Os acessórios folheados a ouro são uma alternativa de compra às joias e semi joias que possuem um alto valor de mercado justamente por sua versatilidade e preço justo. Entretanto, muita gente ainda se pergunta como são feitos os acessórios folheados a ouro e qual a diferença deles para as joias propriamente ditas.
Veja mais: Ideias para ganhar dinheiro com ferro: O que fazer na serralheria?
O que são os acessórios folheados a ouro e como eles são feitos?
As semijoias folheadas a ouro são acessórios que passam por um processo de revestimento de sua estrutura a partir da utilização de uma folha ou um metal com alto preço de mercado.
Esse processo, que também é conhecido como chapeamento, serve para baratear os acessórios, tornando-os mais acessíveis ao público. Para isso, uma fina camada de ouro é aplicada no metal de base, para a sua fixação, é utilizada uma forte compressão, o que faz com que essa camada de ouro seja obrigada a aderir o metal de base.
Entretanto, a técnica de folheamento já não é mais largamente utilizada com o objetivo de venda de acessórios. Isso acontece pois, atualmente, já existe uma técnica de barateamento de joias que permite uma produção mais rápida desses objetos: o banho de ouro.
De maneira geral, o banho de ouro tem o mesmo objetivo que o folheamento. Porém, essa técnica permite que diversos acessórios sejam produzidos de uma vez, otimizando assim o tempo e a escalabilidade do processo.
Como o próprio nome sugere, nesta técnica, os acessórios como colares, brincos e pulseiras são imersos em uma solução com sais de ouro (ou prata) e o metal precioso é conectado à base através da aplicação de uma corrente elétrica.
Isso acontece, pois, próximo a esse metal base, existe uma barra de ouro que também estará conectada a outro polo da corrente elétrica. Assim, ele consegue ser transportado com o ouro da solução e é aderido ao metal base.
Os objetos folheados e banhados a ouro possuem a mesma qualidade?
De maneira geral, a qualidade de um objeto banhado a ouro vai depender diretamente de como o processo de aderência do ouro foi feito.
Isso acontece, pois, quanto mais tempo o acessório ficar imerso na solução com a passagem da corrente elétrica, maior será a camada de ouro depositada, o que, consequentemente, aumentará a qualidade da semijoia.
O problema é que, muitas empresas hoje utilizam o banho de ouro para aderir apenas uma fina camada do metal precioso aos acessórios. Com isso, eles tendem a perder o brilho e a sua qualidade estética de forma rápida.
Por isso, antes de comprar um objeto folheado ou banhado a ouro é importante que você procure informações sobre o fabricante e o nível de qualidade desses acessórios.
O folheamento a ouro é um processo marcado na história
Você sabia que o folheamento de peças é um processo presente na história do nosso país? No período Barroco, o folheamento de peças a ouro foi largamente utilizado para compor a decoração de diversas igrejas e centros de administração pública.
Com isso, até hoje podemos visualizar monumentos históricos, como a Igreja do Senhor do Bonfim, na Bahia, com seus tetos e altares folheados a ouro.
Hoje, esse processo já não é mais tão utilizado na decoração de ambientes, mas as peças banhadas a ouro continuam sendo uma excelente alternativa de negócio, já que são muito procuradas como acessórios de beleza, para a composição de looks e outros objetos de moda.
E aí? Está pronto para Montar Um Negócio com peças banhadas a ouro? Chegou a hora de colocar a mão na massa e iniciar a sua trajetória como um empreendedor(a) de sucesso.
Não esqueça de compartilhar essas dicas com os seus amigos!
Até logo!
Deixe um comentário