Para vender empréstimo consignado pelo WhatsApp é preciso definir como captar os clientes, de que forma o relacionamento será criado e quais estratégias serão adotadas para a conversão de vendas ser alta.
Abaixo vou estruturar um passo a passo para você colocar em prática na sua abordagem, começar a conquistar mais pessoas e aumentar os resultados mensais. Confira:
Crie ambientes para envio de mensagens
Antes de te ensinar como vender empréstimo consignado por telefone, é importante que eu te ajude a criar um ambiente para recepcionar todas as pessoas dispostas a ouvir o que você tem a dizer.
Esse ambiente pode ser uma lista de transmissão ou um grupo de WhatsApp.
Lista de transmissão
A lista de transmissão permite que mensagens sejam enviadas para vários contatos ao mesmo tempo, mas o segmento da conversa ocorre individualmente.
Essa opção permite que um relacionamento pessoal seja criado com maior facilidade e que todas as perguntas e questionamentos sejam respondidos com maior atenção e de forma personalizada.
Além disso, a opinião alheia não interfere na decisão dos clientes, impedindo que o coletivo seja afetado pela negatividade ou falta de interesse de apenas um contato.
Para fazer a sua própria lista é só clicar na opção de configurações do aplicativo, apertar em “nova transmissão”, selecionar no máximo 256 pessoas, colocar um nome fácil de encontrar, uma foto (sua ou da empresa que trabalha) e enviar as mensagens que quiser.
Grupo de WhatsApp
O grupo de WhatsApp permite que ocorra uma comunicação maior entre os potenciais compradores, mas para evitar mensagens que prejudiquem o desenvolvimento do seu trabalho é interessante que coloque regras de participação.
Caso algum participante descumpra, deve ser banido do grupo sem explicações. Essa estratégia é mais indicada para quem deseja vender rápido e não tem muito tempo para dedicar a cada um individualmente.
Para criar um grupo é só clicar nas configurações do aplicativo, apertar em “novo grupo”, selecionar os participantes, modificar o nome, a foto e iniciar a interação.
Faça a captura do número de WhatsApp com iscas digitais
Diferente do que muitos pensam, o WhatsApp não faz vendas sozinho! É preciso criar alguma conexão com o cliente antes mesmo de solicitar o número e começar a bombardeá-lo com mensagens prontas (que só deixam evidente o interesse exclusivo em vender).
A isca digital é uma forma excelente de gerar essa conectividade e iniciar um bom relacionamento.
Essa isca pode ser um áudio, um vídeo, um e-book ou até mesmo uma surpresa não revelada que o cliente só descobrirá ao entrar no WhatsApp.
A surpresa pode ser um desconto, bônus e brindes. A ideia é que você entregue algo, antes mesmo de pedir. Isso gera gratidão e acaba facilitando o processo de condução da pessoa até a aquisição do crédito consignado.
Humanize o relacionamento
Não aborde o cliente apresentando o produto. Primeiro se apresente, conte um pouco da sua história, pergunte como o cliente está, o que ele faz, enfim, se envolva de alguma forma.
Seja simpático, lembrando de não ser invasivo, e demonstre interesse pela conversa sem ser muito chato.
A ideia é fazer com que a pessoa se sinta confortável com a abordagem e com a fluidez do papo.
Entenda as necessidades de cada um
O fato de você adquirir o número de telefone utilizando uma isca digital, já garante que os contatos do seu WhatsApp serão mais qualificados e terão interesse prévio nesse tipo de crédito.
Esse presente inicial te ajuda a entender o motivo que levou a pessoa a se interessar pela proposta, através de investigações diretas sobre as necessidades e dificuldades que cada um enfrenta.
A ideia é anotar tudo para conseguir usar isso de forma estratégica na hora da oferta.
Conscientize o cliente
O roteiro de venda de crédito consignado por telefone é mais demorado e você precisa ter paciência com cada etapa.
O cliente pode até saber dos problemas que tem, mas nem sempre a solução é tão evidente quanto parece para você, então, fale um pouco das vantagens e benefícios que um empréstimo concede, sem oferecer nada no primeiro momento.
Só deixe claro que existe um caminho livre para ele percorrer quando bem entender.
Estruture uma apresentação fácil e dinâmica
Quando a conexão estiver fluindo e o cliente der mais espaço para você falar sobre o negócio, seja discreto e envie conteúdos em multimídia que falem sobre o assunto, depoimentos de clientes bem sucedidos que alcançaram os resultados e quais as vantagens em relação a outras opções presentes no mercado.
Tente fazer vídeos com músicas, cores e imagens que prendam a atenção da pessoa e gerem algum sentimento.
Faça uma chamada para ação imperdível
Ao fim de tudo, chame o cliente para a prosperidade através de uma oferta imperdível. Nessa fase é interessante utilizar gatilhos mentais como a escassez (dizendo que é por tempo limitado), exclusividade (preparando algo completamente personalizado), antecipação (informando uma data de desconto e perguntando o interesse em adquirir).
Enfim, use a criatividade e tente elaborar uma mensagem para oferecer empréstimo consignado de uma forma que o seu cliente não consiga recusar.
Se preocupe com o pós venda
Os maus vendedores só se preocupam em vender e essa não pode ser a sua realidade. Ainda que seu objetivo tenha sido alcançado, se importe em assistir o cliente após a efetivação da venda.
Sempre mantenha ele atualizado sobre o status do contrato, informando se ele está aguardando o INSS, se está na Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) ou se está passando por algum outro tipo de análise.
Lembre-se que a decisão que o cliente toma de acreditar nas suas promessas, gera uma expectativa e você precisa tirar todas as dúvidas e disponibilizar todas as atualizações, para evitar que ele se sinta lesado e acabe manchando a sua reputação na praça, certo?
Dica bônus para te ajudar na otimização do seu trabalho
Para vender consignado na internet é preciso abraçar as vantagens do virtual e agir pensando na otimização do seu tempo. Para isso, trago uma dica fantástica para você colocar em prática na hora que for começar:
Tenha mensagens prontas e estratégicas
As mensagens prontas precisam ser pessoais e pouco robotizadas, para gerar conexão, mas precisam ser encaminhadas em momentos estratégicos.
Por exemplo:
- Quando o cliente entrar na sua lista de contato, deixe uma mensagem pronta de boas vindas e se disponibilize para tirar dúvidas;
- Quando ele falar alguma coisa e você estiver ausente, deixe uma resposta pronta dizendo que responderá o mais rápido possível e que ele pode falar o quanto quiser;
- Ao final do dia, quando os atendimentos acabarem ou em feriados e fins de semana, informe a inativação do canal de comunicação e se disponha a tratar do assunto a partir de uma data e horário específicos.
Enfim, a ideia é cuidar do cliente sempre, inclusive quando estiver ausente. Para te auxiliar nisso, é indicado que baixe o WhatsApp Business que te permite criar um perfil comercial e personalizar todos esses envios automáticos.
Conteúdo Recomendado:
Comece a vender agora mesmo!
Agora que já sabe como vender empréstimo consignado por WhatsApp, basta comprar um chip, encontrar um acesso a internet e começar a montar uma lista de contatos qualificados.
Espero que o artigo tenha te ajudado!
Abraços!