Como perder a vergonha de vender doces na rua?

Publicado por Jéssica Trabuco em 21 de março de 2023

Você sabia que tem como perder a vergonha de vender doces na rua?! Pois é! Eu trabalhei com vendas muitos anos na minha trajetória, inclusive na rua, e entendi algumas coisas que me ajudaram com essa “timidez”.

A verdade é que o vendedor não tem uma boa fama e a gente acaba acreditando que está fazendo algo errado, quando não está. Sem falar que parece que as pessoas prestam muita atenção na nossa vida e que trabalhar com venda de doce é como se estivéssemos em uma situação ruim – o que também não é verdade.

Todo trabalho é digno e eu te garanto que esse daqui é um dos que podem trazer os melhores benefícios na vida de alguém. Afinal você não depende de ninguém, faz os seus horários e também não tem limite de quanto vai ganhar no final do mês.

A ideia hoje é que você consiga entender a oportunidade que está nas suas mãos e não permita que nada e nem ninguém te atrapalhe, nem mesmo a sua vergonha de ser vendedor.

Afinal, como perder a vergonha de vender doces na rua?


Como perder a vergonha de vender doces na rua

Entender por que as pessoas têm vergonha de vender doces na rua já vai te ajudar a construir estratégias para lutar contra isso. Medo de incomodar, de parecer oportunista ou até de parecer falido, são os mais comuns, mas de antemão eu preciso dizer que nenhum deles faz jus com a realidade.

E eu vou te mostrar isso abaixo com os 9 pontos que eu aprendi durante a minha carreira comercial.

Veja:

1. Entenda que trabalho nenhum nunca será uma vergonha

Para mim só tem como perder a vergonha de trabalhar na rua quando a gente entender que não existe motivo para constrangimento por causa de um ofício. Todo trabalho é digno, independente de qual seja. Todos são importantes para o bom funcionamento da nossa comunidade.

Ou você acha que o gari vale menos ou que aquele pessoal que trabalha com limpa fossa não é importante?! Eles são fundamentais!

Infelizmente a gente cresceu cheio de preconceitos e ideias que na verdade fogem da realidade. Por que trabalhar por conta própria, vendendo produtos que você fez, seria motivo de vergonha?

É uma atividade como qualquer outra e que na verdade deveria te orgulhar. Você mesmo pensou e criou uma alternativa de renda com suas próprias mãos. Quantas pessoas têm a capacidade e a coragem de fazer isso?

2. Saiba que o seu projeto é o sonho de muita gente

Acredite, muita gente que passar por você na rua vai desejar estar no seu lugar! E isso não é um exagero, é uma realidade.

Vender doces na rua permite trabalhar nos dias e horários que você quiser, aproveitar coisas que gosta na vida, ficar mais próximo da família e ainda assim ganhar um bom dinheiro sem precisar de um patrão chato na sua cola.

Existem muitas histórias de pessoas que começaram pequeno e criaram grandes empresas em sua jornada. Se elas conseguiram, você também pode.

Então, outra estratégia para perder a vergonha de vender doces na rua é lembrar que muitas pessoas queriam seguir pelo seu caminho, mas que por algum motivo não podem.

3. Entenda que as pessoas não prestam tanto atenção assim

Vou te dar um exemplo pessoal. Eu queria muito começar a fazer atividade física e me inscrevi em uma academia perto de casa. Só que no início eu morria de vergonha por não estar no peso ideal e até por não saber fazer os exercícios direito.

Na minha cabeça todo mundo estava olhando e me julgando mal. Foi difícil, mas continuei indo, mesmo com vergonha. E sabe o que eu percebi com o tempo? Ninguém estava prestando atenção em mim.

Cada um já tem tanto pensamento, preocupação, medos, que foca muito em si mesmo. É raro que uma pessoa de fato observe a gente no meio do caminho e se fazem isso é rápido, dura apenas alguns segundos.

Tire por você, o quanto você fica prestando atenção nas pessoas que vendem doces na rua? Você lembra das últimas que encontrou? Pois é, nem eu!

