Se você quer saber como vender perfumes de porta em porta, então aqui eu vou explicar passo a passo o que precisa e como fazer!
Ter independência financeira e autonomia no horário de trabalho é o sonho de muitas pessoas e a partir de agora você pode conquistar. Eu vou te mostrar como e só dependerá de você ir atrás ou não.
Acompanhe! A partir de agora eu vou te mostrar como vender perfumes de porta em porta pode ser a sua chance de mudar de vida!
Como funcionam as vendas de porta em porta
Não é preciso pensar muito para adivinhar como funciona esse sistema tão antigo de comércio.
As vendas, é claro, são realizadas no momento em que o vendedor sai às ruas atrás de clientes. Essa forma de venda é, basicamente, uma inversão da maneira tradicional, ou seja, é a empresa que procura o consumidor ao invés do contrário.
Uma das principais vantagens de trabalhar com esse tipo de negócio é que você dá ao cliente a opção de comprar diferentes produtos sem sair do conforto do seu lar.
Só que não é só ele que ganha, não! Você pode trabalhar quando e como quiser, escolher o tipo de mercadoria que deseja oferecer e ter um rendimento variável de acordo com seu tempo de trabalho.
No Brasil, esse tipo de negócio é muito comum e é voltado para os mais diferentes segmentos: cosméticos, roupas, sapatos, edredons, utensílios domésticos.
Um produto que faz muito sucesso nas vendas de porta em porta é o perfume, pois muitas pessoas não têm tempo de ficar em uma loja experimentando diferentes essências e cheiros e acabam sendo atraídas por vendedores que batem à sua porta.
O que significa que investir na venda de perfumes de porta em porta é lucro na certa, desde que você se esforce e trabalhe bastante para alcançar esse objetivo, é claro. Como em qualquer negócio, esse sistema depende de trabalho e dedicação!
Leia também: Produtos que mais vendem porta a porta
Afinal, como vender perfumes de porta em porta?
Chegou a hora de você conferir essas dicas de como vender perfumes de porta em porta. Tenha certeza de que investir nesse negócio trará a liberdade que você tanto queria e ainda será uma boa forma de rendimento.
Está pronto para ser o dono do seu próprio negócio e se dedicar completamente por isso?! Então vamos lá!
1. Planeje-se
O primeiro passo para quem deseja montar qualquer tipo de negócio é o planejamento. É por isso que, se você quer saber como vender perfumes de porta em porta, também deve atentar-se a essa dica.
Antes de dar início à compra das mercadorias, sente-se com papel e caneta nas mãos e comece a planejar o seu investimento.
Entre as principais preocupações que você deve ter, estão: tipos de produtos que irá vender, em quais dias da semana e em quais bairros irá trabalhar etc.
É nesse momento também que você deverá decidir se quer trabalhar com vendas por catálogo, mostruário ou a pronta entrega, quando os produtos são entregues ao consumidor no momento da compra.
Assim, fica muito mais fácil visualizar o seu negócio e cada um dos detalhes que farão parte dessa nova jornada. Por isso, não descuide!
2. Decida onde comprar os perfumes
Após a fase de planejamento, que inclui decidir o tipo de produto que você irá vender, é hora de adquirir as mercadorias.
Nesse momento, você pode optar por se tornar um revendedor ou consultor de uma marca famosa, como Boticário, Avon, Natura, Jequiti e outras.
Para isso, entre em contato com as empresas pelo telefone, site ou pelas lojas físicas e se informe sobre os procedimentos necessários. Ou você pode optar por adquirir os perfumes por conta própria no atacado.
Isso te dará um lucro um pouco maior, mas tenha em mente que o esforço deverá ser dobrado, já que você não estará trabalhando como revendedor de uma marca reconhecida no mercado e, por isso, precisará demonstrar os benefícios dos perfumes que está vendendo.
