Como saber se o perfume é original: 6 Maneiras de verificar

Publicado por Jéssica Trabuco em 27 de março de 2023

Acredite! Tem como saber se o perfume é original ou não através de várias formas. Cada uma delas tem uma maneira diferente de verificar, então é importante conhecer todas elas.

Hoje em dia é muito importante saber identificar um produto original e um falso. Seja para uso próprio ou até mesmo para revenda, você precisa entender pelo menos o básico de como tudo isso funciona.

Afinal, você está correndo o risco de usar um produto falsificado ou até mesmo de vender um produto que não é original achando ser.

Então para te ajudar, eu vou explicar detalhadamente como saber se o perfume é original. Continue comigo e descubra tudo:

6 Formas de saber se o perfume é original ou não


Como saber se o perfume é original

São várias as maneiras e artifícios que você pode seguir para tentar identificar um perfume original ou não. Confira os detalhes de cada uma das formas a seguir:

1. Tente verificar pelo número de série ou pelo código do perfume

O perfume original é controlado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Isso significa que são testados e recebem selo de segurança do órgão.

Por isso, os perfumes nacionais vão ter um número de série na embalagem junto com as informações da empresa (como o CNPJ). Também é comum que tenha algum número de contato com o fabricante. Se não tiver isso, você já deve ficar desconfiado.

No caso dos perfumes importados, você vai conferir um código na embalagem que é chamado de “batch code“. Ele contém a data de fabricação, o lote, a validade do produto e outras informações do perfume.

Existem vários sites que você pode consultar esse código para ver o que ele tem. Se por acaso não houver esse código ou ele não tiver informações, você já sabe também que o produto é falso.

Muita gente não sabe onde fica o batch code do perfume, porém não é difícil verificar. Normalmente ele fica na lateral do código de barras e costuma ser um código com 3 a 4 dígitos, entre letras e números.

2. Desconfie do preço do perfume

Sabe aquele negócio que dizem que quando a esmola é demais o santo desconfia? Pois então! Essa é uma das maneiras mais simples e fáceis de saber se o perfume é original. A real é que esse não é um produto barato, ainda mais se for de certas marcas.

Uma coisa é uma promoção bacana ou então uma oferta especial, como em épocas de Black Friday. Outra coisa é o preço estar muito abaixo do que é comum. Ao invés de ficar feliz achando que se deu bem, desconfie porque provavelmente ele é falso.

3. Loja desconhecida

Outra coisa que precisa ser levada em consideração é a loja que está vendendo o produto. Ela é conhecida? Tem muitos seguidores nas redes sociais? Tem CNPJ? Existe algum tipo de notificação negativa em sites como o Reclame Aqui?

Você não pode sair comprando assim aleatoriamente, mesmo que esteja vendo o produto na mão, mesmo que esteja dentro da loja, sabe? Infelizmente quem vê cara não vê coração.

Então, se você desconfiar do preço e a loja não for conhecida, eu se fosse você não comprava nada por lá.

4. Olhe bem a embalagem

Também tem como saber se o perfume é original prestando atenção à sua embalagem. A verdade é que os falsificadores acabam não dando tanta atenção assim a ela e acabam deixando passar alguns detalhes que deixam claro o problema. A questão é que nem todo mundo tem paciência para prestar atenção nisso, mas minha dica é que você observe.

A tonalidade das cores pode ser diferente, pode ter alguns borrões, as coisas escritas podem estar cortadas, pode faltar algum tipo de informação, o material da embalagem pode ser estranho, ela pode não ter lacre… São vários detalhes que dão para perceber a falsificação. Fique atento!

5. Cor e textura

Se a gente não observar, algumas coisas passam batido, sabe? Só que basta um olhar a mais que a gente percebe as diferenças na nossa cara. A cor do perfume pode ficar estranha e seu aspecto um tanto viscoso ou grosso.

Dê uma olhada nele, dê uma sacudida e veja como se parece. Mesmo que o perfume esteja lacrado, peça ao vendedor para verificar, se for original ele não vai ter problema nenhum com isso. Às vezes a diferença é singela, mas dá para notar ainda assim.

6. Sinta o cheiro

O cheiro do perfume falsificado é bem diferente do original. Ele costuma ter um toque muito mais de álcool, sabe?

Sem falar que a fixação é muito ruim, dura pouquíssimo. A manha para verificar isso é pedir uma amostra em um lugar que vende original e sentir o cheiro do que você quer comprar.

Leia também: Onde comprar perfumes importados para revender

Como saber se o perfume é original pelo código

Site para verificar se o perfume é original


Hoje o principal site para verificar se o perfume é original ou não é o CheckFresh (www.checkfresh.com), porém é apenas para perfumes importados.

Para identificar é muito fácil: Você só precisa escolher a marca do perfume e digitar o código de lote. Em seguida ele vai fornecer todas as informações sobre o perfume ou cosmético.

No entanto, é importante deixar claro que ele não funciona perfeitamente para todas as marcas. Então na dúvida, use uma das estratégias que eu mostrei anteriormente também.

Assistindo o vídeo a seguir, que foi criado pelo canal do Daniel Rosa, você entenderá passo a passo como verificar se um perfume é original através desse site:

Fique ligado e aprenda verificar se o perfume é original


Agora que você viu que tem como saber se o perfume é original, eu acho que vai ser muito mais difícil ser enganado, né não?

Fique sempre atento que eu tenho certeza que vai dar tudo certo e você não vai cair em nenhum golpe.

Obrigada pela companhia até aqui!

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário