Está precisando de informação de qualidade sobre como montar uma ótica e começar a ganhar dinheiro com ela? Pois é exatamente isso que eu vou te apresentar no texto de hoje. Você está prestes a conhecer um manual completo para iniciantes nesse ramo.
Por mais que a gente tenha ideias brilhantes, não dá para sair por aí montando alguma coisa sem antes ter certeza sobre o que é preciso fazer, como fazer e quando fazer. O conhecimento sobre o negócio é fundamental para o nosso sucesso!
Como eu sei que nem sempre é fácil encontrar informação que realmente ajude por aí, resolvi reuni nesse meu texto tudo que você precisa saber e pensar sobre como montar uma ótica de sucesso na sua região.
A partir do momento que você for absorvendo conhecimento e colocando em prática, os seus resultados começarão a aparecer e você tomará gosto pela coisa. Claro que as coisas não são fáceis e nem simples, mas com disposição e força a gente chega lá.
Eu espero que você aproveite esse manual completo para iniciantes que querem montar uma ótica e use o que aprender aqui para começar a tirar o seu negócio do papel.
Abrir uma ótica é um bom negócio!
O ramo de saúde é um dos que tem maior potencial no nosso mercado. Isso porque a gente se preocupa com a nossa saúde e bem estar e mesmo que as coisas estejam apertadas, a gente dá um jeito para priorizar isso.
Existe também um fator que fez com que o mercado de ótica no Brasil (e no mundo) crescesse consideravelmente: o uso constante de aparelhos com tela luminosa, como é o caso do computador, notebook, smartphone e tablet.
O uso constante desses aparelhos afeta bastante a nossa visão e nunca antes se viu tanta gente precisar usar óculos, o que inclui as crianças menores também – reparou que tem várias usando óculos já?
Isso significa um aumento da demanda e por isso, mesmo que já existam grandes marcas no mercado, você ainda tem a chance de entrar e ganhar a sua parcela dele.
Para isso você tem que aprender sobre o negócio, estudar suas estratégias e planejar bem todos os seus passos. Tendo esse cuidado você vai longe!
Como montar uma ótica: Defina o tipo de ótica que você quer ter
Se você ainda não estudou nada a respeito desse negócio eu duvido que você saiba que existem dois tipos de ótica que você pode notar. Já tinha reparado isso alguma vez? Porque eu confesso que não sabia disso.
De acordo com informações do Sebrae, essa é uma das primeiras coisas que você precisa definir sobre o seu negócio. Por isso eu trouxe para você exatamente o que cada tipo desse significa.
Observe:
- Ótica básica: É a ótica que vende, fabrica e beneficia lentes em um laboratório próprio ou por meio de terceirização e ainda monte os óculos de grau ou solares;
- Ótica plena: Ela vende, fabrica, beneficia lentes de laboratório próprio ou de terceiro, monta os óculos de grau e de sol e ainda oferece serviços de exames optométricos pleno, além de comercialização e adaptação de lentes de contato.
De uma forma bem simples, a ótica básica pode trabalhar com a venda, montagem e produção de óculos, enquanto que a plena também pode oferecer serviço de atendimento médico e exames optométricos.
Acredito que esse será o primeiro lema que você terá sobre como montar uma ótica: Qual tipo de negócio que você quer montar aí na sua região?
Defina o seu público alvo
Talvez você não tenha parado para perceber que apesar de se tratar de um negócio voltado para quem precisa de um óculos, dá para você segmentar o seu público ainda mais. Já percebeu isso? Se não, tudo bem.
A verdade é que, independente do tipo de ótica que você vai decidir montar, é possível escolher um público alvo para focar todo o seu trabalho e conseguir se estabelecer de uma forma ainda mais rápida no mercado.
Por exemplo:
- Ótica popular: Você vai focar em trabalhar com marcas mais populares, com preços acessíveis e com uma quantidade maior de produtos. Nesse caso também é válido trabalhar com o parcelamento até por boleto dos produtos;
- Ótica de grandes marcas: Normalmente é uma ótica que trabalha com um público de poder aquisitivo maior, que tem interesse em adquirir óculos de grandes marcas do mercado e pagam por isso.
Para tomar essa decisão na hora de abrir uma ótica, você tem que analisar o seu mercado local, ver o que tem maior potencial e que pode te render maior lucro. Pesquise!
Faça o seu planejamento
Depois de tomar algumas decisões como essa você precisa colocar tudo no papel. Aqui no blog eu ensinei como montar um plano de negócios, mas se você quiser fazer algo mais simples também é possível.