3. Vista-se de forma adequada
Uma boa forma de atrair a atenção dos clientes é vestir-se de maneira adequada. O ideal é que você use roupas mais formais, que mostrem ao consumidor a preocupação que você teve ao se apresentar a ele. Vale usar camisas, gravatas, calças sociais etc.
Só não se esqueça de que as roupas também devem ser confortáveis para você, afinal, você irá trabalhar durante todo o dia, andando pela cidade.
Uma opção é investir em um uniforme, que pode ser feito por você (caso você seja profissional autônomo) ou oferecido pela empresa. Assim, os clientes identificarão logo que se trata de um profissional e você garante que eles não se sintam inseguros.
4. Apresente-se e conheça seus produtos
Antes de dar início à conversa sobre o produto, você deve sempre se apresentar. Essa apresentação deve ser a mais resumida possível e conter as principais informações sobre o seu negócio, como os tipos de perfumes que vende, seus benefícios e o nome da sua empresa.
Lembre-se de ser honesto e não inventar nenhuma informação sobre o produto!
Além do mais, é muito importante que você conheça muito bem cada um dos perfumes que vende. Assim, você será capaz de responder quaisquer dúvidas e perguntas que possam surgir no momento da conversa com o cliente, dando a ele a certeza de que você sabe sobre o que está falando.
Outro ponto importante é tratar todos os clientes igualmente. Um bom vendedor também possui características que podem ser decisivas para o fechamento das compras, como simpatia, gentileza, paciência, saber ouvir e ser prestativo.
5. Saiba em quais horários vender
Vender perfumes de porta em porta requer que você encontre os clientes em casa para poder vender os produtos, correto? Acontece que a maioria da população trabalha fora, o que significa que você terá que escolher o horário ideal para vender, que pode ser à noite, entre 17h e 21h.
O que não quer dizer que você não vá encontrar pessoas em casa no horário comercial, mas não serão muitas, por isso, imagine um bom horário que seja favorável para ambos os lados.
Se um cliente não puder atendê-lo naquele momento e mostrar interesse pelo produto, pegue suas informações de contato e pergunte quando pode entrar em contato novamente.
Outra dica é respeitar o horário do cliente e não bater de porta em porta muito cedo, pois boa parte das pessoas está dormindo e a outra se aprontando para o trabalho.
O mesmo se dá com os finais de semana, os quais muitos indivíduos separam para curtir com a família. Nesses momentos, ninguém está com paciência para ouvir um vendedor, concorda?
6. Divulgue os seus produtos
Não é só porque você quer saber como vender perfumes de porta em porta que a etapa de divulgação tenha que ficar de fora. Divulgar os produtos que se vende é regra para qualquer empreendedor, então preste atenção nessas dicas.
Aposte nos cartões de visita. Sempre que encontrar um novo cliente ou mesmo um antigo, entregue um cartão de visita. Assim, ele também poderá, voluntariamente, passar o seu negócio adiante.
Imagina ele guardar o seu cartãozinho na bolsa e entregar a um amigo quando este lhe perguntar sobre perfumes para comprar?
Outra dica é usar as redes sociais, como o Instagram, para alavancar o empreendimento. Invista na publicação de fotos dos produtos, e interaja com o público, seja respondendo perguntas ou apresentando as novidades.
Leia também: Onde comprar perfumes importados para revender
Comece a trabalhar!
Se você gostou dessas dicas sobre como vender perfumes de porta em porta, não perca mais tempo e comece a planejar o seu próprio negócio.
Além dos lucros, você poderá alcançar a liberdade que só um trabalho autônomo pode proporcionar. Por isso, aproveite!
Sou consultora mmn da hinode iniciante quero dicas para metas de vendas para ter um capital de giro para a minha franquia não faltar produtos , como divulgar, nas redes e fazer lista de cliente
Estou montado negócio para revenda de perfumes importados, porém estou com dificuldades para montar um kit mostruário.
Nos pedidos que efetuei mandam amostras porem pouco variadas.