Como vender na rua: 10 dicas para ter sucesso agora mesmo!

Publicado por Jéssica Trabuco em 8 de maio de 2023

Hoje eu vou te mostrar como vender na rua e ganhar dinheiro com qualquer produto que você escolher. Para isso eu reuni 10 dicas de sucesso que são simples e você pode implementar agora mesmo!

Muita gente quer ganhar uma renda extra (ou até começar um negócio), mas tem muita insegurança na hora de vender seu produto na rua. A boa notícia é que por mais que existam desafios, a situação toda é bem mais simples do que você imagina.

A minha intenção aqui com esse texto é te mostrar que você pode começar o quanto antes as suas vendas no meio da rua e ter excelentes resultados. É claro que para isso precisa de boa vontade da sua parte e muita dedicação.

Você veio aprender como vender na rua para realmente começar ou só está colocando ainda mais informação na sua cabeça que não será utilizada? Se você quer mudança precisa agir e esse pode ser um bom caminho.

Seguindo todas as 10 dicas para vender muito na rua, eu tenho certeza que você pode ter bons resultados. Meu convite está feito! Agora só depende de você.

10 dicas de sucesso de como vender na rua!

As dicas que eu trouxe aqui vão desde como abordar um cliente na rua até como se destacar em meio a tantos concorrentes. Não tem nada de difícil e complexo, acredito até que você já sabe alguns deles, mas ainda assim, juntos, fazem toda a diferença.

Para ser bem sincera com você, eu acho que a gente já sabe de muita coisa que poderia mudar a nossa vida para melhor, o que nos falta mesmo é coragem para assumir os riscos e colocar a mão na massa – eu espero que esse texto te inspire para isso.

Tudo que você encontrar aqui precisa analisado e modelado de acordo com a sua realidade pessoal, regional e também com os objetivos que você tem com esse novo projeto, viu?

Agora vamos à lista que vai te mostrar o passo a passo de como vender na rua:

como vender na rua

1. Escolha bem o produto para vender na rua

O primeiro passo é decidir com o que você vai trabalhar. Isso não pode ser feito só por achismo da sua parte, você precisa analisar o mercado aí da região que você quer atuar e conhecer bem a clientela.

A gente tem um artigo aqui no blog que pode te ajudar, porque a gente revela várias ideias de produtos para vender na rua. Então recomendo que você confira esse artigo!

Analise direitinho quais deles tem potencial onde você quer investir e comece a pesquisar o que você vai precisar para começar a trabalhar com eles.

Essa é a lição número um de como vender na rua e é (provavelmente) a mais importante. Afinal: Como você vai vender se não tiver produto, não é mesmo?

2. Escolha uma região movimentada

Depois de escolher o que vender na rua é hora de analisar os melhores locais para atuar. De primeira o mais importante é movimentação! Procure áreas na sua cidade que tenham um grande fluxo de pessoas todos os dias.

Eu sempre sugiro alguns lugares:

  • Porta de faculdades e escolas;
  • Perto de centros comerciais (para você vender para os funcionários de lojas e escritórios);
  • Parques;
  • Praças;
  • Estações (de trem, metrô e ônibus).

3. Fique em destaque no meio da multidão

Escolhida a região e o produto, é hora de procurar um jeito de se destacar da multidão! Você pode fazer isso usando um banner apresentando os seus produtos, trabalhando com uma food bike, carrinho ou barraquinha que tenha cores vibrantes…

Outra boa dica é utilizar uma espécie de farda que chame a atenção. Por exemplo, digamos que você vai fazer receitas para vender na rua, aí você pode utilizar aquelas roupas de chefe de cozinha, sabe?

Se por acaso você for vender bebidas, pode inventar algo e se vestir de garçom. O que vale mesmo é a criatividade!

4. Seja simpático e crie uma relação com o cliente

Outra das lições de como vender na rua que eu considero prioridade é o atendimento ao cliente. Você pode ter o melhor produto do mundo, mas se não souber cativar o cliente o negócio não vai muito longe.

Por isso trabalhe com amor e muita disposição! Trate as pessoas como você gostaria de ser tratado, crie um vínculo com as pessoas, olhe nos olhos, saiba seus nomes, converse com um sorriso no rosto.

Por mais romântico e até simples que isso possa parecer, faz uma diferença enorme no faturamento do seu negócio. Se você quer mesmo ter sucesso, precisa se preocupar com isso.

5. Conheça o seu produto

Esse é outro ponto fundamental! Seja qual for o produto escolhido para vender, comida, bebida, acessório ou até mesmo roupa, conheça ele a fundo! Você precisa se tornar um especialista sobre ele.

Isso vai dar credibilidade ao seu negócio e te dará o poder de cativar as pessoas de uma forma muito mais efetiva.

Dicas para vender na rua

6. Trabalhe com o preço justo

Não ache que para ganhar dinheiro vendendo na rua você precisa colocar o preço dos seus produtos na altura, não. Na verdade você vai conseguir vender muito mais se trabalhar com um preço justo.

