Como ser um motorista inDriver? Requisitos e funcionamento

Publicado por José Neto em 27 de março de 2020

Para ser um motorista inDriver é necessário ter acima de 21 anos, CNH com observação que exerce atividade remunerada (EAR) e um carro fabricado a partir do ano de 2009.

Em seguida é preciso baixar o aplicativo ou acessar o site da empresa (www.indriver.com/pt/city/). Nele você realizará um cadastro, passará por uma avaliação de perfil e se for aprovado poderá começar negociar corridas.

A seguir eu vou lhe explicar mais detalhes e o funcionamento desse aplicativo de transporte que pode ser mais uma fonte de renda para motoristas.

Como funciona o inDriver para motorista?


Como ser um motorista inDriver

Um dos principais motivos para o inDriver ter chamado a atenção de muitos motorista é que ele não determina o valor das corridas. Como acontece nos demais aplicativos como Uber e 99, onde o valor da corrida é de acordo a distância, horário ou cidade.

No inDriver o próprio motorista determina o valor que ele quer cobrar pela corrida e poderá ir negociando diretamente com a pessoa que necessita do transporte.

Portanto, é algo que dá um maior controle para o motorista, possibilitando que ele ganhe mais e tenha seu próprio preço definido.

Basicamente o aplicativo inDriver funciona assim:

  • Primeiramente o cliente define o local onde está e o local para onde deseja ir;
  • Poderá colocar alguma observação;
  • Escolhe um valor que ele deseja pagar pela corrida;
  • Define a forma de pagamento (Cartão ou dinheiro);
  • E envia a solicitação;
  • Em seguida ele receberá uma lista de motoristas disponíveis para ele escolher;
  • O motorista escolhido recebe a solicitação e poderá aceitar ou recusar aquele valor;
  • Poderá ainda negociar com o cliente um valor justo;
  • No final da corrida o motorista receberá o pagamento direto com o cliente, sem intermediários.

Ao se tornar um motorista inDriver você tem a opção de deixar seu perfil como ativo para receber corridas ou desativar, nos momentos que não tem interesse em dirigir.

Como cadastrar e ser um motorista inDriver?


Muitas pessoas querem saber como ser um motorista inDriver por conta dessa praticidade que ele oferece e o processo de cadastro é feito totalmente online.

Existem duas formas de se cadastrar:

A primeira delas é acessando diretamente o site da empresa (https://indrive.com/pt/city), em seguida é só clicar no botão “Seja um motorista” e preencher um formulário.

Nesse formulário você deverá colocar algumas informações. Como seu nome completo, email, modelo do carro, selecionar o seu país, o estado e colocar o seu número de telefone. Depois é só enviar o pedido e aguardar as próximas etapas.

A segunda opção para se cadastrar é baixando o aplicativo direto no seu celular e realizando o cadastro através dele. Você poderá baixar direto no Google Play ou na App Store.

Além disso, será solicitado que você envie alguns documentos e informações. Como a placa do seu carro, uma foto da frente do seu carro, foto do documento do veículo, foto da sua identidade e outras informações.

Após enviar todos os dados será feita uma análise e caso você seja aprovado poderá escolher a opção “motorista” no aplicativo e ativar para começar receber as solicitações de corrida.

Carros aceitos no inDriver


Uma das exigências para ser motorista inDriver é ter um veículo que seja de acordo os modelos e necessidades impostas pela empresa.

Sendo que na maioria das cidades é exigido que o carro tenha sido fabricado a partir de 2009. No entanto, para a cidade de São Paulo a exigência é que o ano de fabricação do veículo seja a partir de 2011.

Outra necessidade é que o carro tenha 4 portas e ar condicionado. Em algumas situações, os clientes podem necessitar também de uma cadeirinha para transportar criança, então é algo que você poderá oferecer. Assim você não perde nenhuma corrida que possa ter um valor interessante.

Vantagens de ser um motorista inDriver


Uma das principais vantagens do aplicativo inDriver é a possibilidade de negociar o preço da corrida. Portanto, se você receber uma solicitação e não tiver um preço que você considera bom, poderá enviar uma contraproposta com o seu valor.

Mas existem também outras vantagens interessantes para quem deseja ser um motorista inDriver:

  1. Taxa zero para os motoristas nos primeiros 6 meses de lançamento na cidade;
  2. Após isso a taxa fica entre 5% e 10% (o que é abaixo dos outros aplicativos);
  3. O motorista poderá receber o pagamento direto do cliente no final da corrida;
  4. Quando você aceitar a corrida, o preço não pode ser mudado;
  5. Poderá trabalhar em paralelo com outros aplicativos;
  6. Taxistas também podem se cadastrar e fazer corridas;

Outro diferencial do inDriver que pode ser uma grande vantagem é a possibilidade de trabalhar também com transporte interurbano e com o transporte de carga.

Sendo que para oferecer o transporte interurbano o motorista deve ter no mínimo 25 anos de idade. Para veículos na categoria B é necessário ter pelo menos 3 anos de experiência e na categoria D pelo menos 5 anos de experiência. Além da licença de transporte para ônibus e micro-ônibus.

Para trabalhar com caminhão ou outro veículo de transporte de carga é necessário realizar o cadastro nessa função e descrever o tipo de veículo que você possui.

inDriver para motorista

inDriver é seguro?


Basicamente é um aplicativo seguro sim, principalmente pelo formato oferecido por ele atualmente. Sendo que tanto o motorista quanto o passageiro tem acesso a todo o histórico um do outro, vê as avaliações, foto e mais detalhes.

Para o motorista há a segurança de definir o preço ideal e escolher apenas as corridas que ele achar mais vantajosas.

O App inDriver está atuando no Brasil desde 2018, porém ele já é bastante usado em outros lugares do mundo. Tanto que está presente em mais de 30 países e mais de 300 cidades.

Para quem tem dúvidas ou problemas, basta entrar em contato com o suporte através do email [email protected] ou na opção “Fale Conosco” disponível no aplicativo.

Vale a pena se tornar motorista inDriver?


Esse é mais um aplicativo de transporte disponível no mercado e por mais que ele não seja tão popular quanto o Uber, por exemplo, pode dar bons resultados.

Então eu acredito que vale a pena testar em sua cidade para ver os resultados e a aceitação por parte do público.

Porém infelizmente ele não é um aplicativo muito divulgado por parte da empresa, como os outros concorrentes, e isso tem dificultado um pouco a popularização. Mas pode ser uma opção interessante para o motorista que deseja trabalhar com aplicativo ou que já trabalha e quer mais uma opção.

No geral, sempre vale a pena testar esses aplicativos, porque eles proporcionam uma renda extra ou podem se transformar na principal fonte de renda. Então é algo bastante prático e pode ajudar na renda de sua família também.

Espero que tenha gostado das informações e que tenha entendido os passos básicos de como ser um motorista inDriver no Brasil!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

5 comentários

  • Rodrigo Simões Fernandes

    Quero me cadastra como faco

  • Eu tenho a CNH remunerada mais provisória

  • Graças a essa porcaria de aplicativo, a Uber principalmente, abriu esse Uber promo maluco com Oi recos ridículos que o motorista em determinado horário tem que aceitar , pó q se não fica parado, sendo que o serviço já é de baixo custo pro usuário, triste demais ,tipo o MC, Donalds baixar o preço pra brigar com o Zé do hambúrguer da esquina

  • Marcos Cabral de Mello

    Qual sistema de segurança para o motorista em relação ao passageiro ?
    Quem não trabalha com terminal pra aceite de cartões procede como numa solicitação nesta forma de pagamento ?

  • o modo interurbano esta mal explicado,não entendi se os que aparecem são motoristas ou passageiros!

Deixe o seu comentário