Como vender açaí delivery?

Publicado por José Neto em 2 de outubro de 2019

No artigo de hoje eu vou te ensinar a como vender açaí delivery e a como apostar nesta delícia para iniciar um ótimo negócio. Podendo ter um ótimo lucro!

Só quem gosta de açaí sabe o quanto o mesmo é sempre bem vindo em qualquer dia, a qualquer hora, não é mesmo? E nem precisa estar um dia muito quente para saborearmos este sobremesa gelada.

Desse modo, a procura por este produto passa a ser consideravelmente expressiva. O que nos dá margem para apostar em um empreendimento delivery que atenda aos clientes, inclusive quando eles não puderem sair de casa para consumir o seu açaí.

Entretanto, para que isso dê verdadeiramente certo, o ideal é que você estude o negócio de perto. E para te ajudar nisso, elaborei este guia de hoje.

Acompanhe a seguir, tudo o que você precisa saber sobre como vender açaí delivery.

Dicas de como vender açaí delivery


Antes de iniciar a sua venda de açaí delivery, é imprescindível que você faça uma boa pesquisa de mercado em sua região. Assim, será possível fazer um levantamento da procura por este tipo de produto, além de ser uma ótima forma de você compreender o comportamento do seu futuro consumidor e, inclusive, dos seus concorrentes.

Desse modo, você estará ainda mais preparado para o mercado, e já saberá quais tipos de promoções e medidas poderão ser tomadas para impulsionar o seu negócio.

Pois nunca se esqueça: o estudo do mercado e o plano de negócio são dois pontos cruciais para o sucesso de qualquer empresa. Sem estes fatores, o caminho percorrido poderá ser um pouco incerto e, dessa maneira, poderá acarretar efeitos negativos ao longo do tempo.

Visto isso, vamos agora ao nosso passo a passo:

Como vender açaí delivery

1. Pense no local de atendimento

O primeiro passo para abrir o seu negócio é pensar na estrutura física do mesmo. Pois embora você esteja querendo saber como vender açaí delivery, é igualmente importante que você pense na localização da sua empresa.

Afinal, haverão clientes que preferirão buscar o produto no local, e você precisa criar um ambiente apresentável e acessível para estas pessoas.

Por isso, procure por um espaço que esteja em um ponto estratégico em sua cidade. Além disso, atente-se para a estrutura física de fato. Observe o tamanho do imóvel e veja se o mesmo se enquadra com o seu plano de negócio. Assim você já saberá se apostará em uma empresa de pequeno ou médio porte.

2. Equipamentos necessários

Escolhido o local do seu delivery, é hora de pensar em todos os equipamentos para açaí que serão necessários. Aqui, você poderá optar por máquinas específicas, ou então, apostar em freezers e geladeiras que também poderão dar conta do recado.

De maneira geral, você precisará de:

  • Geladeira e freezer;
  • Máquina de açaí;
  • Ar condicionado;
  • Balcões e mesas para preparar o açaí;
  • Máquina de cartão;
  • Utensílios como colher, cortador de frutas, etc.;
  • Entre outros itens que você julgar necessário.

A quantidade de cada um dos equipamentos acima citado poderá variar de acordo com o porte da sua empresa e os seus objetivos.

3. Pense na embalagem

O terceiro passo, e um dos mais importantes, é o de pensar na embalagem do seu açaí. Aqui você deverá dar uma atenção a mais, pois é preciso que o pedido seja enviado em embalagens térmicas, para que chegue no ponto na casa do seu cliente.

Além disso, a resistência do material também é importante. Afinal, ninguém gosta de receber um pedido com algo danificado, não é mesmo?

A maneira mais prática é você vender o açaí no copo descartável, já montado e mandar os acompanhamentos em pequenas embalagens separados.

Porém, vale lembrar, que como as entregas geralmente são feitas com uma moto, você precisará ter uma pequena caixa térmica. Assim os potes de açaí vão dentro dessa caixa térmica e evita que descongele até chegar na casa do cliente.

