Quer aprender como plantar manga? Então confira as dicas para iniciar o plantio com sucesso desse tipo de fruta!
A mangueira é uma árvore de frutos tropicais que pode ser plantada no quintal de casa e render um bom dinheiro se cultivada corretamente. Por isso, se você deseja iniciar a plantação, confira as nossas dicas de plantio de manga e como isso pode te ajudar a gerar bons rendimentos.
Cada dia que passa os negócios voltados para alimentação natural tem aumentado de potencial. Além de ser uma fruta já muito apreciada, se você, por exemplo, focar no trabalho orgânico, poderá ter ainda mais chances.
Infelizmente, algumas pessoas acham que por se tratar de um negócio rural não é preciso investir em conhecimento, planejamento e estudo. Isso é muito errado!
Saber como plantar manga, profissionalmente, será a chave para você montar um negócio que tenha sucesso e que te faça ganhar dinheiro – de verdade.
Fique comigo até o final dessa leitura e descubra, passo a passo, o que você precisa para começar uma plantação de manga lucrativa.
Características da mangueira
A mangueira é uma árvore que pode atingir até 30 metros de altura e pode ser plantada também em vasos. Alguns fatores são responsáveis pela grande produção de manga em todo o mundo, como a facilidade de cultivo, o crescimento rápido e a grande capacidade produtiva da planta.
Por ser uma árvore de clima tropical, ela se adapta melhor em locais com altas temperaturas e com estações secas e chuvosas bem definidas. Esse é um dos principais fatores que tornam o Brasil um grande exportador de manga e o terceiro maior produtor do mundo.
A mangueira pode ser plantada em quase todos os estados brasileiros, com exceção da região Sul e Sudeste (em áreas com grandes altitudes). Isso porque, embora a planta tolere grandes variações climáticas, o ideal é que ela seja cultivada entre 21ºC e 30ºC. Nas regiões muito chuvosas, o desenvolvimento pode ser mais demorado.
Leia também: Como plantar Nim
Como plantar manga: Dicas de plantio para você!
Como toda árvore, a mangueira necessita de cuidados específicos para que possa dar frutos saudáveis e suculentos. Foi exatamente essas informações que eu trouxe para te ajudar a entender o passo a passo.
Confira agora algumas dicas sobre como plantar manga e os benefícios que o negócio pode trazer a você:
1 – Escolha do solo
A primeira dica tem a ver com a escolha do solo. A mangueira oferece maior resistência a solos encharcados, que podem ocasionar o apodrecimento da raiz, bem como a solos arenosos e muito secos (sendo necessário o uso da irrigação), rochosos ou extremamente pobres.
Por isso, na hora de escolher o local onde será plantada a mangueira, dê preferencia a um solo profundo e permeável.
Os solos ricos em matéria orgânica e nutrientes, bem como locais planos ou ligeiramente ondulados, também são bastante favoráveis ao crescimento e desenvolvimento da planta.
2 – Limpeza e plantio
Entre três e quatro meses antes do início da plantação, limpe a área escolhida por meio do destocamento, procedimento de limpeza do solo que retira tocos e restos de árvores e que pode ser feito com máquinas específicas ou com instrumentos de roça.
Para iniciar a plantação, abra um espaço razoável para acomodar a muda e acrescente terra local misturada com esterco bovino.
Não se esqueça de regar bastante, três vezes por semana até o estabelecimento das raízes. Depois disso, regue apenas quando verificar que o solo está seco.
Quando iniciar a plantação, lembre-se de deixar um espaçamento entre as mudas que não comprometa a irrigação, podas, colheita e outros manejos necessários à manutenção da árvore.
Dê preferencia às mudas provenientes de enxertia, que frutificam mais rápido do que as plantadas por semente.
O método faz uma junção de partes da planta que, quando unidas, continuam crescendo como uma só, além de garantir que os frutos mantenham as características da planta-mãe. Você encontra essas mudas no varejo por preços acessíveis, a partir de R$ 5.
