentar


Não adianta dizer que vai aumentar no dia tal, se você não explicar exatamente o que esse aumento vai significar literalmente. Por isso, seja para um produto/serviço ou vários, diga exatamente de quantos reais será essa mudança. 

Em alguns casos, se você vende muitos produtos como um mercadinho, só é necessário dizer o percentual do reajuste.  

Use a linguagem do seu público


Não tem como avisar o cliente sobre o aumento de preço sem usar a mesma linguagem que ele. Se o seu público for jovem, fale de uma forma mais informal. Se for um público de classe A, seja um pouco mais formal. 

Mais do que isso: A partir do momento que entende como essas pessoas agem no dia a dia, o que gostam, o que precisam e do que tem medo, é possível usar uma linguagem que faça sentido, que toque seu coração. 

Isso é muito importante, porque vai aproximar a relação de vocês. Ao invés de achar que está falando com uma empresa distante, o cliente sentirá que é próximo da marca, de alguém. 

Explique o motivo do reajuste


É obrigatório que o seu texto para reajuste de preço tenha o motivo para essa mudança. Não adianta dizer que tudo vai ficar mais caro, sem explicar o que aconteceu para chegar a esse momento. 

Essa satisfação é importante. Seja claro, honesto e até um pouco pessoal (se achar que é necessário). Faça o cliente se colocar no seu lugar e entender que esse aumento foi necessário.

Fale sobre os pontos fortes do seu produto/serviço


Eu acho que na hora de falar sobre o reajuste de preço ao cliente você também pode reforçar sobre os pontos fortes e vantagens que o seu produto/serviço tem e continuará tendo, mesmo com essa mudança. 

Por mais que pareça simples, reforçar esse tipo de coisa pode causar um certo conforto no consumidor. Ele sentirá a segurança de que continua fazendo uma boa escolha, que é pela qualidade do que é oferecido e que você não quer se aproveitar dele. 

Divulgue o comunicado em vários lugares diferentes


Você não pode correr o risco de alguém não ver o seu comunicado, por isso ele precisa ser feito de todas as maneiras possíveis e imagináveis. Utilize o WhatsApp, o Instagram e outra rede social que tiver. Além disso, faça cartazes e coloque-os no seu estabelecimento, em várias partes diferentes. 

Leia também: 16 frases para não vender fiado

Comece a escrever!


Agora vai ser mais fácil para você criar o seu próprio comunicado de reajuste de preços aos clientes, hein? Espero que meu modelo e minhas dicas te ajudem a ter sucesso nessa tarefa. 

Obrigada pela sua companhia por aqui hoje. 

Um abraço e até mais!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário