Hoje eu vou te mostrar como plantar erva doce! Seja para você ter na sua hortinha em casa para consumo própria, seja para vender, as minhas dicas vão te ajudar a começar uma plantação do zero.
Eu espero que você aproveite esse conteúdo para colocar em prática o quanto antes. Por mais que pareça, começar uma plantação não é tão simples. É preciso prestar atenção a muitos detalhes e não ter medo de trabalho – essa é a parte mais importante.
Vem comigo então, ok? Aprenda passo a passo de como plantar erva doce agora mesmo!
O funcho, popularmente conhecido como erva doce
A erva doce é bastante falada quando se trata de chá, a planta trás vários benefícios para a nossa saúde, mas também é usada em varias receitas culinárias e alguns cosméticos que utilizam da planta para confecção de produtos.
A erva-doce conhecida é um dos chás preferidos dos brasileiros, podendo ser consumida tanto morna, quanto fria, também pode ser encontrada em forma de sementes ou em folhas secas, no ramo alimentício de todo o nosso país.
Também é bastante utilizada como ingredientes, para algumas receitas culinárias. A exemplo de alguns aromatizantes encontrados em bolos, pães, peixes e diversos molhos. Acrescentando aos diversos pratos um saber diferenciado e especial.
Seus talos utilizados também em saladas, dão uma crocancia diferenciada, eles também podem ser acrescentados em patês e o sabor fica realmente maravilhoso.
Essa plantinha também é indicada para aliviar problemas, e é recomendada como plantas medicinais, para melhorar a digestão, o humor e a visão, e tem efeito relaxante.
O chá também pode ser feito para eliminar cólicas de crianças e bebes.
Ela não para por ai! A erva-doce também tem seu lugar na indústria dos cosméticos, ela se encontra em diversos produtos, como a fragrância em sabonetes, cremes, xampus e condicionadores e ate perfumes.
Vista por trazer diversos benefícios, e por ter seu cultivo fácil, fazer com que se tiver o dessa o cultivo dessa planta trás lucros, para quem pensa nesse investimento.
Leia também: Como plantar batata baroa
Como plantar erva doce: Primeiro passo!
O primeiro passo de como plantar erva doce é que você devera comprar sementes para plantá-las em solo que tenha boa adaptação e clima.
Você pode cultivá-la em pequenos espaços, ou ate mesmo em hortas. Ela pode atingir ate 2,5 metros de altura, dependendo de qual local você vai cultivar. Uma dica é apoiar o caule com um pedacinho de madeira, para evitar a quebra dos galhos, e suas folhas podem se estender a 40 centímetros.
O ambiente ideal
Se você é do sul do país ou da região norte a sua adaptação será melhor devido ao clima da localidade. A erva-doce também resiste a geadas leves.
O local onde vai ser plantado deve ser bastante iluminado, onde possa receber luz direta pelo menos algumas horas do dia, assim evitando a pragas ou outros bichinhos indesejáveis que possa se instalar na planta.
Você deve reservar um espaço totalmente exclusivo para cultivar a sua erva doce, pois ela impede o crescimento de qualquer outra planta.
Essas questões são muito importantes, viu? Não deixe de destaca-las em meio a toda essa lista de como plantar erva doce.
Como é o plantio da erva doce?
Pronto, agora que você já escolheu o local onde ira plantar a sua erva-doce, vamos te ensinar como você vai fazer para plantá-la!
Para o plantio, o local deve ter no mínimo acima de 30 centímetros de profundidade, para ter o espaço no qual o sistema ira (radicular) da erva-doce.
O seu ph é indicado na faixa de 6 a 7. Por isso elas não tem bom desenvolvimento, quando se trata de solos muitos ácidos. Daí a importância de verificar um bom local para o seu plantio.
Já na drenagem você utilizara um solo leve e cascalho.
O espaçamento
O espaço adequado entre uma planta e outra deve ser de mais ou menos de 25 a 30 centímetros de distância, e devem cobrir com uma camada fina de terra, com cerca de 0,3 centímetros.
Quais os cuidados necessários?
Você deve manter sempre como regra o solo sempre úmido, principalmente quando as sementes estiverem germinando, mas evite que fique encharcado. Tem que manter o solo úmido na medida. Fique esperto!
A erva-doce pode ter um florescimento antes do prazo, caso você esqueça de regar o solo. Tenha esse cuidado de molhar sempre, principalmente nos primeiros meses de cultivo.
Outro cuidado que você tem que tomar é ficar atento a outras plantas invasoras. Então sempre aplique um inseticida á base de piretrina para combater também os pulgões e moscas.
Produção
A produção ocorre após 80 a 100 dias depois que você fez o plantio. O indicado é fazer a colheita logo após brotarem, para que evite que o sabor fique amargo.
Corte a erva-doce a 2,5 centímetros do solo, não mais que isso, pois assim permitira que a planta nasça novamente sem nenhum dano.
Uma dica é que na sua colheita você sempre tire primeiro é as plantas que estiveram na parte superior, após elas terem atingido 15 centímetros de altura.
Custo
Para adquirir as sementes para o plantio você deve ir em lojas especializadas em produtos agropecuários.
Para uma criação mínima você terá um milheiro. E o valor oscila entre RS 150 e RS 350 reais. Você só terá um retorno do valor investido após um ano, e a sua reprodução será feita entre 2 e 5 anos de idade.
Leia também: Como plantar jiló
Comece a plantar!
Com todos esses benefícios que essa belezinha oferece, creio que não vai ter duvidas em querer plantá-la, não é?! Então se joga!
Você já sabe o mais importante que é como plantar erva doce, o que falta mesmo agora é você começar a agir e correr atrás!
Deixe uma resposta