Como produzir brotos comestíveis: Tudo que você precisa!

Hoje vou falar sobre como produzir brotos comestíveis, seja como investimento para abrir um negócio próprio ou para consumi-los em casa. Eles estão fazendo muito sucesso entre diversas pessoas, especialmente devido às suas qualidades nutritivas.

O bacana é que além de servir para você consumir na sua casa, ainda e possível começar algo lucrativo e ganhar um dinheiro extra. Olha que coisa boa!

Bom, eu estou aqui para te ajudar! Continue aqui comigo durante todo esse artigo e conheça os pontos principais para você começar esse negócio – independente do seu objetivo.

Ah! Uma coisa que eu preciso te dizer é que não importa só saber como produzir brotos comestíveis se você realmente não estiver disposto a dar o seu melhor para praticar, colocar o conhecimento no dia a dia.

Beleza? Então vamos lá!

O que são brotos comestíveis?


produzir brotos comestíveis

Os brotos comestíveis, também conhecidos como brotos, sementes ou grãos germinados, são obtidos no momento em que a semente está em transformação para gerar uma nova planta.

Em outras palavras, o broto comestível é a semente um pouco mais desenvolvida, prestes a se transformar em uma plantinha.

Você pode conseguir um broto comestível ao colocar a semente germinada em contato com a água, processo que gera uma pequena raiz.

Leia também: O que plantar para ganhar dinheiro

Tipos de brotos comestíveis


Quando falamos em tipos de brotos comestíveis, estamos nos referindo à variedade de grãos e sementes que podem ser utilizados para esse fim. O que importa é que as plantas sejam comestíveis e que não tenha sido aplicado nenhum tipo de agrotóxico ou inseticida que possa prejudicar aqueles que ingerirem o alimento.

Alguns grãos que podem ser germinados e transformados em brotos comestíveis: todos os cereais (milho, trigo, cevada, aveia), leguminosas (feijão, ervilha, lentilha), sementes de frutas e verduras, entre outros. Pode haver diferença no tempo de germinação de cada semente, mas o processo, em geral, é o mesmo.

Quais são os usos e benefícios?


Esses alimentos são extremamente benéficos à nossa saúde por conterem diversos tipos de nutrientes, vitaminas e minerais que o nosso corpo precisa para se manter saudável.

Os brotos comestíveis geralmente são consumidos em saladas ou sucos, mas algumas pessoas optam por cozinhar os grãos.

No Brasil, esse tipo de produção é muito recente, mas já alcança um bom número de consumidores, especialmente pessoas vegetarianas (que não comem carne), que veem nos brotos comestíveis uma excelente opção de alimento para manter uma dieta balanceada.

Além disso, os grãos podem retardar o envelhecimento e são responsáveis por combater os radicais livres.

Como produzir brotos comestíveis: Dicas especiais!


como produzir brotos comestíveis

Agora que você sabe um pouco mais sobre esse tipo de alimento, que tal conferir algumas dicas sobre como produzir brotos comestíveis e dar início a essa produção tão benéfica e rentável ao mesmo tempo?

Acompanhe o passo a passo a seguir:

1. Selecionando as sementes

Uma dica valiosa para quem deseja saber como produzir brotos comestíveis é conhecer a procedência da semente que será utilizada no processo de germinação.

Para que isso aconteça, nada melhor do que utilizar as sementes das próprias plantas que você possui em casa.

Evite comprar sementes vendidas em lojas especializadas ou em supermercados, uma vez que estas sempre trazem algum tipo de conservante que pode ser muito ruim para o organismo de qualquer pessoa. Dê preferência às sementes orgânicas.

2. Escolhendo o recipiente

A escolha do recipiente é muito importante para que o processo de germinação dê bons resultados. Ele pode ser de vidro (considerado ideal por ser praticamente inerte), metal ou plástico, o que irá depender do tipo de semente que você quer germinar.

Os potes de vidro, por exemplo, são ideais para a produção de grãos de agrião, mostarda, rúcula e outros semelhantes.

Existem também bandejas de germinação, que são ideais para quem deseja trabalhar com os brotos comestíveis, pois elas permitem a produção de diferentes tipos de grãos ao mesmo tempo ou em grandes quantidades.