O importante mesmo é que você consiga colocar no papel todos os pontos sobre a sua ótica. O tipo de ótica que vai montar, o público alvo, qual é a estrutura que você quer ter, onde quer se instalar… Tudo isso e mais um pouco.
Também é preciso colocar quais são as suas possibilidades atuais reais para ver o que é possível ou não fazer.
Com esses dois quadros você vai conseguir planejar melhor quais serão os seus próximos passos, quais serão as suas estratégias e todo o resto do seu negócio. Isso vai te dar mais segurança no trabalho e te ajudará a ter uma base sólida.
Parceria com bons fornecedores
Se você for optar pela compra de óculos por meio de fornecedores, você precisa ter muito cuidado! Você precisa trabalhar com empresas e profissionais que entreguem qualidade no produto, já que estamos falando de saúde.
Não pense que esse é um cuidado sobre como montar uma ótica que deve ser específico para os óculos de grau, não. Você também tem que se preocupar com o tipo de óculos de sol que você vai oferecer par ao seu cliente.
Até porque um óculos sem as devidas proteções pode causar um grande mal à saúde das pessoas e eu tenho certeza que você não quer isso para o seu projeto.
Então na hora de procurar óculos de sol para revenda, certifique-se que está comprando de um local que tem bom histórico no mercado e que tem preocupação com a qualidade. Sem falar que é preciso ver se a empresa tem licença para atuar.
Invista em uma equipe treinada para atender melhor o cliente
Existe outro ponto que pode marcar o sucesso do seu negócio e te fazer ganhar dinheiro com uma ótica: Sua equipe! Você precisa montar um grupo de profissionais qualificados que estejam prontos a dar o melhor para o cliente.
É imprescindível que os atendentes e vendedores consigam compreender as receitas e ofereçam exatamente o que os médicos prescreveram.
Sem falar que se você optar por montar uma fábrica de óculos, o seu próprio laboratório, você vai precisar de um técnico especializado para o trabalho.
Ah, outra coisa importante, existem outros profissionais que você vai precisar contratar para que o seu negócio funcione corretamente: um óptico oftálmico básico ou prático e um óptico optometrista habilitado (esse é imprescindível para montar uma ótica plena).
Como montar uma ótica: Localização, estrutura e equipamentos
Agora vamos para a parte prática do negócio, beleza? Só peço que você continue atento porque as decisões que você tomará aqui também influenciam demais no seu negócio e podem te ajudar ou prejudicar.
Só é possível partir para a parte estrutural de uma ótica depois que alguns passos do planejamento e estratégia já forem definidos. Todo o seu negócio precisa ser moldado de acordo com os seus objetivos e público, por exemplo.
Também preciso te dizer que por morarmos em um país tão cheio de costumes e culturas, muitas coisas podem mudar de um lugar para o outro. O objetivo de cada empreendedor também modifica a estrutura do negócio.
Por isso aprenda e absorva essas informações gerais de como montar uma ótica lucrativa e adapte todas elas para a sua realidade. Tudo bem?
Então vamos lá:
#1 – Localização
O ideal é sempre se instalar em uma área que tenha grande fluxo de pessoas. Claro que o principal ponto é estar próximo do seu público alvo, se a sua ótica for de marca esteja em bairros mais nobres ou em áreas de destaque em shoppings e galerias.
Agora se a sua ótica for popular, esteja no centro da cidade, em bairros mais populosos e em áreas com maior fluxo de pessoa nos shoppings ou galerias.
Outra boa opção de localização são as rodoviárias e os aeroportos.
O mais importante mesmo é que as pessoas vejam o seu negócio com facilidade, que possam chegar até ele sem grandes problemas.
#2 – Estrutura
A estrutura de uma ótica vai variar de acordo com o tipo de ótica que você quer montar e também com o laboratório – se você vai montar um ou não. De antemão é preciso dizer que no início de um negócio é mais aconselhado não montar o laboratório e fazer parceria com terceiros.
Isso vai evitar que você tenha um alto custo na sua estrutura e na contratação de pessoas. Depois que o seu negócio se estabilizar você monta o seu laboratório. Pense nisso.
A estrutura em si é bem simples. Você precisa ter um salão bem limpo e luminoso com vários locais de atendimento onde o cliente possa sentar e experimentar os óculos.
Também é importante que outros fiquem em exposição nas vitrines – o que vai servir de chamariz para os clientes. Você precisa ter bastante espelhos pela loja, um balcão/caixa, um depósito, sanitário e copa.
Agora se você estiver interessado mesmo em montar um laboratório, montar uma fábrica de óculos, você terá que entrar em contato com a Prefeitura para conhecer as normas técnicas que precisará cumprir para tirar o projeto do papel.
