Para montar uma vitrine é preciso conhecer bem o público alvo, ter uma boa iluminação, pensar em temas diferentes, ser organizado e fazer um bom planejamento.
No artigo de hoje eu vou te apresentar vários pontos importantes que vão te ajudar a ter bons resultados com isso.
De forma geral, as vitrines são responsáveis por 75% das vendas de um estabelecimento e deixar de ter uma atenção especial com essa estruturação pode fazer seu ticket médio e sua receita reduzirem bastante.
Então, acompanhe abaixo o passo a passo que você deve seguir para ter sucesso na hora de montar a sua:
Faça um planejamento
Antes de executar a montagem da vitrine é preciso fazer um planejamento para que você consiga atrair de fato a atenção dos clientes.
É super importante que consiga fazer o uso estratégico de todo o espaço, para expor os seus produtos e fortalecer a sua marca de uma forma que encante o consumidor.
Elabore um cronograma anual, levando em consideração as datas comemorativas importantes para o seu tipo de comércio e deixe uma brecha para que você possa fazer pequenos ajustes com o surgimento de novas tendências.
Saiba qual o seu público alvo
Conhecer o seu público alvo vai permitir que você trabalhe em cima de temáticas equivalentes. Busque por informações como sexo, faixa etária, poder de compra, nível de educação, entre outros pontos.
Afinal, decorar a vitrine da loja com o tema de séries da atualidade não vai atrair pessoas da terceira idade, não é mesmo?
Lembre-se que a primeira impressão é que fica e a sua vitrine vai ser a responsável pela aproximação ou afastamento do consumidor final.
Tenha uma boa iluminação
As luzes acabam transmitindo sensações variadas e você pode usar isso ao seu favor para criar uma vitrine simples e bonita.
Dá para fazer as pessoas sentirem que estão em uma balada, que estão em um restaurante chique, em um desfile de moda ou até deitadas no conforto de sua cama.
Você pode usar uma iluminação mais focada para dirigir a atenção do seu público para um produto específico, utilizar alguns neons para montar ambientes mais descontraídos, abajures para passar um ar mais aconchegante e por aí vai.
Crie temas
A arte de fazer uma vitrine é bem complexa e esse processo todo começa quando você se coloca no lugar do cliente para entender o que mais agrada e chama a atenção dele.
A temática definida vai ser o ímã para seus compradores. Você pode criar temas musicais, televisivos, estações do ano, datas comemorativas, estilos, entre outros.
O mais importante é conseguir atingir as pessoas sempre valorizando a identidade do seu negócio, através de histórias contadas que podem se estender das vitrines até o interior da sua loja.
Aposte em diferentes texturas
Elementos texturizados ajudam a compor um visual bem marcante para qualquer vitrine. Aspectos macios, ásperos, maleáveis, rígidos, lisos, rugosos e até mais brilhantes podem chamar a atenção do seu potencial comprador, desde que você equilibre-os dentro da sua composição.
Outra coisa super interessante também é criar um padrão de textura própria por meio de novos elementos ou da repetição de alguns deles.
Pense na estrutura da sua vitrine
Pense na estrutura como a principal aliada para montar vitrines criativas e baratas. Avalie o espaço que você tem a sua disposição, elabore um cenário bacana e não deixe de expor peças em alturas abaixo de 1,60cm (que costumam ser bem observadas pelas pessoas).
Se preocupe com o fundo da sua vitrine e faça testes antes de abrir a sua criação para o público.
Lembre-se que fundos mais transparentes e maleáveis tendem a ter uma permeabilidade maior, permitindo que a iluminação da loja entre em contato com a vitrine, então, se essa não for a sua intenção, invista em fundos mais opacos e aposte na diversificação de texturas.
Outra grande sacada é usar e abusar da disposição de ganchos para pendurar vários produtos.
Seja organizado
A organização é um dos principais aspectos que os consumidores vão avaliar ao olhar uma vitrine.
O acúmulo desordenado de várias peças em um espaço, sem contar uma história, sem abordar um tema e sem se preocupar com as tendências do seu nicho, afasta muita gente da sua proposta.
Ser organizado não significa que você tem que expor seus produtos de uma forma simétrica, apenas que você deve deixar tudo bem distribuído e que seja minimalista, apresentando só o que for fundamental, sabe?
Se inspire em gente experiente desse segmento
Avaliar o espaço dos seus concorrentes vai ampliar muito a sua visão e te ajudar a decidir como montar uma vitrine de forma mais direcionada, já que você pode selecionar as empresas de maior autoridade no segmento e colocar na ponta do lápis todos os elementos da estrutura de exposição.
Use essas formatações para se inspirar e proporcionar uma experiência mais criativa e ainda mais atrativa para os seus clientes.
Faça combinações que tenham sintonia
Tudo deve ser avaliado na hora de apresentar sua proposta a clientela, então é fundamental que crie combinações avaliando todos os tamanhos, a disposição de elementos, a paleta de cores e texturas.
A ideia é que de 15 em 15 dias você faça alterações nesta vitrine e para isso é preciso ter uma identidade visual bem estabelecida.
Isso permite que você saiba o que pode e o que não pode ter em suas criações.
Foque em divulgar promoções e queimas de estoque
Os principais atrativos das lojas que atuam no comércio são as promoções e as queimas de estoque, por isso esses eventos precisam ser bem divulgados.
Sabendo disso, uma das ideias para fundo de vitrine que vem sendo mais abraçadas pelos empreendimentos é a exposição de promoções e descontos exclusivos que chamam a atenção dos consumidores quase que instantaneamente.
Utilize cores como vermelho e amarelo e prefira letras grandes para criar destaque dos demais elementos expostos.
Tenha cuidado para expor apenas o que tem em estoque
Uma das piores experiências que você pode proporcionar ao seu cliente é fazer com que ele se encante por um produto que você não tem como entregar.
O marketing visual – diferente do que muitos pensam – não se trata apenas de expor um produto bonito para atrair pessoas, é preciso se preocupar com o estoque destes produtos, de preferência em mesmo tamanho e cor do que está sendo exposto na vitrine, para o cliente sair satisfeito e feliz.
Então, tenha cuidado com isso, certo?
Trabalhe com o PARC
Conheça os quatro conceitos simples mais aplicados no design de vitrines e aplique cada um deles:
- Proximidade: Organize os elementos parecidos de forma agrupada e os diferentes mais distantes;
- Alinhamento: Se preocupe no posicionamento dos produtos em locais que façam sentido para sua construção;
- Repetição: Repita elementos e cores na vitrine e dentro da loja, para trazer uma afirmação maior e mais consistente da identidade visual da marca;
- Contraste: Crie contrastes entre objetos escuros e claros, pequenos e grandes, duros e maleáveis. Isso prende a atenção das pessoas.
Crie uma vitrine virtual
Como a internet está cada vez mais presente na vida das pessoas, a maioria das empresas acabam criando um site ou uma rede social e é importante criar uma vitrine virtual para esses espaços.
Destaque na página inicial de um site os elementos que teria na vitrine de uma loja física e em redes sociais como o Instagram deixe a sua vitrine na parte de destaques e faça um cartão de visita bem convidativo na criação da sua bio.
Elabore o seu projeto e parta para ação!
Agora que já sabe como montar uma vitrine basta fazer um planejamento detalhado e ir executando cada passo de forma comedida e estratégica.
Espero que o artigo tenha te ajudado e que você consiga atrair muitos clientes para o seu negócio.
Obrigada pela companhia até aqui!
Até a próxima!
Deixe um comentário