Como vender crochê pela internet: 5 passos + dica infalível

Publicado por Lidia Massari em 8 de fevereiro de 2022

Há quem diga que o crochê acabou, mas depois que descobrir como vender crochê pela internet, verá que o nicho de artesanato nunca esteve tão vivo e lucrativo.

Para ter noção, o crochê ficou em segundo lugar no ranking de tendências de artesanato para 2022. Inclusive, essa tradição presente no DNA brasileiro tem ganhado espaço e destaque internacional, já que a exportação cresceu bastante.

Diante disso, vou apresentar os melhores e mais assertivos passos para consolidar sua marca no universo digital do crochê. Vamos lá?

Como vender crochê pela internet: 5 passos certeiros + dica infalível

como vender crochê pela internet

1. Analise qual peça de crochê vende mais

Você pode ser especialista na arte de crochetar lindos tapetes, sousplats decorados ou seguir a tendência em bolsas fashion. Mas, se não seguir as melhores ideias de crochê para vender, terá impactos negativos nas vendas.

Afinal, é fundamental diversificar os produtos para atender uma demanda de clientes cada vez maior. Essa é a primeira regra para quem quer trabalhar com crochê. Dessa forma, separei as peças de crochê mais vendidas em 2021 como base:

  1. Os tapetes de crochê lideram o ranking de peças mais vendidas.
  2. Sousplats são utilizadas em decorações, varie nas cores, formatos e tamanhos.
  3. Amigurumis são pequenos bonecos de animais e personagens feitos em crochê.
  4. Biquíni de crochê exige pouco material e tem procura.
  5. Bolsas em crochê personalizadas.
  6. Croppeds possuem grande procura e são simples de fazer.
  7. Saídas de praia nunca perdem espaço.
  8. Vestidinhos em crochê, muito utilizados por famosas.
  9. Sapatinhos para bebê.
  10. Conjunto de blogueirinha é tendência.

E como falamos de vender crochê no universo digital, não existe essa coisa de concorrência ou saturação de mercado. E você pode alcançar diferentes públicos todos os dias, basta analisar quais itens oferecem margem de lucro elevada!

2. Estude os melhores canais de divulgação para crochê

Esse é um dos pontos mais importantes. Isso porque é a etapa em que você define quais canais utilizar para divulgar seus produtos. E olha, opção é o que não falta:

  • Redes sociais: Facebook e Instagram.
  • Aplicativos e sites: plataformas próprias como o Enjoei e Elo7.
  • Marketplace: plataformas específicas para comercializar bens e produtos, como Mercado Livre, OLX e Marketplace do Facebook.
  • E-commerce: site criado por você para vender os produtos sem intermediários, ampliando lucros e alcance estratégico.

É válido dizer que cada canal deve ser gerenciado de forma independente. Nesse sentido, crie estratégias focadas no público daquele canal.

Por exemplo, vender pelo Instagram se resume a imagens atrativas, hashtags e postagens frequentes. Enquanto no Facebook o objetivo é gerar engajamento, com vídeos descolados e postagens diárias.

Por outro lado, o marketplace pode ser utilizado como vitrine virtual caso não tenha site próprio. Entretanto, sua estratégia pode ficar limitada, visto que as plataformas possuem políticas próprias de divulgação.

3. Marketing digital para artesanato é a estratégia que precisa

Peças de crochê escolhidas e canais de divulgação definidos é hora de falarmos sobre as estratégias digitais. E se você pensava que publicar no Instagram e Facebook era suficiente, sinto te decepcionar, mas as ações precisam ir além.

Planejar e criar boas estratégias de marketing é o combustível para explorar cada brecha oferecida pelas redes sociais. Na realidade, a melhor postura é integrar uma comunicação padronizada em todos os seus canais.

Logo, venda crochê através de marketplace e sempre que criar publicações no Facebook, direcione o cliente à plataforma de vendas. Aliás, até mesmo pelo Facebook é possível criar loja virtual, veja outras considerações:

  1. Aposte no marketing digital de conteúdo para oferecer informação relevante aos seguidores.
  2. O mercado do crochê é concorrido, por isso, tenha estratégias para que site e conteúdo sejam encontrados no Google.
  3. Implemente rigoroso controle dos perfis nas redes sociais.
  4. Crie campanhas patrocinadas no Instagram e Facebook para alcançar e engajar mais pessoas.

4. Aprenda como fazer foto de crochê

O que seria do crochê se não fossem as fotos que instigam a compra de tapetinhos e atoalhados, concorda? Pois bem, é imprescindível contar com fotos de arrasar para vender crochê na internet com lucratividade.

“Ah, mas lá vem você falar que preciso investir numa câmera fotográfica, quando não tenho esse recurso”. Pelo contrário, atualmente a maioria dos celulares conta com boas câmeras e recursos que facilitam esse processo. No entanto, siga alguns pontos de atenção:

  • Condição da iluminação: crie pequenos planos de fundo branco próximos a entrada de luz natural, como janelas e realce os detalhes.
  • Escolha o posicionamento das peças: dobradas, abertas ou enroladas, encontre o equilíbrio para mostrar detalhes e texturas.
  • Caso necessário edite as imagens: use aplicativos simples e gratuitos, além dos recursos de ajuste do celular.

DICA EXTRA: tenha atenção no foco e zoom ao fotografar com celular. Planeje investir em tripés baratos para estabilizar as fotos e deixe o zoom de fora para não desfocar!

5. Crie descrições completas das peças de crochê

Embora o crochê seja um produto autoexplicativo, quando falamos em vender artesanato pela internet, toda descrição é bem-vinda. Digo isso porque o cliente aprecia uma breve descrição personalizada sobre a peça.

Desse modo, se for um tapete sugira algumas combinações de decoração e coloque as dimensões como tamanho e largura. Recomende a compra combinada com outra peça para agregar valor visual e de utilidade.

No contexto do marketplace, é fundamental elaborar descrições completas, visto que pode ser um diferencial competitivo para seu produto se destacar!

DICA EXTRA: crie uma plataforma própria e lucre muito mais

Primeiramente, vale dizer que essa dica requer mais conhecimento e investimento. Minha sugestão de ouro hoje, é para você criar uma plataforma própria, um e-commerce na verdade.

A partir de um espaço exclusivo, vender crochê fica mais fácil e lucrativo. Sem intermediários ou concorrência direta, o potencial de vendas cresce bastante. Então, integre a plataforma e redes sociais ao Google e tenha um alcance irrestrito de clientes que nunca imaginou alcançar.

E então, conseguiu entender como vender crochê pela internet com eficiência e produtividade? Pode parecer muita coisa, mas o mais difícil ainda é o primeiro passo e tenho certeza de que ficou mais simples agora, boas vendas!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar para auxiliar a venda de artesanato de outras pessoas. Até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário