Para ser um distribuidor de produtos pet é preciso encontrar uma fábrica que aceite esse tipo de parceria, estruturar um local para montar o estoque e começar a montar uma carteira de clientes.
Abaixo trago um guia completo para você conseguir atuar com a distribuição nesse nicho, além de trazer algumas sugestões de empresas que trabalham nessa modalidade. Confira:
Estude o mercado pet
Antes de distribuir produtos pets por aí, é interessante entender como o mercado vem se comportando a nível nacional e local.
O universo pet é um segmento que tem uma estimativa de crescimento de 6,9% ao ano, de acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).
A criação de animais domésticos é um dos fatores que mais contribuem para esse aumento constante e é um dos melhores indicadores para você avaliar como anda a demanda aí na sua região.
Você pode buscar por órgãos municipais e tentar verificar a quantidade de animais por habitante ou pode fazer uma pesquisa indo de porta em porta.
Só não se esqueça que o mais importante é fazer uma análise de pet shops, casas de ração e clínicas veterinárias presentes na região, já que esses estabelecimentos costumam ser os clientes diretos de distribuidores.
Escolha um sub nicho de atuação
Dentro do mundo pet existem diversas possibilidades de caminhos a serem trilhados, você pode optar por comercializar ração e petiscos, distribuir remédios, focar na venda de roupas, brinquedinhos ou objetos utilitários (como coleiras, casinhas e potes de água e ração).
A escolha de um desses nichos é importante para você direcionar sua divulgação e ter um estoque mais completo, já que os clientes finais são estabelecimentos que costumam comprar produtos em grandes quantidades.
Sendo assim, se você quiser distribuir de tudo um pouco, pode acabar não tendo produtos suficientes para atender a todas as demandas.
Faça uma análise das fábricas de produtos pets
A escolha de um fornecedor de produtos para petshop é um ponto fundamental para se tornar um distribuidor, já que todos os seus produtos serão adquiridos através dele.
O primeiro aspecto que você precisa avaliar é se a fábrica disponibiliza possibilidade de associação como distribuidor, já que algumas trabalham negociando diretamente com os estabelecimentos comerciais.
Depois disso você precisa fazer uma análise comparativa das vantagens oferecidas como as condições de pagamento, a quantidade mínima de compras, os preços cobrados, a garantia dos produtos e a avaliação de outros distribuidores aí na sua região.
Para conseguir tomar uma decisão consciente é interessante que você investigue no mínimo três fábricas e para te ajudar, vou citar opções aqui abaixo:
Vetys do Brasil
É uma fábrica de cosméticos que dá total suporte aos distribuidores.
- Site: http://vetysdobrasil.com.br/
- Telefone: (47)3349-3351
- E-mail: [email protected]
- Endereço: Rua Acadêmica Marlene Tochetto, 251 – Nova Esperança, Balneário Camboriú – SC
Furacão Pet
Maior fábrica de brinquedos pet do Brasil, tendo opções para cães e gatos.
- Site: https://www.furacaopet.com.br/
- Telefone: (16) 3509-2800
- E-mail: [email protected]
- Endereço: Rua Sophia Bagnato, 400 – CEAT, São Carlos – SP
Cec Pet
Fábrica com versatilidade de produtos, trazendo em seu catálogo acessórios, comedouros, caixinha de areia, brinquedos, entre outros.
- Site: https://www.cecpet.com.br/
- Telefone: (11) 99724-1205
- E-mail: [email protected]
- Endereço: Rua Cavalo Marinho, 1015 – Jardim Adelfiore, São Paulo – SP
Corra atrás da papelada
Para montar uma distribuidora de produtos pet é preciso entrar em contato com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e seguir as exigências vigentes em relação ao tipo dos produtos, informações da embalagem e tipos de ingredientes utilizados.
Além disso, é fundamental correr atrás da documentação básica que inclui o alvará de funcionamento (caso opte pelo espaço físico), a escolha de uma natureza jurídica (junto a criação de um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ), a escolha de um regime tributário e a regularização nos órgãos municipais, estaduais e federais.
