Dá para vender certificado digital sendo uma Autoridade de Registro (AR), um revendedor autorizado ou até mesmo trabalhando com indicação de clientes. Durante o artigo eu vou te explicar como cada uma dessas coisas funciona e ainda falar um pouco de como funciona esse mercado hoje em dia, além da sua importância.
Se você tem interesse em trabalhar neste nicho, eu tenho certeza que as minhas informações vão te ajudar.
Então aproveita essa oportunidade e fica comigo até o final.
Vem!
1 – Vender certificado digital como uma Autoridade de Registro (AR)
A Autoridade de Registro é quem fica responsável em intermediar o contato entre o cliente e a Autoridade Certificadora (AC).
Na hierarquia, é a AC quem emite, renova, revoga, distribui e gerencia os Certificados Digitais no país. Ela trabalha para o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – TI, que é o responsável principal desse segmento.
Isso significa que o seu trabalho será o de receber pedidos dos clientes e repassar essa necessidade de certificados digitais para a AC, que irá avaliar e emitir de acordo com o ITI.
Trouxe abaixo algumas das exigências para abrir uma Autoridade de Registro:
- Ter um CNPJ;
- Passar pelo processo de credenciamento do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI);
- Ter parceria com uma Autoridade Certificadora;
- Estar quite com obrigações tributárias;
- Ser órgão ou entidade de direito público ou pessoa jurídica de direito privado;
- Atender às diretrizes e normas técnicas da ICP-Brasil;
- Atender aos requisitos financeiros (estima-se que seja necessário investir cerca de R$50 mil);
- Em alguns casos é preciso ter um espaço físico para atender os clientes.
2 – Vender certificado digital como um revendedor autorizado
Outra maneira de trabalhar com certificado digital é se tornando um revendedor autorizado de uma autoridade certificadora ou de registro.
Seu trabalho será o de compartilhar um cupom de desconto para o máximo de pessoas que conseguir. Caso elas façam a compra de algum certificado usando esse código, você ganha uma comissão.
Só que todo esse trabalho será feito por conta própria e com as suas estratégias. Claro que as empresas podem te dar algum suporte e apoio em algumas coisas… Acho que nesse caso é muito importante manter uma boa relação com elas.
Tudo que você precisa fazer é escolher com quem fazer parceria e a partir daí preencher um formulário no site deles na parte de revenda. Depois de ser aprovado você vai ter acesso ao seu cupom e já pode trabalhar.
É importante que antes de iniciar com isso você leia atentamente a forma de trabalho de cada marca e veja como é feito o repasse da comissão – que no geral acontece no mês seguinte.
3 – Vender certificado digital fazendo indicação
Sabia que tem como vender certificado digital de uma forma mais autônoma sem uma ligação formal com as empresas? Nessa situação aqui você vai entrar em contato com alguma AC ou AR e perguntar quanto eles pagam de comissão por indicação.
A partir daí seu trabalho é conseguir clientes e mediar diretamente para eles, que cuidarão da parte de atendimento e venda.
Vale a pena vender certificado digital?
Pensando que a necessidade do certificado digital só aumenta hoje em dia, já que estamos cada vez mais fazendo transações através da internet, já posso afirmar que vale a pena trabalhar com esse mercado sim.
Claro que o valor que você vai ganhar varia muito de acordo com a sua forma de divulgação e o jeito que vai trabalhar.
A margem de lucro na venda de um certificado digital, por exemplo, varia de 20% a 55%. Se você tiver um negócio pequeno, trabalhando sozinho, é possível ter um faturamento estimado em R$8 mil.
Algumas coisas que vão te ajudar a vender mais certificados
Independente da maneira que resolva trabalhar, seja com uma autoridade ou sendo um revendedor, é preciso ter ou desenvolver algumas habilidades.
Trouxe as que considero mais importante abaixo para você se inspirar, focar nisso e começar a ganhar dinheiro:
Seja um especialista em certificado digital
Não tem como vender nada nessa vida se a gente não tiver conhecimento sobre o assunto. Por isso, na minha visão o seu primeiro e mais importante trabalho é mergulhar fundo nesse assunto. Estude tudo que puder para que o seu cliente perceba que está lidando com um especialista e não um vendedor que quer ganhar sua comissão a qualquer custo.
Seja claro e direto
A sua comunicação será a base do seu negócio. Para conseguir fechar negócio, vai precisar falar de forma clara, simples e direta. Uma coisa que pode te ajudar com isso é a prática. Quanto mais treinar o seu “discurso” melhor e mais natural ele será.
Seja simpático
Todo mundo gosta de ser bem tratado. Então, em todas as conversas seja simpático, respeitoso e se possível use o nome do cliente várias vezes para criar um vínculo.
Crie uma boa rede
Quanto mais gente você conhecer, mais possíveis clientes terá. Então, além de fazer indicação para quem já conhece, procure formas de contatar outras pessoas e aumentar suas possibilidades.
Consistência e persistência
Essas duas coisas são importantes para qualquer tipo de negócio. Tudo funciona melhor quando a gente persiste e mantém consistência no nosso trabalho. É aquele negócio de formiguinha, sabe? Todo dia fazer um pouquinho vai te levar a grandes resultados.
Comece a trabalhar!
Agora que você já entendeu como vender certificado digital, escolha de qual forma quer trabalhar e comece o quanto antes. Não perca mais tempo!
Agradeço muito por ter ficado comigo até o final e espero, de coração, que minhas informações tenham te ajudado de alguma forma.
Um grande abraço e até mais!
Deixe um comentário