4. Legalize o seu negócio de açaí delivery

Vou supor que você já estruturou todos os pontos anteriores, até aqui. Agora, é preciso pensar na legalização do seu negócio. Esta etapa pode ser um pouco burocrática e, inicialmente, pode parecer mais cansativa.

Por isso, o conselho que eu posso lhe dar é: busque o auxílio de um bom profissional. Neste caso, um contador poderá te dar o suporte necessário para abrir a sua empresa.

5. Monte uma equipe qualificada

A abertura legal já foi providenciada? Ótimo! Agora você já poderá partir em busca da sua equipe. Aqui, você deverá fazer uma entrevista com os potenciais colaboradores, conhecendo-os de um modo mais profundo.

Pois o ideal é que você aposte em pessoas experientes, e que já estejam preparadas para lidar com este tipo de trabalho.

De maneira geral, você precisará de:

  • Entregador;
  • Equipe de atendimento via telefone/ whatsapp;
  • Profissionais que vão preparar o açaí de fato;
  • Alguém responsável por embalar;
  • Auxiliar de serviços gerais;
  • Profissionais responsáveis pelas mídias sociais;
  • Entre outros que você julgar necessário.

Lembre-se sempre de alinhar a sua equipe com o seu plano de negócios, para que tudo se desenvolva de uma forma mais fluída e interessante.

Se você quer começar um delivery de açaí com pouco dinheiro, poderá iniciar tendo apenas 1 pessoa para atender os clientes e preparar os pedidos, você poderá ficar responsável pelas entregas e divulgação na internet nas horas vagas.

De acordo o negócio for crescendo e a demanda aumentando, você poderá ir aumentando sua equipe.

6. Divulgue nas mídias sociais

Por fim, com tudo estruturado e pronto para atender os seus primeiros clientes, é chegado o momento de divulgar o seu negócio.

Para isso, você pode apostar nas mídias sociais. Assim, certamente chamará a atenção das pessoas que gostam de açaí e que teriam interesse de receber esta delícia diretamente em casa.

Faça publicações atrativas, e ainda, invista em anúncios pagos. Visto que com este tipo de auxílio você poderá segmentar o seu público, impactando exatamente quem tem interesse em adquirir o seu produto.

Como montar um delivery de açaí

Delivery de açaí dá dinheiro?


A grande dúvida que fica na mente de muitas pessoas é se esse tipo de negócio dá lucro realmente. Então, afinal, será que vender açaí delivery dá dinheiro?

A resposta é sim, você poderá ter ótimos resultados vendendo dessa forma. Principalmente se o seu maior foco for nas entregas, já que você poderá alugar apenas um espaço pequeno para trabalhar, não precisará de muitos funcionários e terá um trabalho mais simplificado.

Portanto, trabalhando dessa forma você poderá atingir um faturamento mensal na faixa dos R$ 4 a R$ 10 mil Reais com uma estrutura pequena. A margem de lucro costuma ficar na faixa dos 30%.

Invista no seu delivery de açaí


Viu só como vender açaí delivery é mais fácil do que você imaginava? O segredo está justamente na organização de um espaço adequado, na escolha de uma boa embalagem e no investimento na divulgação do seu negócio.

Além disso, lembre-se sempre de buscar os melhores fornecedores de açaí para o seu negócio. Para isso, uma pesquisa aprofundada acerca de preço e qualidade se faz necessária. A paciência sempre será importante para o desenvolvimento de qualquer empresa, e você precisará muito dela, ok?

Espero muito que este conteúdo tenha lhe dado algum auxílio e desejo sucesso nas suas vendas!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

5 comentários

  • Marioneide Santos Silva

    E sempre bom ter um profissional no asunto,.

  • Obrigado pelas dicas .. Estarei iniciando nessa atividade, e sem dúvida o ponto mais importante é de fato o planejamento ..

    Sucesso para todos nós!

    • João Carlos

      Oii como está seu negócio de açaí deu certo ? Estou querendo abrir o meu mês que vem.

  • AMANDA BORGES NUNES

    Gratidão amei as dicas, conteúdo de ectrema importância. muita luz pra vocês s2s2s

  • Rafael De Castro Santos

    Gostei muito

Deixe o seu comentário