Seja qual for o recipiente escolhido, você deve deixar alguns furinhos na tampa para que a planta respire e para que não ocorra o processo de fermentação.

Feito isso, você deve cobrir cerca de 30% do recipiente com a semente escolhida. Não se esqueça de lavá-las bem antes de dar início à germinação.

Complete o restante do recipiente com água filtrada e cubra-o com um pano para que não haja entrada de luz, o que faz com que os brotos fiquem verdes antes da hora. Se preferir, você também pode utilizar um vaso de cor escura.

3. Limpeza das sementes

Após cobrir o recipiente, deixe as sementes descansarem por cerca de 8 horas em um local fresco. Esse período será importante para a realização de uma espécie de limpeza externa dos grãos, já que, no processo, eles absorvem a água enquanto eliminam as toxinas e resíduos existentes.

Você também deve lavar abundantemente as sementes germinadas, a fim de garantir que todas as sujeiras, impurezas e bactérias sejam eliminadas. Vire o recipiente de cabeça para baixo e deixe toda a água escorrer.

Mantenha-o assim por mais 8 horas, sempre coberto por um pano para que a luz não entre.

É recomendado ainda que você regue os brotos pelo menos duas vezes por dia, mas com bastante cuidado e utilizando, se possível, um borrifador. A intenção é apenas umedecer as sementes.

4. Sementes germinadas

Se você seguiu todos os passos anteriores, suas sementes já estão germinadas e prontas para o consumo. Certifique-se de que elas estejam brancas e saudáveis. Para armazenar os brotos comestíveis, lave-os e seque com toalhas de papel.

Guarde-os em recipientes fechados e leve à geladeira. Lá, eles ficam conservados por até uma semana, sendo que continuam crescendo e podem ficar um pouco mais duros, sem, no entanto, perder suas qualidades nutritivas.

Uma dica para você que deseja consumir os grãos em casa é deixa-los no sol por algumas horas antes da ingestão. Isso irá aumentar a capacidade nutritiva e vitamínica das sementes germinadas.

Vantagens de produzir brotos comestíveis


Além dos que os benefícios dos brotos comestíveis podem trazer à saúde, existem algumas outras vantagens para quem deseja investir na produção dos alimentos.

Dentre elas, podemos citar o baixo investimento, o pouco espaço necessário, a ausência de pragas e insetos que possam danificar a semente e o pouco tempo necessário para a germinação dos grãos.

Para quem deseja saber como produzir brotos comestíveis para vender, basta seguir as mesmas dicas apresentadas acima. É possível obter um bom faturamento com esse tipo de negócio, seja vendendo para supermercados, pessoas físicas ou abrindo uma loja.

produção de brotos comestíveis

Comece a praticar!


Se você gostou dessas dicas sobre como produzir brotos comestíveis, não espere mais para colocá-las em prática. Seja qual for a finalidade que você deseja dar aos grãos e sementes, o que importa é que o processo de germinação seja feito corretamente. Boa produção!

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

6 comentários

  • Eu estou cultivando brotos em casa, mas o meu maior problema é encontrar as sementes orgânicas para comprar.
    O único site que conheço é o brotofacil.com.br onde nem sempre encontramos as sementes que procuramos. Já revirei o google e não consigo encontrar. Gostaria de saber onde encontar as sementes à granel.
    Grata.

    • Ronaldo Lima de Lima

      Olá Selma, então eu moro em Santa Maria no Estado do RS e geralmente eu encontro em casas Agropecuárias, pois nestas eles vendem de pequenas quantidades e se for uma casa séria de boa procedência. Espero ter ajudado..Abraços.

  • Rosane Abdo Said Marchi

    Gostaria que me indicasse onde posso comprar as estufas para germinação

  • Rosely Monteiro

    Interessante, gostei dessa ideia 😍

  • Donizetti Siqueira

    Estou interessado em iniciar um negócio.
    Acho essa ideia interessante.

    • A

      Sim, esse é um tipo de negócio com muito pouca concorrência e que pode gerar ótimos resultados. Então pode ser uma boa oportunidade atualmente.

Deixe o seu comentário