Para vender roupas pela Instagram é preciso criar um perfil comercial. Além disso, você precisa caprichar na qualidade das suas fotos. Afinal o Instagram é uma rede social muito visual.
É possível usar a função “Loja” que a plataforma disponibiliza ou usar o perfil apenas para divulgar a venda das roupas. Fechando assim cada venda pelo WhatsApp ou direto na sua loja virtual.
Naturalmente essa rede social se tornou o principal meio de divulgação não só das lojas de roupas, mas de várias outras empresas.
Portanto, aproveitar tudo isso é muito importante para o crescimento do seu negócio. No entanto muitas pessoas tem dúvidas a respeito do que fazer para vender roupas, por exemplo.
Então veja 9 dicas de como vender roupas pelo Instagram com sucesso:
1. Crie um perfil comercial no Instagram
Não dá para vender no Instagram sem ter a sua conta e o detalhe é que ela precisa ser comercial! Com a conta assim você consegue analisar as interações que as pessoas têm com ela e terá acesso a outras estatísticas que podem te ajudar a montar estratégias de venda.
Detalhe: Para ter uma conta comercial no Instagram você precisa ter uma fan page no Facebook do seu negócio.
Aí basta associar as contas pelo próprio aplicativo do Instagram e depois, você vai em configurações – conta e clica em mudar para conta comercial.
2. Faça uma boa apresentação da sua loja de roupas
Com sua conta comercial pronta é hora de prestar atenção a forma como você vai apresentar o seu negócio: É preciso deixar claro que você vende roupas e qual é o seu público.
Nesse momento existem alguns cuidados que você precisa ter:
- Foto do perfil: Precisa ser chamativa e bonita, mostrando o que a sua marca faz;
- Bio: A forma como você vai se apresentar precisa ser prática, simples e inteligente;
- Link: Esse é o espaço para você colocar o site da sua empresa ou, quem sabe um link direto para o WhatsApp;
- Contatos: Coloque o máximo de contatos possível para os clientes entrarem em contato com você.
3. Faça boas fotos das roupas
Sabia que na lista dos melhores produtos para vender no Instagram, a roupa fica em destaque? Pois é! Só que para chamar a atenção das pessoas para suas peças, é preciso ter imagens maravilhosas!
Tire fotos com boa qualidade, capriche na distribuição de cores, crie um cenário se for possível, deixe algo divertido e charmoso, algo que crie o desejo da peça no seu cliente alvo.
Isso talvez não aconteça de primeira, mas é importante que você faça vários testes até conseguir.
As pessoas que vendem roupas podem:
- Expor a roupa em modelos;
- Criar cenários e montar looks em cima de um fundo bonito (pode ser tapete, mesa de madeira, lenços ou panos).
É importante que o cliente consiga ver os detalhes das roupas na imagem também, então pense em uma maneira de agregar isso na sua foto.
Inclusive nós temos aqui um artigo completo com dicas para tirar fotos de roupas para vender. Pode ser que lhe ajude a melhor ainda mais a sua produção.
4. Use hashtags a seu favor
É importante que você conheça bem o seu público alvo e o que chama a atenção dele. O que ele procura no Instagram, por exemplo?
Na hora de postar no seu perfil é fundamental utilizar hashtags (#) que indiquem os produtos que está vendendo, que mostrem um estilo de vida e outras palavras chaves que tenham a ver com o seu negócio.
Isso ajuda a ranquear melhor a sua postagem e fazer com que ela apareça justamente para o público que consome esse tipo de produto, aumentando ainda mais as suas chances de conseguir vender muita roupa no Instagram.
A melhor maneira de encontrar boas hashtags é vendo o que perfis maiores que o seu, que são da mesma linha de trabalho, costumam postar.
5. Siga pessoas
Essa é uma estratégia que vai te ajudar a ter mais seguidores e, consequentemente, mais vendas.
Primeiro pense em cinco perfis maiores que o seu que também vendem roupas na mesma linha ou segmento que você trabalha. Anote eles e se organize para diariamente, por um período estabelecido por você, ir seguindo as pessoas que seguem eles.
No geral, quando as pessoas são seguidas por um perfil que tenha a ver com elas, seguem novamente. Essa estratégia vai aumentar o seu número de seguidores.
Alinhar isso com uma boa estratégia de postagens vai fazer com que mais pessoas conheçam seu produto e que você consiga vender roupas diretamente pelo seu perfil no Instagram.
6. Crie conteúdo que agregue valor ao seu público
A forma de consumo hoje mudou bastante! As pessoas não querem só ver posts com imagens de produtos e com a letra garrafada: “Vende-se!”. Quem trabalha assim tem sentido o peso negativo de viver empurrando alguma coisa para o seu público.
Além de oferecer seu produto, é importante criar uma relação com o público. O que interessa essas pessoas? Que informações você pode oferecer que agreguem valor à vida deles?
Pode ser desde uma dica de moda, a posts com questões de representatividade, coisas voltadas à força da mulher ou, quem sabe, sobre a importância do autocuidado, autoamor…
Essas são só ideias bem genéricas, mas é importante que você faça uma pesquisa profunda do seu público alvo, que saiba exatamente o que eles precisam, o que os interessa, o que chama a atenção – é nisso que tem que apostar.
Apostar nesse tipo de conteúdo pode te dar destaque nas redes, ajudando o seu negócio a crescer muito.
7. Use o Instagram Shopping
Essa é uma ferramenta ainda nova aqui no Brasil que permite que você possa marcar seus produtos na postagem e levar o cliente direto para a página de vendas. É muito mais eficiente e prático vender dessa forma. As taxas de conversão dessa forma de venda são altas.
Para trabalhar dessa forma é preciso que você tenha uma página da sua marca no Facebook e que associe ela à sua conta no Instagram. Depois disso é só ir até as “configurações” da sua página no Facebook, clicar em Loja e ativar.
Logo depois você vai precisar dar algumas informações para configurar sua loja e terá um botão para adicionar o produto. É só seguir todos os passos por lá que não tem erro.
8. Faça parceria com influenciadores
Essa é uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro com roupa no Instagram: Ter um influenciador usando suas peças ou indicando sua marca.
Só que para isso dar certo você precisa saber qual influenciador fala com o seu público.
A partir daí é entrar em contato e buscar fechar uma parceria. No geral existe um valor para o tipo de postagem que ele fará, analise como funciona melhor para você.
Outra coisa que dá certo e acaba sendo mais barato é mandar suas peças de forma personalizada para esse influenciador – você pode fazer isso com vários.
Crie uma espécie de presente com uma caixa personalizada com sua marca, coloque suas peças de maneira arrumada e que sirva para essa pessoa, mande uma cartinha e outros mimos.
É bem comum que essas pessoas filmes os seus “recebidos” para os seus seguidores e é aí que a sua marca pode aparecer.
9. Anuncie!
O Instagram tem uma plataforma voltada para fazer anúncios. Você investe o quanto tem disponível e pode escolher para que tipo de público o seu anúncio será apresentado.
É uma ferramenta que tem ajudado muita gente a aumentar o seu alcance e faturamento, mas a base do sucesso é conhecer bem quem é que se interessa pelas suas roupas.
Comece para ontem!
As redes sociais têm uma força incrível! Só para você ter uma ideia, 59% das pessoas que usam o Instagram disseram que já compraram algo na hora ou logo depois de ter visto algo pela rede social.
Isso significa que suas chances são enormes, já que são muitos usuários ativos nessa rede social aqui no Brasil e no mundo todo!
Espero que as minhas dicas tenham te inspirado e que você comece a se planejar o quanto antes para ganhar dinheiro dessa forma.
Sucesso nas suas vendas!