3 – Plantio em vasos
Outra coisa importante sobre como plantar manga é que se você não tem um quintal existem meios para isso. Compre um recipiente com capacidade para, pelo menos, 50 litros de solo e redobre a atenção aos cuidados com a planta.
A poda dos ramos deve ser feita sempre após a frutificação e você deve transferir a árvore para um vaso maior a cada quatro ou cinco anos. Além disso, regue a planta uma vez por dia.
Como plantar manga: Dicas de cultivo da mangueira
Irrigação
Uma das principais preocupações para quem quer plantar manga, principalmente em solos secos, deve ser a irrigação. Essa técnica consiste em suprir a necessidade de água das plantas, garantindo o seu desenvolvimento.
A primeira dica para uma boa irrigação é repetir o procedimento poucas vezes por semana, mas com abundância de água em cada rega.
Para a irrigação, prefira um sistema automatizado que, além de economizar água, poderá irrigar a planta de maneira distribuída. Lembre-se que o encharcamento da árvore poderá fazer com que as raízes se afoguem devido à falta de oxigênio.
Poda e adubação
Você deve realizar podas constantes desde o primeiro ano de plantio, seja na fase de formação da planta ou anualmente, durante a etapa produtiva. A adubação deve ser feita a cada três meses para as árvores cultivadas no solo e uma vez por mês para as cultivadas em vasos.
Controle de pragas
Você poderá enfrentar um problema muito comum em plantações: o ataque de pragas, especialmente das cochonilhas, que atacam as folhas da mangueira e podem prejudicar o seu crescimento.
Esses insetos podem se espalhar pelo tronco e chegar aos frutos da mangueira, tornando-os inutilizáveis.
Para controlar o problema, você pode optar por retirar os frutos atacados ou aplicar produtos inseticidas. Outra solução é recorrer ao controle biológico, ou seja, utilizando predadores das cochonilhas, que são as joaninhas.
Quando as mangas já estiverem em processo de amadurecimento, você pode proteger os frutos do ataque de outros insetos, como a mosca-da-fruta, que contamina o produto e impede seu consumo e comercialização. Para isso, utilize sacos de papel para embalar as frutas e evitar o contato com os insetos.
Se a sua região se caracteriza por ventos fortes, que podem causar a queda dos frutos, a dica é utilizar o quebra-vento, uma barreira vegetal que protege as plantas da ação dos ventos. O quebra-vento, por abrigar pássaros e insetos predadores, também pode ser um aliado no controle de pragas.
Dicas sobre a comercialização de mangas
Após ler as nossas dicas sobre como plantar manga e as principais técnicas de cultivo da mangueira, você já pode preparar o seu negócio de comercialização dos frutos seguindo mais essas dicas.
#1 – Colheita e armazenamento
A primeira dica está relacionada aos cuidados na hora da colheita. Por ser manual, a colheita das mangas deve ser feita com cuidado e utilizando-se de varas para alcançar os frutos que estão na parte alta da planta.
No momento da colheita, preste atenção ao fruto. Geralmente, mangas colhidas ainda verdes podem ter sabor azedo e mangas colhidas muito maduras podem durar menos tempo, pois têm maior facilidade de se machucar.
Além disso, na hora de armazenar os frutos, você deve prestar atenção para que eles sejam cuidadosamente acomodados nas caixas, evitando choques e imperfeições nas mangas. Não deixe os frutos expostos ao sol e mantenha-os em locais arejados.
#2 – Variedade de frutos
Existe uma grande variedade de mangas no mercado – cerca de 1.600 tipos! – e você pode explorar essas opções. As mais apreciadas pelos brasileiros são Palmer, Tommy Atkins, Bourbon, Extrema, Itamaracá e Espada.
Além disso, alguns frutos podem ter características regionais, por isso, faça uma pesquisa na sua região para descobrir as variedades mais consumidas e comercializadas.
Eu tenho uma mangueira no meu quintal e faz uns 4 anos e nunca deu manga.