As coisas não estão fáceis para ninguém e se alguém se interessar pelo que você vende e perceber que você não está sendo honesto, você não só vai perder a venda como vai queimar a sua ficha no mercado.

Ser honesto é uma das lições de como vender na rua, de como ser um empreendedor e de como ter sucesso na vida. Por mais que as coisas pareçam mais difíceis assim, esse é o melhor caminho!

7. Não tenha vergonha e orgulhe-se do seu negócio

Uma coisa muito comum que acontece com as pessoas que querem começar a vender na rua é a vergonha! Por algum motivo a nossa cabeça acha que vender coisas por aí é sinal de fraqueza ou algo assim. Engano seu!

Acredite em mim: Muitas pessoas queriam ter a sua oportunidade, mas não tem coragem para isso. Você não só poderá ganhar muito mais dinheiro do que quem trabalha com carteira assinada, como também terá liberdade para ter a vida que você quer.

Não vai ficar preso a lugar algum, não precisará lidar com patrão chato e poderá também dá importância às coisas e pessoas que você ama.

Então levante essa cabeça e se orgulhe da pessoa forte e incrível que você é! Mas se precisar de uma ajudinha, veja as dicas que a gente compartilhou no artigo sobre como perder a vergonha de vender na rua, que já postamos aqui.

8. Prepare-se para chuva e sol

Esse é um detalhe que quase ninguém fala, mas eu acho importante! Eu não sei onde você mora, mas independente disso é importante que você se prepare tanto para os dias ensolarados, quanto os dias de chuva e de frio.

Monte uma estrutura para continuar trabalhando, faça chuva ou faça sol!

9. Fique atento à legalização do seu negócio

Em algumas regiões do Brasil, só se pode trabalhar na rua com algum tipo de autorização da Prefeitura. Mesmo que você não tenha dinheiro para investir nisso agora, é importante buscar informações para saber todo o passo a passo.

Eu sei que muitas coisas são bem burocráticas no nosso país, mas é muito melhor que você consiga trabalhar com essa “segurança”.

10. Persista!

A última dica de como vender na rua é fundamental: Você precisa persistir no seu negócio e nos seus objetivos! Nem todos os dias serão fáceis, você se cansará, pensará em desistir, terá medo… Só que tudo isso é normal!

O segredo de tantos empresários de sucesso por aí é justamente acreditar no seu projeto e lutar por ele até o final. Então seja forte e faça tudo que está ao seu alcance!

Leia também: Doces para vender na rua

Comece a vender na rua!

Depois de 10 dicas como essas, fica muito mais fácil vender na rua, não é não? Eu espero que você tenha se inspirado com esse texto e que corra, agora mesmo, atrás de boas oportunidades para começar a mudança de vida que você tanto quer.


  1. Qual o produto que mais vende na rua?

    Na grande maioria dos lugares, o produto que mais vende na rua são alimentos ou bebidas. Mas existem outros itens que também vendem muito, como acessórios pessoais, pequenos artigos para casa e até mesmo brinquedos.

  2. Qual o melhor horário para vender na rua?

    Tudo vai depender do tipo de produto que você vai vender, mas geralmente o melhor horário para vender na rua é entre as 8 e 16 horas. Porque esse é um horário onde o comércio está bem ativo e tem muita gente circulando pelas ruas.


Conteúdo Recomendado:

Enfim, espero que as dicas de vendas na rua tenham sido úteis e lhe ajudado nesse início. Mas agora cabe a você analisar qual produto irá vender e realmente colocar tudo em prática!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

9 comentários

  • Maria Elisangela Alves Da Silva

    Muito obrigada! Desde que deixei a sociedade de uma loja de roupa com uma amiga minha fiquei sem renda pois investir tudo o que tinha nessa loja. Depois que deixei a loja não nos falamos mais e agora preciso recomeçar, estava pensando de ir mesmo vender nas ruas, mas estava com muita vergonha. Mas vendo aqui esses comentários me animei muito Obrigado

  • Marlene bezerra Lima

    vc me ensentivou a trabalhar pra mim quero vender bolos na rua

  • Aparecida Maria de Paiva

    Adorei mesmo, muito motivador, agora é só investir em busca do sucesso, gratidão

  • Fabio dos santos

    Muito bom !!me incentivol bastante .
    obrigado

  • leonardo espindola moreira espindola moreira

    Show de bola!
    Me motivou mais ainda a começar o meu negócio.

  • Adorei. Me motivou bastante.

  • Matéria bastante incentivadora .

  • Muito obrigada pelas dicas, ameiii

  • WESLEY AGUIAR DOS SANTOS

    MUITO OBRIGADO!
    DEIXO AQUI MEUS AGRADECIMENTOS!
    PARABÉNS!

Deixe o seu comentário