O ambiente precisa ser resfriado, então coloque um sistema de ar condicionado.
#3 – Equipamentos
Esse é um dos pontos mais importantes em como montar uma ótica. Existem alguns equipamentos específicos que você precisa ter para conseguir oferecer o melhor serviço no seu trabalho.
Entre eles estão:
- Ceratômetro: Equipamento que mede a curvatura dos olhos;
- Lensômetro: Equipamento para medir o grau das lentes;
- Pupilômetro: Equipamento que mede a distância entre o nariz e a pupila;
- Equipamentos de conserto em geral: Auxiliarão em pequenos reparos nos óculos;
- Arquivos para colocar os óculos e lentes prontos para entrega.
Além desses equipamentos para uma ótica que são mais específicos, você vai precisar de outros que vão equipar o lugar, desde um computador para o caixa, a mesas, cadeiras e prateleiras para organizar a loja.
Cuidado com a administração do seu negócio e atendimento
Para que tudo ocorra bem e você tenha um negócio bem estruturado é importante que você saiba mais do que como montar uma ótica. Você precisa ler e estudar sobre administração e gerenciamento de um negócio.
Cuide para que a produção dos óculos ocorra de acordo com os prazos estabelecidos para os clientes, nunca se esqueça de dar feedback e tenha um cuidado especial com o pós venda.
Se você souber administrar o negócio bem, você ainda tem mais chance de faturar mais. Montar uma ótica dá dinheiro, mas são poucos os que sabem cuidar bem do negócio para isso.
Como montar uma ótica: Investimento
De acordo com o Sebrae, para montar uma ótica básica você vai precisar de R$54.500. A verdade é que apesar de ser uma estimativa esse não é um valor exato, correto e que serve para todo mundo.
A melhor maneira de entender o quanto você vai precisar é fazendo um bom planejamento. Sabendo exatamente como o negócio será logo no início, você também entenderá o que precisa ser feito para chegar ao seu objetivo.
Lembre-se também que além do investimento financeiro você precisa investir em estudo, dedicação, estratégia e trabalho. Seja um empreendedor presente e atento à inovação para melhorar o seu negócio.
Você também pode optar por franquias
Se você quer entrar no ramo de óculos, além de criar um negócio do zero você também pode optar pelo setor de franquias. Existe por exemplo a franquia Chilli beans e outras franquias de óculos que você pode investir.
Você vai ter a possibilidade de já entrar no mercado com um nome forte e reconhecido, tendo um modelo pronto!
Existem muitas vantagens em trabalhar dessa forma e eu acho que vale a pena você pensar nessa possibilidade.
Leia também: Montar uma loja de óculos de sol
Vá para a ação!
De nada adianta saber como montar uma ótica, entender que pode montar uma franquia, se você nunca for para o dia a dia, nunca agir, nunca correr atrás.
Então eu torço para que esse artigo tenha te ajudado não só a entender o negócio, mas a tomar uma atitude atrás do que você que na sua vida.
Estarei torcendo por você!
gostaria de saber sobre livro otico que dizem que é obrigatorio em uma otica, como comprar, onde comprar, quem assina esse livro, como proceder
ola gostei muit das dicas porem gostaria saber se vc tem alguem q forneça materia prima
Obg pelas dicas gostei muito
abrir empresa muito bom esse ramo agora só falta o ponto. Já trabalho
Obrigada pela as dicas
Obrigada pelas dicas. Você poderia passar alguns alguns fornecedores de Óculos e equipamentos?
Olá,eu também gostaria destas sugestões.
oi obrigada pela dicas ..eu gostaria de saber se vc tem algum fornecedor de oculos para mi endica
Gostei das dicas. Criei uma página no Google optica virtual. Expus alguns oculos. Devo por qualquer marca. Tem problema s expor réplicas. Devo por preços e telefone. Os pagamentos pode ser via conta poupança, já que ainda não posso abrir um ponto comercial. Favor me ajude.obgda. Vc é muito claro em suas dicas. Preciso delas. Obg mesmo.
Para quem é leigo você deu uma ideia bem superficial de como montar uma óptica da próxima vez pesquise mais sobre o assunto muito fraco e equifocados muitas partes .
Boa sorte .
Trabalho em Ótica há mais de 12 anos e estou interessado em abrir meu próprio negócio. Apaixonado pelo ramo. Suas dicas serão válidas. Obrigado
estou pretendendo abrir uma ótica, gostei muito da dica valeu
obrigado.
Valeu muito a dica. Só tenho a agradecer.
Basico,mas boas dicas