4. Foque diariamente seu objetivo

Quando a gente tem um objetivo muito claro, não é uma vergonha que vai nos impedir de conquistá-lo, não é mesmo? O que você quer com esse seu novo projeto de venda de doces na rua? Um carro? Uma casa? Pagar um casamento? Ter liberdade?

Escreva de uma forma bem específica quais são os seus planos, coloque prazos e trace estratégias para conquistá-los.

Dormir e acordar lembrando deles vai te dar gás e motivação necessários para continuar em frente, mesmo com dificuldades.

5. Treine com alguém de confiança

Como perder a vergonha de trabalhar na rua

Essa é uma estratégia muito boa e que me ajudou muito, viu? Eu simplesmente treinava o meu discurso na rua sozinha ou com alguém da minha confiança. Falar várias vezes a mesma coisa te ajudar a se sentir mais seguro e confiante. Teste!

6. Finja que não tem vergonha até não ter

Sabe o ator? Ele é um profissional em fingir ser o que não é. O ator pode ser médico, músico, advogado e até assassino. Basta estudar e ensaiar muito. Não é fácil, mas depois de tanta dedicação e prática ele convence qualquer um de que é aquili.

A ideia é tentar seguir pelo mesmo caminho. Se está com vergonha, só você saberá disso. Que tal então fingir que é uma pessoa super comunicativa, segura e que não tem vergonha de nada?

Pense em pessoas que são assim e comece a imitá-las. Pense em grandes artistas que se apresentam para milhares de pessoas, pense naquele parente que é engraçado e comece a imitar algumas coisas que eles fazem.

Essa é uma ótima maneira de se proteger e trabalhar mesmo que esteja um pouco tímido. Faça isso, vá por mim e depois me diga se não tem como perder a vergonha de vender doces na rua fazendo isso.

7. O “não” você já tem, então não crie expectativas

Outra coisa que vai te ajudar a abordar as pessoas na rua para vender doces e vencer a vergonha é pensar que o seu não está garantido. Qualquer um tem o direito de negar e existem mil motivos para isso que não tem a ver com você.

Entender isso pode te ajudar a não criar tanta expectativa e até ficar mais à vontade. O não você já tem, corra atrás do sim e tire esse peso das suas costas.

Às vezes a pessoa quer o doce, mas está sem dinheiro. Outras não podem comer doce, algumas estão atrasadas, outras em dieta… E está tudo bem! Sabe? Pense nisso!

8. Relembre a qualidade do seu produto

por que as pessoas tem medo de vender

Por que ter vergonha de vender um doce tão bem feito e gostoso? Eu teria era orgulho, viu? Lembre-se de todo o empenho, cuidado e amor que colocou na sua produção. Lembre-se do quanto as pessoas gostam quando provam…

O que você está fazendo não é nada vergonhoso, na verdade você está sendo legal e dando a oportunidade que mais pessoas possam provar esse manjar dos deuses!

9. Lembre-se todos os dias das vantagens que vender doces na rua te proporcionará

Por último, mas muito importante, faça uma lista de todas as vantagens que esse novo projeto te oferece. Coloque todos os pontos positivos, capriche! Depois disso, deixe em um lugar fácil de ver e leia todos os dias quando acordar e quando for dormir.

Isso vai manter o seu foco no que tem de bom, vai te deixar motivado e te ajudará a continuar focando nos seus objetivos.

Entre as vantagens estão:

  • Liberdade;
  • Trabalhar sem patrão;
  • Possibilidade de ganhar mais dinheiro;
  • Conhecer gente nova;
  • Poder ficar mais próximo da família;
  • Fazer um passeio e descansar em um dia no meio da semana; 
  • Aproveitar as coisas que considera mais importantes;
  • Controlar de verdade a sua vida.

Conteúdo Recomendado:


Vai com vergonha mesmo!


Você já sabe que tem como perder a vergonha de vender doces na rua, não é? A questão é que mesmo fazendo tudo isso, ela não vai embora da noite para o dia e está tudo bem. O importante é não deixar que ela te impeça de ir atrás do que acredita.

Confie em você, no seu potencial, no seu doce e corra atrás dos seus sonhos. Você pode sim conquistar todos eles.

Torço para que meu texto tenha te ajudado de alguma forma.

Um grande abraço e até mais!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário