Todos sabemos que bolsa se vende sozinha, pois mulheres não resistem às novidades, mas o seu negócio depende de como tirar foto de bolsas para vender.
Através de capturas cuidadosas, você consegue mostrar cada detalhe mínimo das bolsas. De alças trabalhadas às costuras de qualidade, das texturas aos detalhes banhados, sua venda depende da perspectiva do cliente em relação ao produto.
Dessa forma, eu aproveitei para reunir dicas exclusivas para ajudar você a montar aquele book sensacional com fotos profissionais que cativam os clientes. Vamos conferir?
Como tirar foto de bolsas para vender: 5 coisas que você precisa saber
Devido ao aumento no número de fornecedores de bolsas, você encontra todo tipo de bolsa no mercado. Somado a isso, a concorrência é grande, exigindo que você diferencie seu produto acima de tudo.
Nesse cenário, as fotos ajudam não apenas na estratégia comercial, mas também na presença digital. Sabe aquele Instagram repleto de belas fotos, com inúmeros seguidores e clientes em potencial?
Então, é esse tipo de realidade que você deve buscar criar e quando falamos em bolsas, uma imagem realmente vale mais do que mil palavras.
1. Cuidados básicos ao tirar foto de bolsas para vender
Não é só porque a bolsa representa uma venda “fácil” que você deve relaxar. Pelo contrário, você precisa aproveitar cada oportunidade, pois saiba que são poucas as pessoas que se atentam a isso, tenha como diferencial competitivo.
Com isso em mente, vamos à parte do equipamento. Não importa se você utiliza celular ou câmera, pois o resultado depende de uma série de cuidados, como:
- Tenha a luz natural a seu favor, seja na vitrine, próximo a janelas e portas, evite a luz artificial sempre que puder.
- Veja se ao tirar a foto existem pontos escuros no produto, isso é sinal de que a iluminação não está bacana.
- Sempre que a bolsa tiver cores vivas, contraste com fundos para destacar o produto.
- Não se contente com uma imagem apenas, tire fotos de diferentes ângulos, enriquecendo a experiência e percepção dos detalhes.
- Para bolsas ricas em detalhes, experimente fundos rústicos ou elementos naturais.
Esse conjunto de detalhes ajuda a conseguir boas fotos, com enquadramento e iluminação.
2. Aposte no cenário com várias bolsas e caixas brancas
Você já ouviu falar em gatilho mental? Pois então, o gatilho mental é usado para gerar senso de urgência na venda de produtos. Um bom exemplo: “são poucas unidades, corra para aproveitar”, ou “últimas peças, vai ficar sem?”.
Entretanto, isso é muito utilizado no marketing “escrito”, ou seja, em legendas de fotos. Mas e se você usasse isso a seu favor para criar fotos quase que de bastidores? Veja como:
- Escolha uma bolsa com variedade de cores, ao menos 4 cores.
- Em um cenário de fundo branco, coloque as caixas das bolsas e posicione-as sobre as caixas.
- Tire fotos de vários ângulos para pegar os detalhes individuais.
- Por fim, dê tratamentos básicos através dos filtros do celular.
A estratégia, portanto, é publicar nas redes sociais criando um senso de urgência, como se aquela foto fosse do estoque. Já na legenda, você enfatiza que são modelos exclusivos e que as unidades estão se esgotando, aguarde as vendas entrarem.
Como resultado, temos o gatilho mental da imagem, mostrando um cenário “rústico” parecendo que o estoque está realmente chegando ao fim.
Inclusive, isso pode ser reproduzido de tempos em tempos, com modelos diferentes e ambientes ainda mais promissores.
3. Bolsas grandes e detalhadas exigem mais cuidado
Você sabia que a maior tendência para esse ano são as bolsas mini bag? Sabe aquelas bolsinhas pequenas e ideais para carregar pequenos objetos? Então, mas nem por isso você deve deixar os tamanhos tradicionais fora do estoque.
Entretanto, é muito importante ter um pouco mais de atenção na hora de tirar fotos de bolsas artesanais grandes, por exemplo, prefira posições como:
- Fotos laterais com ângulo de 45°, pegando a lateral da bolsa.
- Coloque a bolsa em “pedestal” para tirá-la do nível da bancada, assim é possível ter melhor dimensão.
- Dê close nos detalhes, como zíperes, fivelas, alças adornadas, detalhes dourados e prateados.
- Combine a foto lateral com outros ângulos para evidenciar destaques escondidos.
- Caso vá tirar fotos de coleção, como carteiras e bolsas de mão, coloque todas juntas, criando assim uma foto de impacto.
DICA EXTRA: não esqueça de adicionar fotos com as dimensões do produto, como altura, largura e comprimento. Outro ponto de atenção é adicionar uma paleta de cores ao lado quando colocar a foto na página de vendas, mostrando ao cliente a disponibilidade de cores!
4. Combine fotos estáticas com pequenos vídeos do produto
Costumo dizer que todo empreendedor deve fazer o que está ao alcance, mas sem deixar de tentar coisas novas. Tenho certeza de que você já notou que a trend do momento é apostar em vídeos curtos e descontraídos, não é mesmo?
Não à toa, aplicativos como Kwai e TikTok estão abarrotados de pessoas compartilhando sem parar, inclusive bolsas. Minha sugestão, então, é que você faça lindas fotos sim, mas também traga o vídeo para seu feed.
Podem ser pequenos trechos de uma pessoa usando a bolsa, “desfilando” com aquela bolsa de mão que é destaque. Já imaginou o alvoroço causado, ainda mais quando você prepara uma campanha de lançamento incrível?
5. Incorpore as bolsas em looks para realçar seus diferenciais
Por último, mas não menos importante, temos as fotos das bolsas incorporadas em looks completos. Na minha opinião, esse tipo de foto é o que mais chama a atenção.
Afinal, o consumidor fica por dentro do resultado e pode imaginar a partir do seu próprio guarda-roupa. Porém, a única atenção é ser coerente na montagem dos looks, a fim de aguçar o instinto de compra:
- Bolsa clássica rosa com detalhes rosê gold + modelo vestida com roupas sóbrias.
- Bolsa despojada com alça, cinta e enfeites + modelo vestida casualmente para o dia a dia com jeans e blusinha.
- Foto de bolsa de mão simples cor palha + modelo com vestido azul céu.
- Foto de bolsa de mão detalhada e adornada com dourado + modelo com blazer detalhado.
Essas são meras sugestões, ou seja, você pode experimentar suas próprias composições. Esse é o caminho ideal para alcançar audiências fiéis à marca no Instagram, por exemplo, não deixe de ousar!
Agora que você sabe exatamente como tirar fotos de bolsas para vender, coloque cada uma das dicas para funcionar e aproveite a alta sazonalidade desse produto que é venda certa!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar e até a próxima!