Hoje nós vamos te ensinar como plantar girassol. Essa flor linda é muito consumida como forma de ornamentação em casa, para plantações domésticas e também para a produção de farinha e óleo de cozinha.
Saber como plantar girassol é uma ótima forma de renda nos dias de hoje, mas para que você consiga lucrar com isso a primeira coisa que você precisa é saber todo o passo a passo. Isso porque caso você tente começar a plantar girassol por conta própria, as chances de ter prejuízos e cometer erros complicados que irão atrasar o negócio, são enormes.
Se você quer saber como começar uma plantação de girassol para ganhar dinheiro, vai gostar de ler o nosso artigo até o final. Nós iremos te dar algumas dicas interessantes que farão toda a diferença no negócio.
Além de absorver o máximo de informação possível sobre o negócio, você também vai precisar de cuidados em todos os processos, tem foco e trabalhar duro em prol dos seus objetivos. Desse jeito você conseguirá ser bem sucedido.
Porque aprender como plantar girassol é um bom negócio?
O primeiro motivo disso é que essa é uma planta que tem boa relação com o clima tropical do nosso país. Por isso a probabilidade é que a sua plantação se torne bem sucedida só pelo fato de ela ser resistente às nossas condições climáticas naturais.
Não será preciso que você invista caro em maquinário e sistemas tecnológicos para contribuir com o desenvolvimento dela. Existe outro fator que é importante pensar. Por causa do clima favorável a probabilidade de ter um prejuízo grande é muito pequena.
Não podemos deixar de falar que você pode plantar girassol a fim de vender para diversos setores diferentes do mercado. Desde pessoas que compram em floriculturas e dão girassol de presente ou levam para ornamentar a casa, como para fábricas de óleo de girassol ou até mesmo de farinha.
Isso significa que as suas possibilidades de ganho comercial com o girassol são maiores, ou seja, você não precisa focar em um segmento só. Pode trabalhar com a distribuição para todos os empreendimentos que precisam do girassol como matéria prima.
Quanto investir para começar a plantar girassol?
O valor necessário vai depender de muita coisa. A primeira variável tem a ver com a localização e com o espaço da propriedade para começar a plantação de girassol. Esse na verdade é o fator que vai precisar de maior investimento.
Fora isso você vai precisar contratar pessoal, montar uma estrutura de depósito, recepção, copa, vestiários e administração. Não é necessário investir em maquinário e equipamentos sofisticados, porque a plantação é relativamente simples.
Por isso podemos estimar que assim que você souber como plantar girassol poderá tanto investir R$50.000 quanto R$500.000. O valor que você vai precisar vai depender exclusivamente do tamanho do que você quer montar.
É muito importante que você tenha um plano de negócio e vá estruturando o seu projeto antes mesmo de comprar ou alugar a propriedade. É a partir dele que você vai entender a proporção da coisa toda.
Como plantar girassol: Dicas que vão te ajudar
Como nosso intuito é te ajudar a montar um negócio, nós iremos te dar algumas dicas relacionadas a como plantar girassol. É importante lembrar que essas dicas são generalizadas e é importante procurar informações mais sólidas, como um curso na área.
De qualquer forma vamos te dar uma visão geral de alguns aspectos importantes que você vai precisar prestar atenção e saber algumas táticas que facilitarão a sua vida durante o processo. Então dê atenção às nossas dicas.
Esperamos que elas possam te ajudar a se tornar um ótimo empreendedor no ramo de plantação de girassol. Dá para você ganhar muito dinheiro com isso. Seguindo as orientações e trabalhando duro seu futuro pode ser promissor.
Aqui abaixo você vai encontrar as dicas que vão te ajudar a entender como plantar girassol. Lembre-se que nada substitui a orientação mais específica e aprofundada de um profissional – por isso invista em você.
O local é muito importante
Uma das coisas mais importantes sobre como plantar girassol tem a ver com o local escolhido. O solo precisa ser fértil e drenável. Para reconhecer isso verifique se a terra é macia e veja quais são os nutrientes que estão presentes nela.
Para isso será preciso contratar um profissional experiente que seja capaz de te dar um relatório sobre a propriedade. Esse é um investimento que você precisa fazer! Só a avaliação de um profissional poderá te dar segurança em fazer um bom negócio.
Se possível (e esse é um fator importantíssimo) escolha locais com temperatura entre 15°C e 30°C.
Escolha as melhores sementes
Depois de ter o seu local ideal é hora de comprar as sementes de girassol. Existem três tipos diferentes de girassol que podem influenciar em relação ao segmento que você vai trabalhar. O Girassol comum e gigante são os que ficam mais altos e normalmente são produzidos a fim de ornamentação.
No caso do girassol anão, ele é voltado para a fabricação de óleo de cozinha e farinha. Caso queira trabalhar com os dois segmentos, vai precisar separar a sua área para não cometer erros.
Deixe o solo pronto antes da plantação
Com pelo menos 1 mês de antecedência é importante que você trabalhe na limpeza do solo, recolhendo qualquer resíduo ou sujeira que tenha por lá. Em alguns casos será preciso arar o terreno. Também será preciso enriquecer o solo com adubos – se possível opte pela utilização de adubo orgânico.
Semeie, irrigue e colha
Depois que o solo estiver pronto é hora de começar o cultivo. Para plantar as sementes você vai precisar abrir covas com 10 cm de profundidade e 6 cm de largura. São três sementes por cova, tampadas com duas camadas de terra.
Depois desse processo é preciso deixar o local bem irrigado, se preocupando em não deixar o solo encharcado e nem seco demais. Com cerca de 50 dias depois do plantio já é possível fazer a sua colheita. Para ter certeza se chegou a hora você precisa observar se o botão começou a abrir e a sua área central já está amarela ou marrom.
gostaria de plantar girasol para vendas ,mas preciso de orientacao
porque meu espaco da chacara e só quatro mil metros.
Olá, tenho uma propriedade de 3 alqueires, já planto milho, gostaria de intercalar com girassol.
Prezados. Boa noite.
Moro em uma chácara alugada, somente a fins do contato com a natureza, planto algumas hortaliças para consumo familiar. Há uma área inativa na qual estou pensando em produzir algo lucrativo.
Estou pensando seriamente em aprender e a produzir girassol.
Tens alguma sugestão sobre a viabilidade?