Procure por um local adequado para atuar
A depender da empresa que você se associe, não é necessário montar uma distribuidora com estoque próprio e estruturas internas para gestão de compras e vendas.
Você pode optar pelo dropshipping de produtos pet e só realizar a compra no fabricante quando a venda estiver efetuada, além disso, algumas fábricas possibilitam que você faça a venda utilizando o estoque direto deles, atuando como uma espécie de representante comercial.
Agora, se você optar por montar sua própria distribuidora, é preciso pensar na demanda local e na logística de entrega para os potenciais compradores. Nesse caso, a visibilidade do ponto físico não importa muito, já que a sua atuação terá como foco estabelecimentos comerciais e não consumidores finais.
O tamanho desse local irá depender do tipo de produto que irá vender e da sua pretensão de atuação no mercado, então, tenha isso claro antes de partir para essa busca.
Estruture o seu espaço
Optar por criar sua própria estrutura exige bastante espaço para o estabelecimento de um estoque variado e bem gerido. Para isso, é aconselhável ter uma área livre como uma espécie de galpão ou depósito.
Também é interessante ter um escritório para armazenamento de documentos, contratos e comprovantes de compra e venda, além de uma sala para reunião com clientes e fornecedores.
Monte seu estoque
Caso você siga estruturando sua empresa, é necessário reservar uma grana para investir em um estoque que tenha variedade de marcas e opções para os clientes, além de uma quantidade grande de cada item – já que as vendas serão feitas através de caixas, pacotes ou lotes.
Não se esqueça de pesquisar o que seus concorrentes disponibilizam e qual a demanda de cada produto, para fazer uma aquisição mais estratégica e poupar grana para investir lá na frente de forma mais direcionada.
Pense na logística de entrega
Para vender produtos para pets em grande escala é preciso pensar de que forma as entregas irão ocorrer.
Independente de estruturar um negócio físico, online ou atuar com o dropshipping, é super importante garantir que o produto chegue ao seu cliente de forma íntegra e dentro do prazo.
Portanto, entre em contato com transportadoras e tente disponibilizar um serviço de qualidade, a preço baixo e com tempo de espera menor do que seus concorrentes.
Monte uma carteira de clientes
A preocupação excessiva com os preços, mercado e produtos muitas vezes leva o negócio a fechar as portas, já que a garantia da prosperidade da distribuição é a demanda.
Por isso, tenha sempre seus esforços voltados para apresentar propostas diferenciadas aos seus clientes a fim de atraí-los e fidelizá-los, criando uma carteira de clientes extensa e fiel.
Use diferencial de produtos, acessibilidade de preços, prazos de entrega curtos, bom atendimento e atenção ao feedback dos compradores (para melhorar a reputação da empresa).
Divulgue seu negócio
Leve seus produtos ao máximo de estabelecimentos que puder. Como a atuação de um distribuidor ocorre com o foco mais voltado para pessoas jurídicas, o processo de divulgação acaba sendo dificultado.
Por conta disso, talvez seja preciso investir na contratação de pessoas ou empresas especializadas para montar uma campanha de marketing mais direcionada, com elementos e linguagem que atinjam esses potenciais parceiros.
O que você já pode fazer por conta própria, no entanto, é criar perfis nas redes sociais para sua empresa e organizar postagens diárias que mostrem as vantagens dos seus produtos, promoções e curiosidades.
Tem bastante conteúdo na internet gratuito que ensina empreendedores a divulgarem seus negócios por conta própria, dê uma olhada.
Distribua produtos em todos os lugares!
Agora que já sabe como ser um distribuidor de produtos pet, basta definir de que forma pretende atuar, escolher um fornecedor e estruturar seu negócio.
Espero que o artigo tenha te ajudado e que você consiga levar produtos de qualidade para os estabelecimentos comerciais da sua região.
Estou torcendo para que tudo dê certo.
Abraços!
1 comentário
Maria Helena Reis
Gostei muito do poste venho buscando como atuar nessa área.